Questão d1332e99-04
Prova:FGV 2020
Disciplina:Geografia
Assunto:Agropecuária, Questão Fundiária

Analise os mapas.




(Mateus de A. P. Sampaio et al. “A expansão do agronegócio no Brasil”. Confins, nº 45, 2020. Adaptado.)

A análise dos mapas permite afirmar que

A
as ocupações de terra diminuíram na região Norte.
B
a concentração de terras aumentou na região Sul.
C
o assentamento de famílias aumentou na região Centro-Oeste.
D
a agricultura familiar diminuiu na região Nordeste.
E
as agroindústrias diminuíram na região Sudeste.

Gabarito comentado

Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão acima tem como tema a distribuição de terras e estabelecimentos agrários no Brasil. Nela, o candidato precisa interpretar os mapas, um que mostra a quantidade de número total de estabelecimentos agrários no Brasil e o outro que mostra a variação de grandes estabelecimentos rurais no país.

Portanto, é uma questão que nem demanda tantos conhecimentos sobre a situação agrária da distribuição e espacialização de terras aqui no Brasil, mas sim uma interpretação precisa e pontual sobre os dados contidos nos mapas.
A efeito de análise prévia, os círculos vermelhos contidos nas representações demonstram um aumento do número de estabelecimentos rurais e/ou de grandes propriedades nos estados brasileiros. Já os círculos azuis mostram uma diminuição do quantitativo dos mesmos. 
Feita a análise prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:

Letra A - Incorreta, pois de acordo com o primeiro mapa, nota-se que houve um pequeno crescimento na quantidade de propriedades e estabelecimentos rurais na região Norte do país, fato demonstrado pelos círculos da cor vermelha contida no mapa 1, que mostra a quantidade de estabelecimentos rurais nas regiões.
Letra B - Correta, pois embora tenha ocorrido uma diminuição de estabelecimentos rurais na região Sul, mostrado no mapa 1, houve um crescimento do número de grandes propriedades rurais no mesmo local. Portanto, a lógica é: teve diminuição no número de estabelecimentos, mas houve um aumento de grandes propriedades. Portanto, considera-se, que, é muito provável, que grandes latifundiários compraram ou adquiriram pequenas propriedades, aumentando então a concentração de terras nas mãos de poucas pessoas.
Letra C - Incorreta, pois no mapa 1 mostra que, na região houve um crescimento no número de propriedades rurais no período citado. Entretanto, de maneira quase proporcional, houve também um crescimento de grandes estabelecimentos, o que contradiz a tese que aumentou o número de propriedades e assentamentos de famílias na região.
Letra D - Incorreta, pois no mapa 2, que mostra a quantidade de grandes propriedades rurais, nota-se que houve uma diminuição nesse dado. Isso pode mostrar que houve programas de distribuição de terras e assentamentos, que pode refletir no fortalecimento da agricultura familiar na região.
Letra E - Incorreta, pois geralmente as agroindústrias operam em grandes propriedades de terras, que de acordo com o mapa 2, teve um crescimento considerável na região. Portanto, não há como evidenciar a decadência dessa atividade econômica em um contexto que evidencia a concentração de terras nas mãos de poucas pessoas.
Gabarito da questão: Letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo