Questão f31aef21-b0
Prova:IFF 2017
Disciplina:Geografia
Assunto:Amazônia


Recentemente, o governo brasileiro apresentou uma proposta de eliminação da Reserva Mineral de Cobre e seus Associados (RENCA) criada em 1984, no fim da ditadura militar, com o objetivo de fazer pesquisa mineral nessa região. A área de 47 mil quilômetros quadrados, equivalente ao Estado do Espírito Santo, está localizada entre o Pará e o Amapá, em plena Floresta Amazônica. A possível abertura da área para exploração do capital privado e o risco de destruição da floresta suscitaram um apelo dos diversos setores da sociedade, principalmente dos artistas e ambientalistas. Após várias manifestações, o governo brasileiro recuou da proposta inicial e revogou a extinção da RENCA passando a valer o decreto de 1984. 

Disponível em:<https://g1.globo.com/politica/noticia/decreto-que-revoga-extincao-da-renca-epublicado.ghtml>

Acesso em: 26 set 2017. 


Com base nesta temática, indique a alternativa correta:  

A
Ambientalistas e artistas temem que a instalação das mineradoras nas áreas legalmente abertas à atividade poderia esvaziar os centros urbanos das grandes metrópoles da Amazônia Legal. 
B
Em geral, o surgimento de grandes projetos de mineração provoca migrações populacionais que resultam no desenvolvimento sustentável das áreas de floresta.  
C
As atividades de mineração na RENCA podem resultar em conflitos socioambientais entre as populações tradicionais e as empresas multinacionais no bioma de cerrado.  
D
Em Reservas indígenas e Unidades de Conservação é permitido atividades de mineração e, por isso, o governo revogou o decreto de eliminação da Reserva Mineral de Cobre e seus Associados (RENCA).  
E
O governo queria abrir as atividades de pesquisa e exploração mineral ao setor privado, mas revogou o decreto de eliminação da Reserva Mineral de Cobre e seus Associados (RENCA). 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo