Para melhorar a produção agrícola nas regiões
mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram
adaptar o cultivo aos(às)
Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem.
Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).
Gabarito comentado
O Brasil é considerado um dos maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo. A sua produção agrícola é diversificada, utilizam-se práticas tradicionais, modernas e sustentáveis. O território brasileiro tem dimensões continentais, que o proporciona diferentes climas, vegetações, relevos e paisagens no geral. A Revolução Verde, na segunda metade do século XX, trouxe inovações e modernizações no campo visando o aumento da produtividade. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criada em 1973, realiza pesquisas direcionadas para o desenvolvimento da agricultura e pecuária.
A- Incorreta–O texto não aborda sobre o cultivo de espécies nativas ameaçadas. Ele abrange os métodos de produção do Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil”.
B- Incorreta– A cadeia econômica é interligada, visto que conecta o produtor de uva que atende demanda de exportação, produção de sucos, vinhos, etc. O texto dá uma ênfase nas técnicas e métodos utilizados para a produção de uva.
C- Incorreta– O texto não aborda sobre as estruturas fundiárias tradicionais. Ele abrange os métodos de produção do Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil”. Sabe-se que o Brasil é marcado por uma concentração fundiária, ou seja, grande parte das terras está nas mãos de poucos.
D- Correta– O texto aborda três regiões e os elementos ambientais são singulares em cada uma, com isso, aplicam-se técnicas no solo para atenderem às necessidades. No semiárido nordestino, as temperaturas são altas e as chuvas são irregulares e mal distribuídas. Na Serra Gaúcha, as chuvas são mais distribuídas e os invernos são mais frios. Na região tropical, os verões são mais chuvosos e os invernos secos. O melhoramento genético vai além das condições naturais do ambiente e proporciona a produtividade para atender às demandas e às necessidades.
E-Incorreta– O texto menciona a produção de uvas para os atores da vitivinicultura nacional e inclui os produtores de uva de mesa para a exportação do semiárido nordestino.
Gabarito do Professor: D