Questõesde UNIOESTE sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 21 questões
7971060a-c4
UNIOESTE 2019 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

As mitocôndrias são organelas presentes no citoplasma das células eucarióticas e estão envolvidas no processo de síntese de ATP por meio da respiração aeróbica, processo este que pode ser dividido em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Considerando a estrutura das mitocôndrias e o processo de respiração aeróbica, assinale a alternativa CORRETA.

A
O DNA mitocondrial codifica todas as proteínas necessárias para a manutenção e função da organela, possibilitando assim total independência do genoma nuclear.
B
As cristas mitocondriais são projeções da membrana mitocondrial interna nas quais estão localizadas os componentes da cadeia respiratória e o complexo enzimático responsável pela síntese de ATP.
C
A glicólise ocorre no interior da matriz mitocondrial e consiste na degradação da molécula de glicose até a formação de ácido pirúvico, com saldo líquido de duas moléculas de ATP.
D
A quantidade de mitocôndrias nos diferentes tipos celulares é constante e a distribuição dessas organelas no citoplasma ocorre totalmente ao acaso.
E
A cadeia respiratória é a etapa de maior rendimento energético, na qual o ácido pirúvico é oxidado até se formarem água e gás carbônico e é um processo exclusivo dos eucariontes.
79740e40-c4
UNIOESTE 2019 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

A raiz emerge da semente em germinação, permitindo à plântula fixar-se no solo e absorver água e sais minerais. É CORRETO afirmar que:

A
as raízes tuberosas, como as da mandioca, cenoura, batata inglesa e cebola, armazenam reservas nutritivas, principalmente na forma de grãos de amido que são utilizados pela planta durante a floração e formação de frutos.
B
o câmbio vascular e o felogênio são estruturas constituídas por células meristemáticas e são responsáveis pelo crescimento em extensão das raízes e também pela formação de raízes laterais.
C
além da fixação e absorção, as raízes também realizam a condução e armazenamento de substâncias e, diferentemente de outras partes da planta, não sintetizam hormônios.
D
a região de meristema radicular é caracterizada pela ausência de divisão celular.
E
os meristemas subapicais são caracterizados pela atividade mitótica de suas células e estão protegidos pela coifa.
7976d8ca-c4
UNIOESTE 2019 - Biologia - Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Os ácaros, animais microscópicos pertencentes ao filo Arthropoda, são reconhecidos como fonte alergênica, relacionada a algumas doenças alérgico-respiratórias como rinite e asma. Em relação a esses animais é CORRETO afirmar que:

A
pertencem ao subfilo Unirânia, ao qual também pertencem os insetos e, assim como as traças, apresentam desenvolvimento direto, sem metamorfose.
B
pertencem ao subfilo Crustacea, assim como o tatuzinho de jardim, e dependem de um ambiente quente e úmido para sobreviver
C
pertencem ao subfilo Chelicerata, assim como aranhas, escorpiões e carrapatos, são caracterizados pela presença de apêndices articulados na região bucal.
D
são insetos sem asas, assim como as pulgas, e alimentam-se de sangue, sendo considerados parasitas.
E
são exclusivamente terrestres, apresentando o corpo dividido em cefalotórax e abdome, além de possuírem exoesqueleto quitinoso.
7964f24b-c4
UNIOESTE 2019 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

No bicentenário de nascimento e 150 anos de publicação do livro A Origem das Espécies (1859), as ideias de Charles Darwin (1809-1882) se mantém atuais. Darwin propôs que as populações acumulam diferenças ao longo do tempo, principalmente por seleção natural, processo que ocorre quando indivíduos com certas características fenotípicas sobrevivem e se reproduzem com mais sucesso do que outros indivíduos com características diferentes. Dependendo de quais características são favorecidas, podemos categorizar a seleção natural em diferentes tipos, conforme ilustrado nos gráficos a seguir:

Imagens extraídas e adaptadas de https//gratispng.com//png-9K53yc


A partir da interpretação das figuras anteriores, é CORRETO afirmar que:

A
o gráfico A se refere à seleção estabilizadora, que ocorre quando indivíduos de fenótipo intermediário (por exemplo, indivíduos com nariz intermediário) são favorecidos em relação aos demais indivíduos com outros fenótipos.
B
o gráfico B se refere à seleção direcional, que ocorre quando indivíduos com fenótipos de ambos os extremos (por exemplo, indivíduos de nariz grande e pequeno) são favorecidos em relação aos indivíduos de fenótipo intermediário.
C
o gráfico C se refere à seleção disruptiva, que ocorre quando indivíduos com um extremo de certa característica fenotípica hereditária (por exemplo, indivíduos com nariz grande) são favorecidos sobre outros indivíduos (indivíduos de nariz pequeno ou médio).
D
em todos os três tipos de seleção natural, o processo fundamental é que alguns indivíduos têm características hereditárias que lhes dão uma vantagem de sobrevivência e reprodução.
E
em todos os três tipos de seleção natural, há a desvantagem de um tipo de fenótipo deixar mais descendentes do que indivíduos com outro fenótipo.
796e2686-c4
UNIOESTE 2019 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Protistas e algas

Cryptosporidium é um protozoário apicomplexo. Assinale a alternativa que contém outro protozoário apicomplexo.

TEXTO PARA A QUESTÃO.


Entre janeiro e março de 2019 foram registrados 6029 casos de diarreia em Cascavel/ PR. A contaminação pelo agente etiológico Cryptosporidium foi apontada como um dos principais fatores dos casos investigados. Os sintomas mais comuns da contaminação por Cryptosporidium são diarreia líquida e cólica abdominal, além de náuseas, diminuição do apetite, febre e mal-estar.


https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2019/03/07/surto-de-diarreia-em-cascavel-deixa-autoridades-e-populacao-em-alerta.ghtml 

A
Plasmodium vivax.
B
Entamoeba histolytica.
C
Trypanosoma cruzi.
D
Paramecium sp.
E
Amoeba proteus.
796af647-c4
UNIOESTE 2019 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Qual das seguintes alternativas sobre sistema digestório é a CORRETA?

TEXTO PARA A QUESTÃO.


Entre janeiro e março de 2019 foram registrados 6029 casos de diarreia em Cascavel/ PR. A contaminação pelo agente etiológico Cryptosporidium foi apontada como um dos principais fatores dos casos investigados. Os sintomas mais comuns da contaminação por Cryptosporidium são diarreia líquida e cólica abdominal, além de náuseas, diminuição do apetite, febre e mal-estar.


https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2019/03/07/surto-de-diarreia-em-cascavel-deixa-autoridades-e-populacao-em-alerta.ghtml 

A
Quando ocorre diarreia, a maior parte dos nutrientes não é absorvida pela mucosa do intestino grosso.
B
Lipase, sacarase e tripsina são enzimas do suco pancreático.
C
A única função da bile é a detoxificação para eliminar bilirrubina.
D
A flora intestinal, entre outros benefícios, produz tiamina e riboflavina.
E
O aumento do peristaltismo do intestino delgado resulta em fezes líquidas porque a passagem rápida do conteúdo digerido não é suficiente para absorção de água neste órgão.
7967f2be-c4
UNIOESTE 2019 - Biologia - Relações ecológicas, Ecologia e ciências ambientais

Um novo estudo realizado por biólogos brasileiros sugere que o efeito dos agrotóxicos sobre as abelhas pode ser maior do que se imagina. Mesmo quando usado em doses consideradas não letais, um inseticida encurtou o tempo de vida dos insetos em até 50%. Além disso, os pesquisadores observaram que uma substância fungicida considerada inofensiva para abelhas alterou o comportamento das operárias, tornando-as letárgicas — fato que pode comprometer o funcionamento de toda a colônia. Resultados desta pesquisa, realizada por pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal de São Carlos foram publicados na revista Nature. Sobre as abelhas e o seu papel em uma comunidade, é CORRETO afirmar que:

A
em um ecossistema, um sapo se alimenta de uma abelha que, por sua vez, alimenta- -se do néctar de plantas. O sapo, posteriormente, serve de alimento para uma cobra, que se torna presa de um gavião. Além da cobra, o gavião também se alimenta, nesse ecossistema, de pássaros herbívoros. O decréscimo da população de abelhas, que é um consumidor primário, pode promover o decréscimo da população de sapo que é um consumidor terciário.
B
com a sua diminuição populacional, haverá o decréscimo do transporte de grão de pólen do estigma para a antera, nas flores das angiospermas, e do microsporângio para a micrópila, nos estróbilos das gimnospermas.
C
com seu decréscimo populacional e redução do processo de polinização, o serviço ecossistêmico prestado pelas abelhas não interferirá nos sistemas agrícolas, pois estes dependem apenas do maquinário.
D
quando as operárias chegam à colmeia, o néctar trazido na bolsa de mel é passado para abelhas mais jovens, que irão processar o néctar. Durante esse processo, enzimas — que são proteínas — quebrarão os açúcares complexos do néctar e os transformarão em açúcares mais simples, como o amido.
E
por meio da seleção natural, que atua modificando a distribuição das características na população ao longo das gerações, as abelhas apresentam adaptações comportamentais e morfológicas que possibilitam o serviço ecossistêmico de polinização.
f2c0ec34-af
UNIOESTE 2016 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Durante uma aula de Botânica, a fim de destacar a importância de vários produtos de origem vegetal, um professor de Biologia ressaltou que:


- do caule tuberoso da batata retiram-se vários produtos importantes para a alimentação, ricos principalmente em AMIDO;

- dos caules de árvores como mogno, cedro, peroba, jacarandá, pinho, imbuia, ipê etc., retira-se uma grande variedade de MADEIRAS;

- do caule do sobreiro é extraída a grossa camada externa, conhecida como CORTIÇA;

- do caule da coroa-de-Cristo pode ser extraído o LÁTEX, o qual apresenta potencial efeito moluscicida.


Os produtos acima mencionados pelo professor e destacados no texto – AMIDO, MADEIRAS, CORTIÇA e LÁTEX – estão associados a diferentes tipos de tecidos vegetais, respectivamente:

A
tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor; parênquima de reserva.
B
tecido de sustentação; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.
C
tecido secretor; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.
D
parênquima de reserva; tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor.
E
parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso; tecido secretor.
f2bbdbbe-af
UNIOESTE 2016 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Protistas e algas

A malária é uma parasitose que afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o Planeta, principalmente nas regiões tropicais. Com relação à malária e ao parasito causador desta endemia, assinale a alternativa CORRETA com relação aos tipos de reprodução do parasito ao longo de seu ciclo.

A
Reprodução assexuada no interior das hemácias humanas; reprodução sexuada no estômago do mosquito; reprodução assexuada no interior dos cistos presentes na parede gástrica do inseto.
B
Reprodução sexuada no interior das hemácias humanas; reprodução assexuada no estômago do mosquito; reprodução assexuada no interior dos cistos presentes na parede gástrica do inseto.
C
Reprodução sexuada no interior das hemácias humanas; reprodução sexuada no estômago do mosquito; reprodução assexuada no interior dos cistos presentes na parede gástrica do inseto.
D
Reprodução assexuada no interior das hemácias humanas; reprodução sexuada no estômago do mosquito; reprodução sexuada no interior dos cistos presentes na parede gástrica do inseto.
E
Reprodução assexuada no interior das hemácias humanas; reprodução assexuada no estômago do mosquito; reprodução sexuada no interior dos cistos presentes na parede gástrica do inseto.
f2b57b30-af
UNIOESTE 2016 - Biologia - A química da vida, Moléculas, células e tecidos

De acordo com as alternativas abaixo, assinale a CORRETA.

A
Lipídios devem estar presentes em uma dieta saudável; são necessários para absorção das vitaminas A, D, E e K.
B
Enzimas são proteínas que atuam apenas em reações de quebras de moléculas. Pepsina e lactase quebram proteínas e lactose, respectivamente.
C
A quitina, um dos componentes do exoesqueleto de artrópodes, é um exemplo de proteína quaternária que confere resistência ao exoesqueleto.
D
Ácidos nucleicos são formados por glicídios, ácido fosfórico e bases nitrogenadas. As bases nitrogenadas, adenina e timina, ocorrem exclusivamente no DNA.
E
O colesterol, importante elemento de biomembranas, é um fosfolipídio produzido no fígado ou obtido pela ingestão de alimentos de origem animal e utilizado na síntese de testosterona.
f2a1f065-af
UNIOESTE 2016 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

Durante uma prova de Biologia, Joana recebeu uma lâmina histológica para analisar em microscópio. As seguintes características foram observadas e anotadas por Joana: presença de células cilíndricas, ramificadas, com 1 ou 2 núcleos centrais, com estriações transversais e presença de discos intercalares. A partir destas observações, pode-se dizer que o tecido presente na lâmina está

A
no fígado.
B
no bíceps.
C
no coração.
D
no intestino.
E
no estômago.
f2a666f5-af
UNIOESTE 2016 - Biologia - Anelídeos e Moluscos, Identidade dos seres vivos

O filo Mollusca é constituído por um grande número de espécies. Dentre seus representantes, podemos citar caracóis, ostras, mariscos, polvos e lulas. Embora possuam ampla diversidade morfológica, compartilham as seguintes características:

A
simetria radial, protostômios, acelomados, diblásticos e sistema circulatório fechado.
B
simetria bilateral, protostômios, celomados, triblásticos e excreção por metanefrídeos.
C
simetria bilateral, deuterostômios, celomados e triblásticos e sistema nervoso ganglionar.
D
simetria radial, deuterostômios, celomados, triblásticos e hermafroditas.
E
simetria radial, protostômios, pseudocelomados, diblásticos e respiração pulmonar.
f2aacb8b-af
UNIOESTE 2016 - Biologia - Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

O processo de fotossíntese consiste, basicamente, na produção de compostos orgânicos a partir do CO2 e H2O, utilizando energia luminosa. Este processo ocorre nos organismos clorofilados, tais como as plantas. Em relação à fotossíntese nos vegetais, são feitas as seguintes afirmativas:


I- A energia luminosa solar é captada por pigmentos presentes nos cloroplastos, sendo os principais denominados clorofilas a e b;

II- Quanto maior a concentração de CO2 e a intensidade luminosa, maior será a taxa fotossintética;

III – O único fator limitante do processo é a energia luminosa, uma vez que o processo não ocorre na ausência de luz;

IV- O ponto de compensação fótico corresponde à intensidade de energia luminosa na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem.


São VERDADEIRAS as afirmativas

A
I e II.
B
I e IV
C
II e III.
D
I e III.
E
III e IV.
f2b0dcc4-af
UNIOESTE 2016 - Biologia - Sistema Nervoso Humano, Identidade dos seres vivos

De acordo com as alternativas abaixo, assinale a CORRETA.

A
Qualquer medula óssea tem função hematopoiética.
B
Linfócitos B produzem anticorpos e podem ser do tipo citotóxico.
C
Fibroblastos, camada papilar e melanócitos são elementos que caracterizam a derme.
D
Multipolar e bipolar são tipos de neurônios, células especializadas em conduzir impulso nervoso.
E
O tecido conjuntivo propriamente dito é amplamente distribuído no organismo; tem como funções preenchimento e isolamento térmico.
f3406cc3-af
UNIOESTE 2017 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Os alimentos fornecem aos organismos a energia necessária para a realização de seus processos celulares e metabólicos. Também são fontes de matéria-prima para o desenvolvimento e manutenção do organismo. A digestão é um processo fisiológico a partir do qual os alimentos são reduzidos a pequenas partículas absorvíveis e disponíveis para a utilização metabólica. Considerando-se o processo da digestão e a estrutura do sistema digestório dos organismos, é CORRETO afirmar que

A
a digestão intracelular ocorre totalmente no interior da célula e o alimento fica armazenado em vacúolos digestivos, repletos de enzimas. Este tipo de digestão é exclusivo dos organismos unicelulares tais como bactérias e protozoários.
B
em alguns animais, por exemplo, poríferos e cnidários, o alimento é parcialmente digerido no meio extracelular e depois o processo é finalizado no interior das células que revestem a cavidade digestiva.
C
o sistema digestório é dito incompleto quando ele possui apenas uma abertura que se comunica com o meio externo através da qual os alimentos são captados e os restos não digeridos são eliminados. Ocorrem em cnidários e platelmintos.
D
a bile é uma enzima digestiva produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, que tem a função de emulsificar as gorduras presentes no intestino delgado.
E
o papo, uma dilatação do tubo digestivo, cuja função é umedecer e armazenar temporariamente o alimento ingerido, é exclusivo e característico do sistema digestório das aves.
f33aedf8-af
UNIOESTE 2017 - Biologia - Anelídeos e Moluscos, Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Em uma viagem à Espanha, Ana foi a um típico restaurante e pediu um prato de Paella, muito tradicional na região. Gostou tanto do sabor que, ao voltar para o Brasil, resolveu fazer a receita para a sua família. Ao pesquisar na internet, encontrou a seguinte receita:

Paella tradicional - Ingredientes
1 kg de polvo
1kg de lula
2 kg de mexilhões
½ kg de camarão médio
½ kg de arroz
400 g de pimentões
400 g tomates
Sal, pimenta, azeite e açafrão a gosto.

Assim, pode-se dizer que esta receita

A
tem como ingredientes representantes dos filos Mollusca e Arthropoda.
B

tem como ingredientes apenas crustáceos e moluscos cefalópodes.

C
tem como ingredientes apenas moluscos bivalves e crustáceos.
D
tem como ingredientes moluscos gastrópodes e bivalves, além de crustáceos.
E
tem como ingredientes apenas representantes do filo Mollusca.
f334f158-af
UNIOESTE 2017 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Ao se estudar o ciclo de vida das plantas, a alternância de gerações é um fenômeno marcante, no qual organismos haploides multicelulares se desenvolvem em alternância com as formas diploides. Sobre este processo, é CORRETO afirmar que, nas plantas,

A
a geração diploide, denominada esporofítica, produz, pela meiose, células haploides denominadas esporos que podem se dividir por mitose e originar um organismo haploide multicelular.
B
os gametas são produzidos por meiose pelos organismos diploides denominados gametófitos e, ao se encontrarem na fecundação, darão origem ao zigoto.
C
do grupo das briófitas, o gametófito é desenvolvido e duradouro, enquanto o esporófito é reduzido, transitório e independente do gametófito.
D
do grupo das fanerógamas, o esporófito é complexo, duradouro e visível, enquanto o gametófito é muito reduzido e independente do esporófito.
E
do grupo das criptógamas, o gametófito é reduzido e transitório, enquanto o esporófito é desenvolvido, complexo e duradouro.
f32f5280-af
UNIOESTE 2017 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Em 1908, dois matemáticos – G.H. Hardy e W. Weinberg – comprovaram, teoricamente, o que aconteceria com a frequência de dois alelos (“A” e “a”) na ausência de fatores evolutivos. A partir desta afirmativa, assinale a alternativa CORRETA.

A
Esta comprovação foi calculada em uma população pequena para que não houvesse erros de amostragem, os cruzamentos eram ao acaso, e não havia mutações nem migrações.
B
Na comprovação matemática dos dois pesquisadores, eles atribuíram ao alelo “A” a frequência inicial p 2 e ao seu alelo “a”, a frequência inicial q2 .
C
Assumindo-se também a 1ª Lei de Mendel e os princípios da probabilidade, a proporção de indivíduos homozigotos dominantes na geração seguinte seria de 2p, assim como dos homozigotos recessivos seria 2q.
D
A população hipotética panmítica não existe na realidade, pois sempre há fatores evolutivos ocorrendo em uma população, tais como mutação e seleção natural, mantendo-se assim a frequência dos alelos.
E
A partir da população hipotética, foi possível caracterizar matematicamente que a evolução ocorre quando a frequência dos alelos de uma população se altera ao longo das gerações.
f32bf8de-af
UNIOESTE 2017 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

O Aquecimento Global do Planeta é um fenômeno de ampla discussão e preocupação na sociedade. Um dos grandes destaques do ano de 2017 foi a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, tratado que visa fortalecer a resposta global à ameaça de mudanças climáticas. Este acordo internacional foi assinado durante a 21ª Conferência das Partes (COP21), inicialmente por 195 países, e estabelece que todas as nações signatárias devem elaborar metas para diminuir as emissões globais de gases que provocam o efeito estufa.
Assim, de acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA.

A
Este acordo tem o objetivo de impedir o aumento da temperatura média da Terra através de ações conjuntas que limitam o uso de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o gás natural, e o petróleo e seus derivados.
B
O efeito estufa está também relacionado ao ciclo do carbono, resumido nas seguintes etapas: formação de cadeias de carbono por seres autotróficos; circulação do carbono na cadeia alimentar e; retorno do carbono ao ambiente na forma de CO2 a partir da respiração, ou pelo processo de decomposição.
C
A alteração do ciclo do carbono, por exemplo, a partir do aumento da queima de combustíveis fósseis, pode elevar a quantidade de gás carbônico emitido na atmosfera e promover um fenômeno chamado de inversão térmica.
D
A intensificação nas emissões globais de gases de efeito estufa e o consequente aumento da temperatura média mundial atuais não representam riscos ao Planeta nem à humanidade, visto que é um processo natural.
E
O efeito estufa consiste no aquecimento gradativo da Terra. Tal fenômeno ocorre em função da maior concentração de gás carbônico na atmosfera, o que dificulta a irradiação da energia luminosa da Terra novamente à atmosfera.
f328607e-af
UNIOESTE 2017 - Biologia - IST´s e Métodos contraceptivos, Qualidade de vida das populações humanas

A sífilis é uma doença infectocontagiosa que tem causado grande preocupação nos últimos anos devido ao aumento no número de casos diagnosticados em todas as regiões do Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de casos notificados da sífilis adquirida saltou de 1.249 em 2010, para 65.878 em 2015, um aumento de mais de 5.000%. (Fonte: Adaptado de http://g1.globo.com/globonews/noticia/2017/04/sifilis-volta-ser-uma-epidemia-no-brasil-apesar-do-tratamento-rapido.html. Acesso: 24-08-2017). Sobre esta doença, é CORRETO afirmar que

A
é causada pela bactéria Treponema pallidum, pode ser prevenida por vacinação e tratada com antibióticos à base de penicilina.
B
é uma doença sexualmente transmissível que pode ser transmitida também da mãe para o feto durante a gravidez (sífilis congênita).
C
é uma doença que não tem cura e a maneira de se evitar é pela utilização de preservativos durante as relações sexuais.
D
nas fases em que a doença encontra-se latente no organismo, o indivíduo infectado apresenta sintomas, tais como lesões na pele e nas mucosas, mas não transmite a doença.
E
o estágio inicial, denominado sífilis primária, é caracterizado por alterações no sistema nervoso central, demência, paralisia e cegueira.