Questõessobre Agropecuária

1
1
Foram encontradas 482 questões
25f71fe0-7a
ENEM 2022 - Geografia - Modernização Agrícola, Agropecuária

            Em regiões antes consideradas periféricas, a exemplo do Centro-Oeste, sob o impulso da técnica, há condições para atividades com alto nível de capital, tecnologia e organização, dando lugar a fenômenos de descentralização seletiva. Ainda que as atividades de comando tendam a se manter concentradas, a rede de atividades produtivas mais modernas tende a se expandir territorialmente.

BERNARDES, J. A. As estratégias do capital no complexo da soja. In: CASTRO, I. E.;

GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da

reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008 (adaptado).



O processo característico do espaço rural responsável pela forma descrita de ocupação produtiva do Centro-Oeste brasileiro foi o(a) 

A
difusão de sistemas extensivos.
B
propagação do cultivo itinerante.
C
introdução de práticas ecológicas.
D
fortalecimento do trabalho familiar.
E
desenvolvimento do setor agroindustrial.
25f04486-7a
ENEM 2022 - Geografia - Modernização Agrícola, Agropecuária

            Os agrotóxicos estão entre os principais instrumentos do atual modelo da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade. Tendem a acumular-se no solo e na biota, e seus resíduos podem chegar às águas superficiais, por escoamento, e às subterrâneas, por lixiviação. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente.


IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável:

Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015 (adaptado).



Uma ação com potencial para atenuar os problemas socioambientais apresentados é a

A
adoção de energias limpas.
B
fiscalização de fontes hídricas.
C
utilização de controle biológico.
D
formação de cooperativas rurais.
E
conservação de parques naturais.
25fa0ff6-7a
ENEM 2022 - Geografia - Modernização Agrícola, Agropecuária

            A partir da década de 1990, parte significativa da agricultura brasileira sofreu grandes transformações com a adoção de novas tecnologias de informação, menor intervenção estatal e maior regulação das empresas mundiais de insumos e comércio agrícola. Trata-se da emergência de uma agricultura científica e globalizada.


FEDERICO, S. Agricultura científica globalizada e fronteira agrícola no mundo moderno.

Disponível em: www.confins.revues.org.Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado).



No campo brasileiro, as transformações descritas no texto tiveram como efeito o(a) 

A
primazia do cultivo orgânico.
B
superação do modelo exportador.
C
valorização de saberes tradicionais.
D
abrandamento dos conflitos violentos.
E
fortalecimento de atividades monocultoras.
6217b54d-7a
ENEM 2021 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)

Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.


Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).
A
espécies nativas ameaçadas.
B
cadeias econômicas autônomas.
C
estruturas fundiárias tradicionais.
D
elementos ambientais singulares.
E
mercados consumidores internos.
d8100fca-73
USP 2021 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Um aumento no consumo de água e produtos agrícolas por parte da população brasileira geralmente vem atrelado a um aumento na pressão exercida sobre o meio ambiente. Selecione a alternativa que apresenta duas soluções sustentáveis, de amplo alcance nacional e economicamente viáveis, para diminuir a expansão dos cultivos sobre a vegetação nativa e para garantir recursos hídricos de qualidade para as gerações futuras. 

A

I - Aumento da exportação de produtos agropecuários.

II - Criação em larga escala de represas de pequeno porte. 

B

I - Aumento progressivo da produtividade dos cultivos já existentes.

II - Programa amplo de preservação de matas ciliares. 

C

I - Diminuição do comércio interno de produtos agrícolas.

II - Aumento da utilização dos aquíferos para abastecimento dos cultivos. 

D

I - Aumento da exportação de produtos agropecuários.

II - Programa amplo de preservação de matas ciliares. 

E

I - Diminuição do comércio interno de produtos agrícolas.

II - Criação em larga escala de represas de pequeno porte. 

a067fb84-67
UFPR 2021 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

A China representa oportunidades ímpares para o agronegócio brasileiro. Sua enorme população e o crescimento da renda dos chineses demandam, continuamente, mais alimentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. A respeito da agricultura chinesa e das possibilidades de o agronegócio brasileiro manter-se atuante no mercado chinês, considere as seguintes afirmativas:

1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.

Assinale a alternativa correta. 

A
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
E

As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

a05c1e9d-67
UFPR 2021 - Geografia - Agricultura brasileira, Pecuária, Agropecuária

A expansão das atividades agropecuárias e a ação de madeireiras e mineradoras têm ocasionado a redução dos ecossistemas brasileiros há séculos, colocando uma série de espécies vegetais sob risco de extinção. No que diz respeito a medidas que assegurem a manutenção dos ecossistemas naturais brasileiros e de sua diversidade biológica, é imprescindível que:

A
as espécies continuem vivendo nos seus ecossistemas e permaneçam como estoque genético potencial.
B
ocorra um aperfeiçoamento contínuo da legislação ambiental, adaptando-a à realidade presente.
C
as áreas de reflorestamento com espécies nativas sejam ampliadas e ecologicamente manejadas.
D
proposições mais avançadas de educação ambiental sejam estendidas para as comunidades tradicionais.
E
novas soluções tecnológicas sejam aplicadas nas áreas de preservação ambiental, para mitigar a dependência de processos ecológicos.
aca57a56-57
ENEM 2021 - Geografia - Agricultura brasileira, Amazônia, Agropecuária

    As atividades mineradoras têm criado conflitos com extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas. Em geral, estes sujeitos têm encontrado grande dificuldade de reproduzir suas dinâmicas territoriais depois da instalação da atividade mineradora, nem sempre com reconhecimento do impacto ao seu território pelo Estado e pela empresa, ficando sem qualquer tipo de compensação econômica. Em outros casos, nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos que sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais.

PALHETA, J. M. et al. Conflitos pelo uso do território na Amazônia mineral.
Mercator, n. 16, 2017.

O texto apresenta uma relação entre atividade econômica e organização social marcada pelo(a)

A
escassez de incentivo cultural.
B
rompimento de vínculos locais.
C
carência de investimento financeiro.
D
estabelecimento de práticas agroecológicas.
E
enriquecimento das comunidades autóctones.
ac7990d6-57
ENEM 2021 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

    Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.

Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. Disponível em: www.embrapa.br.
Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).


Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)

A
espécies nativas ameaçadas.
B
cadeias econômicas autônomas.
C
estruturas fundiárias tradicionais.
D
elementos ambientais singulares.
E
mercados consumidores internos.
30aaef05-57
ENEM 2021 - Geografia - Agricultura tradicional, Agropecuária

    Atualmente, o Programa de Melhoramento "Uvas do Brasil" utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.

Programa de Melhoramento Genético "Uvas do Brasil". Disponível em: www.embrapa.br.
Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).


Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às) 

A
espécies nativas ameaçadas.
B
cadeias econômicas autônomas.
C
estruturas fundiárias tradicionais.
D
elementos ambientais singulares.
E
mercados consumidores internos
b367cda7-06
SÃO CAMILO 2019 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Brasil – Estimativa de área irrigada




(FGV-EESP. Estudo sobre eficiência do uso da água no Brasil:
análise do impacto da irrigação na agricultura brasileira e potencial
de produção de alimentos face ao aquecimento global, 2016. Adaptado.)

No mapa, a letra A situa uma área onde a agricultura irrigada tem se mostrado expressiva. No contexto da agricultura nacional, essa área se destaca como grande produtora de

A
feijão.
B
frutas.
C
cana-de-açúcar.
D
arroz.
E
verduras.
d1332e99-04
FGV 2020 - Geografia - Agropecuária, Questão Fundiária

Analise os mapas.




(Mateus de A. P. Sampaio et al. “A expansão do agronegócio no Brasil”. Confins, nº 45, 2020. Adaptado.)

A análise dos mapas permite afirmar que

A
as ocupações de terra diminuíram na região Norte.
B
a concentração de terras aumentou na região Sul.
C
o assentamento de famílias aumentou na região Centro-Oeste.
D
a agricultura familiar diminuiu na região Nordeste.
E
as agroindústrias diminuíram na região Sudeste.
23d92bba-04
CEDERJ 2021 - Geografia - Agropecuária, Questão Fundiária

“Câmara tira de assentados da reforma agrária prioridade para fornecer itens da merenda escolar

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6) um projeto de lei que retira a prioridade de assentamentos da reforma agrária e comunidades indígenas e quilombolas no fornecimento de alimentos da merenda escolar. (..)

Atualmente, a legislação define que pelo menos 30% da merenda adquirida com recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) venham diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, comunidades e comunidades quilombolas. (...)

O projeto também determina que 40% da compra de leite para merenda escolar seja feita na modalidade líquida. Nesse caso, a aquisição deve ser feita em laticínios locais registrados, com a possibilidade de dispensa de licitação quando os preços forem compatíveis com os do mercado local.”

Fonte: /g1.globo.com/politica/noticia/2021/05/06/camara-tira-de-assentados-da-
reforma-agraria-prioridade-para-fornecer-itens-da-merenda-escolar.ghtml

A medida proposta, se efetivada, pode reduzir

A
os meios de subsistência de trabalhadores assentados, indígenas e quilombolas.
B
o desenvolvimento econômico das empresas agroindustriais.
C
a concentração fundiária.
D
as disparidades socioeconômicas no campo
cc5c11e1-03
UEA 2018 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

O Sudeste Asiático é uma região agrícola amplamente caracterizada pela

A
rizicultura, organizada em um modelo de agricultura intensiva familiar.
B
fruticultura, orientada para atender à demanda de subsistência.
C
mecanização, com áreas de cultivos modernos financiadas pelos governos.
D
transgenia, dedicada ao desenvolvimento de novas espécies de plantas.
E
triticultura, voltada à elevada demanda regional pelo produto.
a8d6475f-02
UEG 2017 - Geografia - Modernização Agrícola, Agropecuária

O desenvolvimento da agricultura brasileira a partir dos anos de 1960 se deu em conformidade com os ideais apregoados pela “Revolução Verde”, que objetivava o aumento da produção agrícola. Para se alcançar esse objetivo, uma das principais políticas desenvolvidas pelo governo brasileiro foi

A
a criação de programas de redistribuição das terras (reforma agrária) entre as famílias de camponeses.
B
o financiamento direto aos pequenos produtores com linhas de crédito voltadas à agricultura familiar.
C
a produção e comercialização em larga escala de sementes e espécies geneticamente modificadas.
D
o emprego em larga escala de máquinas agrícolas e insumos químicos na produção do campo.
E
o incentivo à criação de um mercado interno consumidor para absorver a produção do campo.
1a38b7ab-06
UNICENTRO 2015 - Geografia - Pecuária, Agropecuária

Na pecuária, o método conhecido como manejo diferenciado inclui medidas simples, como a retirada do gado do pasto por um período até que o capim cresça e permita seu retorno. Além de conter o avanço dos animais para novas áreas, a prática fornece a engorda do gado. Ainda, o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem a seleção para corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esse tipo de pecuária.

A
Pecuária de espaços semiáridos.
B
Pecuária extensiva.
C
Pecuária intensiva.
D
Pecuária nômade.
E
Pecuária ultraextensiva.
6c280bf4-ff
URCA 2017 - Geografia - Agropecuária, Questão Fundiária

Analise o recorte jornalístico.


Notícia como essa, infelizmente são comuns no campo, e está relacionada diretamente com as questões agrárias no Brasil. Com base nos seus conhecimentos da realidade do campo no Brasil, identifique abaixo a assertiva que traz fatores que podem ser responsabilizados por estes acontecimentos na zona rural brasileira.

A
O êxodo rural, a Reforma Agrária e a mecanização do Campo;
B
O grande número de minifúndios e a ausência de tecnologia no agronegócio;
C
Concentração fundiária, impunidade e a expansão da fronteira agrícola;
D
A impunidade, a arbitrariedade dos posseiros e a ausência de financiamentos para o latifundiários;
E
A impunidade, o agronegócio, a biotecnologia e o Movimento dos Trabalhadores Rurais.
86300afd-04
ESPM 2019 - Geografia - Agropecuária, Questão Fundiária

Observe os dados divulgados pelo Censo Agropecuário 2017 sobre a estrutura fundiária brasileira.


Quantidade de estabelecimentos por tamanho
(hectares)


A conclusão possível a partir de seus conhecimentos e da leitura dos dados é:

A
Há uma boa distribuição de terras no país
B
Há um nítido predomínio de pequenos proprietários de terras quanto ao número de estabelecimentos.
C
Os grandes proprietários de terras ocupam uma pequena parte do país apesar de serem muitos.
D
São muitos os grandes proprietários de terra e ocupam vasta área do país.
E
Os pequenos proprietários de terras ocupam a maior parte do território do país.
86378ebe-04
ESPM 2019 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Sobre a agricultura nacional, podemos afirmar que o Brasil é o:

A
maior produtor mundial de café e os grandes produtores brasileiros são SP, RS e BA.
B
maior produtor mundial de soja e os grandes produtores são MS, PR e SP.
C
segundo maior produtor mundial de cana-de-açúcar e os grandes produtores brasileiros são RJ, PE, AL.
D
maior produtor mundial de trigo e os grandes produtores brasileiros são RS, PR e SP.
E
segundo maior produtor mundial de soja, atrás apenas dos Estados Unidos, e os grandes produtores brasileiros são MT, PR e RS.
b02efd4f-02
UEA 2018 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

No campo brasileiro, o processo de desenvolvimento capitalista está igualmente marcado pela industrialização da agricultura, ou seja, o desenvolvimento da agricultura tipicamente capitalista abriu aos proprietários de terras e aos capitalistas a possibilidade histórica da apropriação da renda capitalista da terra.

(Ariovaldo U. de Oliveira. “Agricultura brasileira”. In: Jurandyr L. S. Ross et al. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)

Uma das principais consequências do processo descrito no excerto foi

A
o aumento da área ocupada por pequenas propriedades.
B
a diminuição dos subsídios nas áreas de fronteira agrícola.
C
a redução dos conflitos no campo pela posse de terra.
D
o predomínio do sistema de plantation para a produção interna.
E
o aprofundamento da concentração da estrutura fundiária.