Questão 4cf1618d-b1
Prova:IFF 2017
Disciplina:Geografia
Assunto:Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

“O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas. As taxas anuais são estimadas a partir dos incrementos de desmatamento identificados em cada imagem de satélite que cobre a Amazônia Legal. A primeira apresentação dos dados é realizada para dezembro de cada ano, na forma de estimativa. Os dados consolidados são apresentados no primeiro semestre do ano seguinte”. (PRODES, 2016) Tabela:

Taxas PRODES (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite)

Disponível em:<http://www.obt.inpe.br/prodes/index.php

Obs.: As áreas desmatadas listadas na tabela estão em km².


Na tabela, é possível identificar as taxas PRODES de desmatamento, na Amazônia Legal e nos estados que a compõem entre os anos de 2004-2016. Considerando os dados apresentados na tabela e o atual cenário de desmatamento na Amazônia Legal, é correto afirmar:

A
O Estado de Mato Grosso foi o que apresentou o maior percentual (-87%) de redução no desmatamento entre os anos de 2004-2016, fruto da promulgação do Código Florestal que proibiu o avanço da fronteira agropecuária sobre a unidade da federação. Os antigos proprietários agropecuários foram obrigados a reflorestar 50% da área de suas propriedades, o que explica essa redução nas taxas de desmatamento.
B
Apesar de a Amazônia Legal apresentar uma redução de 71% no desmatamento no período 2004-2016, não há uma linearidade anual no percentual de redução do desmatamento. No ano de 2016, houve um aumento de 29% do desmatamento em comparação ao ano de 2015, neste recorte espacial, consequência de atividades ilegais de extração de madeira e do avanço da fronteira agropecuária.
C
No ano de 2009, foram desmatados 7.464 km², na Amazônia Legal; e, no ano de 2016, a área desmatada correspondeu a 7.989km², ou seja, comparando os percentuais, houve um aumento de 29% na área desmatada. Esse aumento da área desmatada decorre da ineficiência da fiscalização sobre as atividades legais de extração de madeira e comprova uma retração das atividades ilegais da fronteira agropecuária na Amazônia Legal.
D
O Amapá é o estado da Amazônia que apresentou a maior redução no percentual (54%) de desmatamento entre os anos de 2015 e 2016. Neste mesmo período, o estado de Mato Grosso apresentou uma redução de apenas 6%. Como a área territorial do Amapá é muito menor que a de Mato Grosso, há uma dificuldade de fiscalizar as atividades ilegais em Mato Grosso, o que explica ser o Estado com maior percentual de desflorestamento.
E
Os Estados de Tocantins e Amapá possuem a maior área de cobertura de floresta na Amazônia Legal, no entanto, são as unidades federativas que apresentam as menores taxas PRODES de desmatamento entre todos os estados, pois por serem os Estados mais setentrionais da Amazônia Legal, há uma baixa presença de atividades agropecuárias e de extração ilegal de madeira.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo