Questão 79061737-06
Prova:SÃO CAMILO 2019
Disciplina:Geografia
Assunto:Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Analise a figura.


(www.ecoeficientes.com.br)

Considerando conhecimentos sobre a questão ambiental, a utilização da técnica representada permite

A
degradar os resíduos inorgânicos.
B
substituir unidades de aterros sanitários.
C
garantir o manejo sustentável dos recursos naturais.
D
ampliar a pegada ecológica dos indivíduos.
E
reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Gabarito comentado

Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão acima tem como temática os problemas ambientais e práticas ambientais que são feitas para minimizar esses impactos.

Na questão, temos uma imagem que possui uma técnica sustentável, em que o candidato precisa identificar que técnica é essa e como ele age para amenizar possíveis problemas ambientais.

A técnica representada simboliza a composteira. Essa técnica visa acelerar o processo de decomposição dos resíduos orgânicos, a partir da ação de organismos e microorganismos, que transforam todo esse lixo em composto orgânico, que pode ser utilizado como adubo, já que é rico em nutrientes e aumenta a fertilidade do solo.

Explicada qual é a técnica representada, vamos analisar as alternativas abaixo:

Letra A - Incorreta, pois conforme já explicado, a composteira é uma técnica visa acelerar o processo de resíduos orgânicos o transformando em composto que pode ser utilizado como adubo em jardins e hortas. Portanto, não se trata de degradar os resíduos orgânicas, e sim tratá-los para não produzir chorume, e ainda reutilizá-los em plantações.

Letra B - Incorreta, pois o objetivo não é substituir os grandes aterros sanitários, onde são depositados e tratados todo o lixo de uma cidade inteira. O objetivo é tratar os resíduos orgânicos que produzimos em casa (borra de café, sachês de chá, casca de banana e outros restos de alimentos) e evitar o acúmulo desses lixos nos aterros sanitários, que podem causar vários problemas como a produção de chorume, a poluição de lençóis freáticos, a poluição do ar, entre outros.

Letra C - Incorreta, pois a composteira é uma técnica de tratamento dos resíduos orgânicos e sólidos que produzimos através do nosso consumo. Isso não se relaciona muito com o manejo sustentável de recursos naturais, que consiste no aproveitamento responsável dos recursos da natureza que são utilizados no desenvolvimento econômico.

Letra D - Incorreta, pois a Pegada Ecológica é uma metodologia que mensura a pressão do conumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Ou seja, é apenas um dado quantitativo que analisar as marcas que as ações humanas estão fazendo sobre a natureza.

Letra E - Correta, pois a composteira que consiste em acelerar a decomposição de resíduos orgânicos que são produzidos em casa, evita com que os mesmos sejam descartados em lixões e aterros sanitários junto com materiais tóxicos como pilhas e remédios, o que gera uma grande quantidade de Chorume - um efluente líquido - que pode contaminar os solos, os lençóis freáticos e a atmosfera, podendo afetar nossa qualidade de vida. Além disso, a produção de Chorume - oriundo da decomposição inadequada desses resíduos - produzem gás metano, que é 25 vezes mais tóxico para o efeito estufa que o próprio gás carbônico.

Gabarito da questão: Letra E.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo