Questõesde IFF sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 151 questões
a6f3c899-d8
IFF 2016 - Geografia - Geografia Econômica


Michel Temer ganhou a sua primeira grande batalha diplomática, e Nicolás Maduro, pelo menos neste primeiro momento, perdeu. A Venezuela não irá assumir a presidência do Mercosul, ao contrário do que previa a regra de rotatividade do comando da organização. E não apenas isso: em nota conjunta, os quatro países fundadores da aliança comercial e econômica da América do Sul (...) fazem uma ameaça explícita de suspender a Venezuela caso este país não cumpra, em três meses, até dezembro, os compromissos assumidos. A pressão dos quatro membros sobre o regime de Maduro é bastante clara, (...) o que causou uma crise sem precedentes e um vazio de poder justamente em um momento crucial das negociações de um tratado entre o Mercosul e a União Europeia.

Disponível em: brasil.elpais.com/brasil.Acesso em: 30 ou. 2016.


Sobre o Mercosul, analise as assertivas abaixo:

I – Criado com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
II – Estabelece inicialmente uma União Aduaneira, na qual há livre comércio e Política Comercial Comum (PAC) entre os países membros.
III – Em 1999, o Brasil recorreu à OMC (Organização Mundial do Comércio), pois a Argentina estabeleceu barreiras aos tecidos de algodão e lã produzidos no Brasil. No mesmo ano, a Argentina começa a exigir selo de qualidade nos calçados vindos do Brasil. Esta medida visava prejudicar a entrada de calçados brasileiros no mercado argentino.
IV – A Venezuela foi incorporada ao grupo recentemente, em 2013.


Marque a opção correta.


A
Todas afirmações estão corretas.
B
Somente as afirmativas I, II e III.
C
Somente as afirmativas II, III e IV.
D
Somente as afirmativas I, III e IV.
E
Somente as afirmativas I e III.
a6eea299-d8
IFF 2016 - Geografia - Globalização

O processo de globalização é mais intenso e sentido na economia, mas ele também ocorre na informação, na cultura, na ciência, na política e no espaço. É correto afirmar que a globalização, na atualidade, ocorre:

A
Na informação, alcançando cada vez mais um maior número de pessoas, uma vez que a grande maioria da população mundial possui um celular, por exemplo.
B
Na cultura, uma vez que os valores eleitos para serem universalizados pelos meios de comunicação promovem melhor qualidade de vida para a população através do aumento do poder de consumo.
C
De maneira seletiva, uma vez que escolhe alguns lugares, certas atividades, determinados setores e alguns grupos ou segmentos sociais para serem mundializados e desfrutarem de inegáveis benefícios.
D
No espaço, com uma tendência de torná-lo cada vez mais homogêneo, uma vez que tem minimizado as diferenças socioeconômicas entre países, entre classes e segmentos sociais.
E
Na política, por meio do aumento da democratização através do incentivo e do fortalecimento da participação social nas tomadas de decisões.
a6d7fefe-d8
IFF 2016 - Geografia - Conceitos Demográficos, População

De acordo com a interpretação do gráfico das fases de transição demográfica, podemos afirmar que:



A
Na segunda fase de transição demográfica, o país apresenta o aumento da taxa de mortalidade e de expectativa de vida.
B
Na primeira fase de transição demográfica, o país apresenta altas taxas de natalidade e mortalidade, com leve predominância da taxa de natalidade.
C
Na terceira fase de transição demográfica, o país apresenta a diminuição da taxa de mortalidade e o aumento da taxa de natalidade.
D
Na terceira fase de transição demográfica, a baixa taxa de crescimento populacional está relacionada diretamente com a expansão de doenças crônicas no mundo, como a AIDS.
E
Na pré-transição, observa-se que a natalidade e a mortalidade são baixíssimas, o que contribuiu para um elevado crescimento demográfico.
a6d4426f-d8
IFF 2016 - Geografia - Geografia Física, Clima

Os equinócios ocorrem em dois períodos do ano: nas proximidades do dia 21 de março, quando ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, e nas proximidades do dia 23 de setembro, quando ocorre o equinócio de primavera. Já os solstícios são os períodos em que a Terra é iluminada de maneira desigual nos hemisférios, logo em um hemisfério será verão e no outro inverno. Disponível em: escolakids.uol.com.br. Acesso em: 3 nov. 2016.

Dentro deste contexto, observe a figura abaixo e marque a alternativa da estação do ano correspondente ao estado do Tocantins (Brasil) e a Londres (Inglaterra), respectivamente, no dia 4/12/2016.


A
Equinócio de outono – solstício de primavera.
B
Solstício de verão – equinócio de inverno.
C
Equinócio de inverno – equinócio de verão.
D
Solstício de primavera – solstício de outono.
E
Equinócio de primavera – equinócio de outono.
f3219c89-b0
IFF 2017 - Geografia - Geologia



Pela terceira vez em cinco dias, o México tem registrado vários terremotos no mês de Setembro de 2017. De acordo, com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), neste domingo (24), o sismo atingiu 5,7 graus na escala Richter e teve o epicentro em Paradéon, no estado de Chiapaspor.

Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/mundo/america-latina/terra-nao-para-de-tremer-e-mexico-registra-mais-umterremoto,249d238f12141550a179ecf03bc14fb474p8qkgz.html>. Acesso em: 25 set 2017.


Sobre os terremotos que marcam catástrofes com perda de vidas humanas, NÃO se pode afirmar que:

A
A maior magnitude dos eventos sísmicos ocorre em países que se localizam apenas na zona central das placas tectônicas, tendo como exemplo os terremotos ocorridos no México.
B
As áreas de contato das placas tectônicas são as mais suscetíveis a eventos tectônicos, como terremotos e atividades vulcânicas.
C
No Japão, as empresas de engenharia apresentam alto desenvolvimento tecnológico em construções que visam a conter catástrofes e danos materiais provocados por sismos.
D
Epicentro é o local da superfície onde foi mais intenso um tremor de terra e o hipocentro é o ponto do interior da crosta onde se originou o terremoto.
E
A Escala Richter foi desenvolvida para medir a magnitude dos terremotos, quantificando a energia liberada no foco do terremoto.
f30f07fd-b0
IFF 2017 - Geografia - Globalização

Os jumbos permitem que consultores de computação coreanos visitem o Vale do Silício como se batessem na porta ao lado, e que empresários de Cingapura cheguem a Seattle em um dia. As fronteiras do maior oceano do mundo estão ligadas como nunca. E o Boeing une essas pessoas. Mas o que dizer daqueles povos sobre os quais eles voam, em suas ilhas situadas oito quilômetros abaixo? De que maneira o poderoso 747 traz para eles uma maior comunhão com aqueles cujas praias são lavadas pela mesma água? É claro que não traz. O transporte aéreo pode permitir que os homens de negócio atravessem velozmente o oceano, mas o declínio concomitante do transporte marítimo só aumenta o isolamento de muitas comunidades insulares... Pitcairn, como muitas outras ilhas do Pacífico, nunca se sentiu tão distante de seus vizinhos.
BIRKETT (1990) apud MASSEY, Doreen. Um sentido global do lugar. Papirus, 2000.

As considerações da autora sobre os avanços tecnológicos nos meios de transportes evidenciam que a atual fase da globalização é caracterizada pela:

A
Desigual compressão do espaço-tempo.
B
Homogênea circulação dos fluxos materiais.
C
Redução dos fluxos imateriais.
D
Uniforme integração da população mundial em uma aldeia global.
E
Ausência de interação entre os fluxos e fixos no espaço globalizado.
f312db34-b0
IFF 2017 - Geografia - Indústria mundial contemporânea



Nascer, crescer, viver. Verbos familiares, de todos os dias. Nas maternidades, nas escolas, pela vida afora. 

Os produtos Nestlé são também uma presença familiar, de todos os dias. Eles alimentam quem nasce, fortalecem quem cresce, nutrem quem vive.

Para que a vida se faça e se desenvolva e se prolongue sempre com mais saúde, força e beleza, veja quanta coisa se faz. 

Pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos: nutritivos, saudáveis, gostosos.

Constante esforço na introdução de novas técnicas, novas ideias, novos conceitos alimentares. Convênios com entidades direta ou indiretamente ligadas à melhoria da alimentação. 

Programas de trabalho junto a médicos pediatras e nutricionistas, incluindo cursos e recursos para estudos. 

Ajuda às donas-de-casa, num ininterrupto trabalho de pesquisa na combinação de alimentos (novas receitas, modos de preparo). 

Entre inúmeras outras áreas de atuação, as acima citadas representam a contribuição dos produtos Nestlé à tarefa diária de elevar sempre mais os padrões alimentares da gente brasileira. 

Nascer, crescer, viver. Existe coisa mais linda? 

Produtos Nestlé
Uma presença familiar

Companhia Industrial e Comercial Brasileira de
Produtos Alimentares

Fonte: Boletim do Leite, nº 577, novembro de 1976, p. 31. 

Já faz algumas décadas que um problema precisa ser resolvido, a cada vez que nasce uma criança: como alimentá-la, no seio ou na mamadeira? Isso só se transformou em problema a partir do momento em que os preparados artificiais para recém-nascidos se tornaram disponíveis no mercado. Anteriormente, todas as mulheres seguiam a tradição de suas avós e de suas mães, amamentando seus filhos. No caso de a mãe não poder ou não querer amamentar, o bebê era confiado a uma ama-de-leite, e isso não significava nenhuma tragédia [...] A utilização de fórmulas artificiais tem acarretado graves consequências para muitos recém-nascidos. Cada vez mais acumulam-se dados que provam a superioridade incontestável do leite materno, tanto do ponto de vista nutricional e imunológico, quanto da necessidade de um contato mais intenso entre filho e mãe. 

CORADINI, OL, and FREDERICQ, A. Agricultura, cooperativas e multinacionais [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009. pp. 152-186. O leite em pó na ideologia dominante: a luta do seio contra a mamadeira. . Acesso em: 21 set 2017. 

A comparação entre a propaganda da Nestlé no ano de 1976 e o trecho do artigo demonstra uma mudança no padrão do aleitamento tradicional em razão das transformações urbanas decorrentes do modelo de produção capitalista. No Brasil dos anos 1970, as causas que contribuíram para as alterações no padrão de amamentação foram:  

A
As pesquisas da UNICEF, que comprovavam a superioridade do aleitamento pelo leite em pó, a elevada mortalidade infantil e o aumento do poder de consumo das famílias.
B
Os interesses econômicos das transnacionais, o acelerado processo de urbanização e a gradual inserção da mulher no mercado de trabalho.
C
A ascensão do movimento feminista e a luta pelos direitos reprodutivos sexuais, a interferência da Igreja e a proibição do aleitamento tradicional pelo regime militar.
D
A explosão populacional das metrópoles, a aculturação promovida pelas propagandas das empresas e o baixo êxodo rural neste período.
E
O modo de vida urbano, a não interferência ética das empresas na representação de ideais e valores maternais e a qualidade superior do leite industrializado sobre o leite materno.
f315dda9-b0
IFF 2017 - Geografia - Geografia Física, Clima


Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/furacao-maria-atinge-categoria-4-e-se-torna-extremamenteperigoso.ghtml> Acesso em: 22 set 2017.


O furacão Maria, de categoria 5, passou durante a terceira semana de setembro de 2017 em diversos países da América Central, com ventos fortes e temporais, causando graves enchentes, cortes de energia e perda de vidas humanas. Sobre esses eventos naturais, pode-se afirmar que esses eventos:

A
São chamados também de ciclones tropicais.
B
São chamados também de anticiclones tropicais.
C
Podem ser chamados de “tsunamis” e estão relacionados com maremotos.
D
Ocorrem em toda faixa polar, tropical e equatorial.
E
Estão associados a terremotos e atividades vulcânicas.
f31aef21-b0
IFF 2017 - Geografia - Amazônia


Recentemente, o governo brasileiro apresentou uma proposta de eliminação da Reserva Mineral de Cobre e seus Associados (RENCA) criada em 1984, no fim da ditadura militar, com o objetivo de fazer pesquisa mineral nessa região. A área de 47 mil quilômetros quadrados, equivalente ao Estado do Espírito Santo, está localizada entre o Pará e o Amapá, em plena Floresta Amazônica. A possível abertura da área para exploração do capital privado e o risco de destruição da floresta suscitaram um apelo dos diversos setores da sociedade, principalmente dos artistas e ambientalistas. Após várias manifestações, o governo brasileiro recuou da proposta inicial e revogou a extinção da RENCA passando a valer o decreto de 1984. 

Disponível em:<https://g1.globo.com/politica/noticia/decreto-que-revoga-extincao-da-renca-epublicado.ghtml>

Acesso em: 26 set 2017. 


Com base nesta temática, indique a alternativa correta:  

A
Ambientalistas e artistas temem que a instalação das mineradoras nas áreas legalmente abertas à atividade poderia esvaziar os centros urbanos das grandes metrópoles da Amazônia Legal. 
B
Em geral, o surgimento de grandes projetos de mineração provoca migrações populacionais que resultam no desenvolvimento sustentável das áreas de floresta.  
C
As atividades de mineração na RENCA podem resultar em conflitos socioambientais entre as populações tradicionais e as empresas multinacionais no bioma de cerrado.  
D
Em Reservas indígenas e Unidades de Conservação é permitido atividades de mineração e, por isso, o governo revogou o decreto de eliminação da Reserva Mineral de Cobre e seus Associados (RENCA).  
E
O governo queria abrir as atividades de pesquisa e exploração mineral ao setor privado, mas revogou o decreto de eliminação da Reserva Mineral de Cobre e seus Associados (RENCA). 
4d08b03b-b1
IFF 2017 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

A Copa América de 2019, que tem o Brasil como sede, será disputada por 16 seleções. (...)As disputas serão realizadas em sete centros urbanos e oito estádios. (...) Até agora (...) já foram escolhidas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre. A sétima será decidida entre Fortaleza e Recife. A capital paulista é a única que terá partidas disputadas em dois estádios. São eles as Arenas Palmeiras e Corinthians.

Fonte: LANCE!. Copa América 2019 será disputada em sete cidades brasileiras. Disponível em:

<http://www.lance.com.br/selecao-brasileira/copa-america-2019-sera-disputada-sete-cidades-brasileiras.html>

Acesso em: 01 maio 2017. Adaptado.


Sobre a situação apresentada na notícia acima, é possível afirmar corretamente:

A
Os centros urbanos selecionados, até o momento, como sedes da Copa América 2019 podem ser classificados como metrópoles nacionais, ou seja, suas influências se estendem por todo o território nacional.
B
Com exceção do Rio de Janeiro e São Paulo, as maiores metrópoles brasileiras, todas as demais possuem uma área de influência limitada à macrorregião em que estão localizadas.
C
Ainda que a rede urbana brasileira seja formada por centros urbanos de diferentes níveis hierárquicos, aqueles selecionados como sedes da Copa América 2019 estão todos no mesmo nível hierárquico.
D
As cidades selecionadas são importantes nós da rede urbana brasileira e articulam de forma intensa qualitativa e quantitativamente fluxos materiais e imateriais que cruzam o território nacional.
E
A escolha entre Fortaleza e Recife pode alterar a composição geral das sedes escolhidas ao acrescentar à lista um centro urbano que não pode ser classificado como metrópole.
4cff3f60-b1
IFF 2017 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

O mapa (...) sempre despertou em todo tempo, em todos os lugares e em todas as pessoas interesses dos mais diversos, dentre os quais o mais almejado pelos homens foi o de fazer dele um poderoso instrumento de poder, conquista e dominação. Essa é talvez a sua dimensão política mais conhecida. (...) o mapa adquire feições das mais diversas: por momentos não passa de um simples croqui pedagógico aparentemente “ingênuo”; mais adiante, já é um documento “técnico” reservado a “especialistas”; na surdina, é segredo de Estado, que só pode ser visto e utilizado por comandantes e executivos de grandes corporações militares ou civis. Muitos são os pretextos para não dar divulgação ampla a determinados mapas.
Fonte: TEIXEIRA NETO, Antonio. Cartografia, território e poder: dimensão técnica e política na utilização de mapas. IN: Boletim Goiano de Geografia. Goiania, v. 26, n. 2: 49-69, 2006. Acesso em: 30 abr 2017.

O excerto anterior aponta uma das dimensões políticas dos mapas. Sobre esse assunto é possível afirmar corretamente:

A
Ao representar de forma neutra os territórios, apenas os planisférios são instrumentos de poder daqueles que os monopolizam por guardarem um saber sobre a localização de recursos naturais e humanos.
B
As diversas escolhas técnicas efetuadas pelos produtores dos mapas possuem uma dimensão política, pois têm o potencial de veicular visões de mundo, ideologias e influenciar a interpretação sobre a organização de territórios.
C
As inovações tecnológicas, como as imagens de satélite, reduziram a importância dos produtos cartográficos e os altos custos envolvidos elitizaram a produção e o acesso a esses produtos.
D
A construção, em diferentes escalas, anula a dimensão política dos mapas, pois demonstra que de forma insensível à escala os mesmos fenômenos serão sempre representados e da mesma maneira.
E
Possuem dimensões políticas apenas os “mapas políticos”, ou seja, aqueles que representam as divisões político-administrativas das áreas representadas, sejam nacionais ou internacionais.
4d0460ab-b1
IFF 2017 - Geografia - Geologia

Sismo de 5,3 de magnitude a cerca de 480 quilómetros do Corvo
(01 de maio de 2017)
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página na internet, adiantou que "foi registado nas estações da Rede Sísmica Nacional, um sismo de magnitude 5,3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 480 quilômetros a Norte-Nordeste de Corvo (Corvo)", acrescentando que não fora ainda "recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido". Contactada pela Lusa, fonte da Proteção Civil dos Açores disse não ter registo de qualquer ocorrência.
Fonte: JORNAL DE NOTÍCIAS. Sismo de 5,3 de magnitude a cerca de 480 quilómetros do Corvo. Disponível em: <http://www.jn.pt/local/noticias/acores-grupo-ocidental/corvo/interior/sismo-de-53-de-magnitude-a-cerca-de-480-quilometrosdo-corvo-6258599.html>. Acesso em: 01 maio 2017.

A partir da notícia apresentada, é correto afirmar:

A
O sismo teve sua origem em um ponto no núcleo terrestre a 480km a Norte-Nordeste de Corvo.
B
A maior intensidade do terremoto se deu em um ponto na superfície terrestre a 480km a Norte-Nordeste de Corvo.
C
A maior intensidade do abalo se deu a uma distância de 480km do ponto definido como epicentro.
D
A distância entre o epicentro e a localidade de Corvo (480km) é chamada de distância epicentral e é medida em quilômetros na escala Richter.
E
A magnitude de 5,3 na escala Richter, uma escala fechada, variou de acordo com a distância em relação ao epicentro.
4cf59d87-b1
IFF 2017 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Círculos indicam cenas Landsat selecionadas para a estimativa do PRODES 2016. Cinza: municípios prioritários

Disponível em:< http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4344>

Acesso em: 30 abr 2017.


Considerando a imagem acima, assinale a alternativa que apresenta respectivamente a técnica utilizada para representá-la e a região retratada pela área cinza (municípios prioritários):

A
Mosaico de cenas de satélite – Arco do desmatamento
B
Aerofotogrametria – Amazônia Legal
C
Imagens de radares – Polígono das Secas
D
Sensoriamento remoto – Regiões metropolitanas
E
Cenas de satélite – Macrorregião Norte
4cf1618d-b1
IFF 2017 - Geografia - Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

“O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas. As taxas anuais são estimadas a partir dos incrementos de desmatamento identificados em cada imagem de satélite que cobre a Amazônia Legal. A primeira apresentação dos dados é realizada para dezembro de cada ano, na forma de estimativa. Os dados consolidados são apresentados no primeiro semestre do ano seguinte”. (PRODES, 2016) Tabela:

Taxas PRODES (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite)

Disponível em:<http://www.obt.inpe.br/prodes/index.php

Obs.: As áreas desmatadas listadas na tabela estão em km².


Na tabela, é possível identificar as taxas PRODES de desmatamento, na Amazônia Legal e nos estados que a compõem entre os anos de 2004-2016. Considerando os dados apresentados na tabela e o atual cenário de desmatamento na Amazônia Legal, é correto afirmar:

A
O Estado de Mato Grosso foi o que apresentou o maior percentual (-87%) de redução no desmatamento entre os anos de 2004-2016, fruto da promulgação do Código Florestal que proibiu o avanço da fronteira agropecuária sobre a unidade da federação. Os antigos proprietários agropecuários foram obrigados a reflorestar 50% da área de suas propriedades, o que explica essa redução nas taxas de desmatamento.
B
Apesar de a Amazônia Legal apresentar uma redução de 71% no desmatamento no período 2004-2016, não há uma linearidade anual no percentual de redução do desmatamento. No ano de 2016, houve um aumento de 29% do desmatamento em comparação ao ano de 2015, neste recorte espacial, consequência de atividades ilegais de extração de madeira e do avanço da fronteira agropecuária.
C
No ano de 2009, foram desmatados 7.464 km², na Amazônia Legal; e, no ano de 2016, a área desmatada correspondeu a 7.989km², ou seja, comparando os percentuais, houve um aumento de 29% na área desmatada. Esse aumento da área desmatada decorre da ineficiência da fiscalização sobre as atividades legais de extração de madeira e comprova uma retração das atividades ilegais da fronteira agropecuária na Amazônia Legal.
D
O Amapá é o estado da Amazônia que apresentou a maior redução no percentual (54%) de desmatamento entre os anos de 2015 e 2016. Neste mesmo período, o estado de Mato Grosso apresentou uma redução de apenas 6%. Como a área territorial do Amapá é muito menor que a de Mato Grosso, há uma dificuldade de fiscalizar as atividades ilegais em Mato Grosso, o que explica ser o Estado com maior percentual de desflorestamento.
E
Os Estados de Tocantins e Amapá possuem a maior área de cobertura de floresta na Amazônia Legal, no entanto, são as unidades federativas que apresentam as menores taxas PRODES de desmatamento entre todos os estados, pois por serem os Estados mais setentrionais da Amazônia Legal, há uma baixa presença de atividades agropecuárias e de extração ilegal de madeira.
5c30c7e8-b0
IFF 2016 - Geografia - Escalas, Cartografia

Já está disponível a versão 2016 do Mapa Político do Brasil, na escala 1:5.000.000. A atualização do mapa trata-se de uma representação cartográfica de todo o território brasileiro, com limites estaduais e internacionais, feições hidrográficas, pontos extremos, principais localidades pertinentes à escala, sistemas viário e ferroviário e principais edificações. O IBGE produz o Mapa Político do Brasil desde 1940. Sua primeira edição utilizava a escala 1:6.500.000, mas a partir de 1950, essa escala foi padronizada em 1:5.000.000. Esse mapa é referência para geração de outros mapas em diversas publicações do IBGE, como o Atlas Geográfico Escolar, o Atlas do Censo Demográfico 2010, o Anuário Estatístico Brasileiro e o Brasil em Números, entre outros.


Fonte: PORTAL BRASIL. IBGE divulga versão 2016 do Mapa Político do Brasil. Disponível em:
<http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/09/ibge-divulga-versao-2016-do-mapa-politico-do-brasil>.Acesso em: 10 out 2016.



Sobre os produtos cartográficos apresentados na notícia acima é correto afirmar:

A
As escalas cartográficas apresentadas no texto podem ser classificadas como escalas gráficas.
B
O mapa de 1940 apresenta uma escala cartográfica menor em comparação ao mapa de 2016.
C
Na escala de 1:5.000.000, cada centímetro do mapa corresponde a 500km do território nacional.
D
A produção de um mapa de escala 1:6.500.000 demanda a utilização da Projeção de Peters.
E
Na escala de 1: 6.500.000, cada centímetro do mapa corresponde a 650km do território nacional.
5c34167b-b0
IFF 2016 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

Analise a charge abaixo:



As cidades brasileiras enfrentam graves problemas socioambientais e o contraste das desigualdades é o espelho das áreas urbanas. Considerando a charge acima e o processo de urbanização brasileira, é correto afirmar que:

A
A charge satiriza as contradições urbanas, acentuadas pelo acelerado processo de urbanização no Brasil, no qual o solo urbano é mercadorizado, segregado e marcado pela especulação imobiliária, que materializou, de modo geral, um ambiente urbano ecologicamente insustentável caracterizado por uma intensa degradação e baixos índices de arborização.
B
A intensa e generalizada expansão da arborização nas cidades brasileiras é uma característica marcante da fase recente da urbanização brasileira, materializando um ambiente urbano ecologicamente equilibrado. No entanto, este processo está ocasionando uma redução na oferta de terrenos nas áreas centrais e acentuando o processo de verticalização e de segregação socioespacial, como ilustrado na charge.
C
A busca por cidades sustentáveis no Brasil vem intensificando o processo de metropolização, pois as classes sociais mais abastadas buscam morar próximo das áreas verdes e dos parques municipais, o que tem impulsionado a especulação imobiliária e a busca por edifícios mais elevados e sustentáveis, processo semelhante pelo qual a cidade de Nova York passou no entorno do Central Park.
D
A imagem ilustra a macrocefalia urbana, fenômeno caracterizado pela elevada concentração populacional em áreas urbanas e que ocasiona profundos impactos socioambientais, como a desmetropolização e a redução de áreas verdes. A ironia na fala dos pássaros na charge demonstra que os conflitos socioambientais são intensificados por este fenômeno.
E
O sustentável processo de urbanização das cidades brasileiras é ilustrado na charge. A obrigatoriedade da implementação do Plano Diretor em todas as cidades do país reduziu os problemas socioambientais e transformou 90% das áreas urbanas em espaços arborizados onde a interação harmônica entre meio ambiente e ocupação humana ocorre de forma simbiótica, conforme as práticas ideais de sustentabilidade.
5c3ab502-b0
IFF 2016 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Analise o gráfico abaixo:


Postos de Trabalho por setor e sua dependência em relação ao uso da água.



A ONU divulgou em março de 2016 o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Mundial dos Recursos Hídricos. Segundo o relatório, mais da metade da força de trabalho mundial está empregada em setores dependentes de recursos hídricos. Nesse panorama, pode-se afirmar que a água é um elemento fundamental para a criação e manutenção de empregos em diferentes setores da economia. Considerando o gráfico anterior e a relação entre recursos hídricos e empregos, é correto afirmar:

A
A água exerce um papel importante no setor agrícola, visto que 95% da força de trabalho deste setor são fortemente dependentes da água. A má gestão dos recursos hídricos pode limitar a produtividade agrícola e comprometer a empregabilidade deste setor, ocasionando profundos impactos negativos, sobretudo, na agricultura familiar.
B
A indústria é o setor da economia mais dependente dos recursos hídricos. Apesar de o modelo produtivo toyotista ser o hegemônico no mundo, a reestruturação produtiva não gerou uma redução do consumo de água por unidade produzida. A automação da produção industrial aumentou o número de postos de trabalho e o consumo dos recursos hídricos.
C
O setor de serviços possui a menor dependência da água. Apenas 10% dos empregos deste setor são fortemente dependentes da água, pois não precisam de quantidades elevadas de água para realizar suas atividades. Desta forma, o investimento em recursos hídricos não é condição necessária para o desenvolvimento deste setor, pois não potencializa a geração de empregos e nem ocasiona o desemprego.
D
Os dados apresentados no gráfico indicam que 78% da força global de trabalho dependem diretamente dos recursos hídricos. Apesar desta intensa correlação, a escassez da água não limitará o crescimento econômico e a geração de empregos, pois a dessalinização é uma técnica amplamente utilizada e é a principal solução para a sustentabilidade dos recursos hídricos e a manutenção da empregabilidade.
E
A agricultura é o setor com menor dependência dos recursos hídricos (apenas 5% dos postos de trabalho dependem da água). Esta reduzida influência da água na geração de empregos no setor primário é explicada pela disseminação da Revolução Verde, que consolidou técnicas modernas de irrigação, que minimizaram de forma brutal a dependência deste setor ao bem mais precioso do planeta: a água.
5c28cdac-b0
IFF 2016 - Geografia - Modernização Agrícola, Agropecuária

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançará o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, às 9h desta sexta-feira (15/05/2015), em Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento ocorrerá no Centro de Coordenação Regional do Senar. Formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a região é uma das principais áreas do mundo em expansão na produção de grãos. O Matopiba, cujo nome é um acrônimo formado com as iniciais dos estados que o formam, é considerado a última fronteira agrícola do mundo e representa hoje cerca de 10% da produção de grãos no Brasil. (…) O território do Matopiba apresenta a expansão de uma fronteira agrícola baseada em tecnologias modernas de alta produtividade. Hoje, o principal grão destinado à exportação é a soja, mas outras culturas começam despontar na região, como o algodão e o milho.
Os dados coletados pela Embrapa mostram concentração de renda e pobreza na região. Do total de estabelecimentos rurais da região, 80% são muito pobres (renda mensal de 0 a 2 salários mínimos) e geraram apenas 5,22% de toda a renda bruta do Matopiba. 14% são pobres e geraram 8,35 % da riqueza na região. 5,79% são classe média e responsáveis por 26,74% da renda. Somente 0,42% das propriedades são ricas (renda mensal de 200 salários mínimos) e geraram 59% da renda bruta da região.


FONTE: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Ministra lança plano Matopiba na Bahia. Disponível em:
<http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2015/05/ministra-lanca-plano-matopiba-na-bahia>.Acesso em: 05 out 2016. Adaptado.



A notícia acima apresenta alguns dos elementos que compõem a realidade do espaço agrário brasileiro. Sobre tal, é possível afirmar corretamente:

A
A modernização do campo brasileiro, conforme apresentado pela notícia acima, ocorre na quase totalidade do espaço agrário das Regiões Norte e Nordeste.
B
O processo de modernização do campo no Brasil ocorreu ao longo do século XX e foi paralelo a um amplo processo de reforma agrária que reduziu fortemente as desigualdades no campo.
C
Uma das características mais marcantes da produção agrária no campo no Brasil, como está exemplificado na notícia anterior, é a internacionalização do comércio de seus produtos.
D
As “tecnologias modernas de alta produtividade” citadas no texto objetivam aumentar o total de grãos produzidos com proporcional aumento de área plantada.
E
O emprego de tecnologias modernas com o objetivo de aumento da produtividade é característico dos sistemas agrícolas denominados de extensivos.
5c2d05e6-b0
IFF 2016 - Geografia - Geografia Econômica

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) abriram a reunião semestral conjunta, que decorre em Washington, com um pedido por mais ação de todos os países, para impulsionar o crescimento igualitário, perante crescentes questionamentos à globalização e ao comércio internacional. “A minha mensagem aos membros do Fundo Monetário Internacional é ‘Ação, por favor´”, disse a advogada francesa Christine Lagarde, diretora do órgão financeiro internacional, que foi enfática em afirmar que a estagnação da economia global deixa claro que não é o momento de se fechar portas à globalização. O FMI, que nesta semana apresentou um novo panorama da economia global, formulou reiteradamente advertências contra uma tendência crescente de questionar os benefícios da globalização e do comércio mundial.


FONTE: JORNAL DE ANGOLA. FMI e Banco Mundial defendem a Globalização. Disponível em:
<http://jornaldeangola.sapo.ao/economia/fmi_e_banco_mundial_defendem_globalizacao>.
Acesso em: 10 out 2016. Adaptado.


A notícia acima retrata alguns dos objetivos e visões do FMI e Banco Mundial para/sobre a economia global no período atual. Sobre os dois organismos e o sistema econômico/ financeiro internacional, é possível afirmar corretamente:

A
Sendo organismos multilaterais, primam pela horizontalidade de suas ações, ou seja, todos os países-membros possuem igualdade no voto, na elaboração de propostas e na tomada de decisões.
B
Ambos refletem as estruturas de poder do seu contexto de fundação, ou seja,o pós-Guerra Fria; e sua multilateralidade e desenho institucional representam a multipolaridade das últimas décadas.
C
O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) dos BRICS foi fundado como órgão subordinado ao FMI e BM na iniciativa de promoção de um ambiente internacional favorável à Globalização.
D
O FMI e o BM possuem em suas instâncias decisórias forte assimetria na distribuição de poderes decisórios, principalmente, em favor dos países desenvolvidos, destacando-se os Estados Unidos.
E
Ambos possuem papel ativo na imposição de limites rígidos à circulação de capitais financeiros pelo planeta, fato exemplificado nos apelos de Lagarde pelo fortalecimento da Globalização.
2e79b515-cc
IFF 2018 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

“É notável, portanto, que a agricultura brasileira na perspectiva da sua mundialização tem se consolidado por meio da aplicação de cultivos voltados a transformarem-se em commodities ou agrocombustíveis que demandam intensa utilização de agrotóxicos.” Este trecho está inserido no trabalho intitulado Geografia do Uso dos agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia, elaborado pela Geógrafa Larissa Bombardi no ano de 2017.

Disponível em: https://www.larissabombardi.blog.br/atlas2017. Acesso em: 10 abr. 2018.


Em termos da Geografia do uso dos Agrotóxicos, pode-se afirmar que

A
devido às suas características edafoclimáticas desfavoráveis à produção agrícola, a União Europeia incentiva o uso irrestrito de agrotóxicos para aumentar a produtividade.
B
o aumento do consumo de soja transgênica no Brasil e na União Europeia é responsável pela drástica redução do uso de agrotóxicos.
C
a Lei de Biossegurança, promulgada em 2005, proíbe o uso de agrotóxicos em quaisquer atividades agrícolas realizadas no país.
D
os consumidores estão mais preocupados com a saúde humana e com a qualidade ambiental e, por isso, têm aderido ao consumo de produtos com alta exigência de agrotóxicos oriundos da agricultura orgânica.
E
o Brasil possui uma legislação menos restritiva em relação ao uso dos agrotóxicos do que a União Europeia.