Questõesde UERJ sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 174 questões
a94d125f-03
UERJ 2023 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

A natureza semiconservativa do processo de duplicação do DNA foi demonstrada experimentalmente pelos biólogos Matthew Meselson e Franklin Stahl. Esse experimento foi realizado em duas etapas, descritas a seguir.

Etapa 1: amostras de uma bactéria foram cultivadas em um meio de cultura onde a única fonte de nitrogênio era o isótopo pesado 15N.
Etapa 2: bactérias resultantes da etapa 1 foram cultivadas durante três gerações em um novo meio contendo apenas o isótopo leve 14N.
Observe o esquema que representa o início da etapa 2, quando ocorreu duplicação do DNA das bactérias da geração parental até a primeira geração. Os filamentos em vermelho são formados por 15N e os em azul, por 14N.


Na terceira geração das bactérias cultivadas na etapa 2, o percentual de moléculas de DNA que apresentam apenas filamentos compostos por 14N é igual a:  

A
25%
B
50%
C
75%
D
100%
a947a132-03
UERJ 2023 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Nervoso Humano, Sistema Respiratório Humano

Quadros de pneumonia podem ocorrer quando, além do ar, algum corpo estranho entra nas vias respiratórias.
Uma explicação para a possibilidade de entrada desses corpos estranhos é a comunicação entre o sistema respiratório e o seguinte sistema:

A
nervoso
B
excretor
C
digestório
D
circulatório
a936d747-03
UERJ 2023 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

Os manguezais têm a capacidade de armazenar carbono, pois a ausência de oxigênio no solo desse ecossistema retarda, ou até impede, a decomposição da matéria orgânica soterrada.
Tendo em vista essa característica, a destruição dos manguezais pode contribuir, significativamente, para o seguinte fenômeno:

A
aumento do efeito estufa
B
degradação da camada de ozônio
C
redução da magnificação trófica
D
fixação de nitrogênio atmosférico 
a930e76d-03
UERJ 2023 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Ao anoitecer, as células da retina envolvidas na percepção da luminosidade disparam sinais que estimulam a glândula pineal a produzir e secretar melatonina, hormônio responsável por preparar o organismo para o repouso. Por ser composta por uma porção hidrofílica e outra hidrofóbica, a melatonina penetra facilmente a membrana plasmática de diferentes tipos de células.
Essa facilidade de penetração da melatonina deve-se à composição da membrana plasmática, que contém moléculas dos seguintes tipos:

A
polares e apolares
B
covalentes e iônicas
C
positivas e negativas
D
redutoras e oxidantes
7b59e63e-7a
UERJ 2022 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Imunológico

A diapedese é um processo no qual determinadas células do sangue saem da corrente sanguínea e penetram em diferentes tecidos para executar uma função que garante a sobrevivência do organismo.

Essa função é denominada:

A
oxigenação
B
cicatrização
C
coagulação
D
proteção
7b56c795-7a
UERJ 2022 - Biologia - Moléculas, células e tecidos

Leite e bebida láctea: o que são e suas diferenças nutricionais

Supermercados têm comercializado a bebida láctea, mais barata que o leite, na mesma prateleira do leite comum. Apesar de ser confundida com o leite, essa bebida é na verdade uma mistura de leite com soro de leite.

As bebidas lácteas podem ser consumidas normalmente pelas pessoas, mas têm uma qualidade nutricional menor, quando comparadas com o leite de vaca integral. Observe, na tabela ao lado, a diferença nutricional entre leite e bebida láctea para 1 copo de 200 ml.


                                                                    Leite integral                             Bebida láctea*

Proteínas                                                           6,6 g                                           2,4 g

Gorduras                                                           8,0 g                                           4,0 g

Lactose                                                             9,8 g                                           9,8 g

Cálcio                                                         280,0 mg                                      95,0 mg


*Cálculo feito com base na tabela nutricional da bebida láctea da marca Cristina, que contém 60% de soro de leite.

Fonte: Abraleite

Adaptado de g1.globo.com, 07/07/2022.


A partir da análise dos dados nutricionais apresentados, pode-se concluir que apenas um dos processos biológicos listados abaixo é igualmente assegurado pelo consumo tanto de leite integral quanto de bebida láctea. Esse processo é: 

A
produção de ATP na glicólise
B
fornecimento de reservas de energia
C
reconstrução das fibras dos músculos
D
mineralização dos ossos no organismo 
7b539b29-7a
UERJ 2022 - Biologia - Herança ligada e influenciada pelo sexo, Hereditariedade e diversidade da vida

O ciclo de vida das abelhas é um exemplo de partenogênese, processo em que novos indivíduos podem nascer de óvulos não fecundados. Sabe-se que óvulos não fecundados são células que dão origem a indivíduos haploides (n), os machos; já óvulos fecundados dão origem a indivíduos diploides (2n), as fêmeas. O esquema a seguir representa a reprodução desses insetos.  




Adaptado de brainly.com.br.

Considere uma espécie de abelha que apresenta um cromossomo transmitido apenas por espermatozoides. Quando um desses espermatozoides fecunda um óvulo, todos os demais cromossomos paternos são destruídos, permanecendo somente os de origem materna.

A longo prazo, o predomínio desse cromossomo é desvantajoso para a população de abelhas por formar apenas indivíduos do seguinte tipo:

A
machos
B
diploides
C
operárias
D
homozigotos
7b5052d8-7a
UERJ 2022 - Biologia - Moléculas, células e tecidos

A aglutinina do trigo é uma molécula capaz de bloquear os poros nucleares das células. Admita que essa substância seja introduzida em uma célula eucarionte.

O processo que será interrompido no interior dessa célula é: 

A
duplicação de cromossomos
B
transporte de elétrons
C
síntese de proteínas
D
fabricação de RNAm
7b4ccd2b-7a
UERJ 2022 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Excretor Humano

A ureia é produzida pelo organismo a partir da amônia, por meio de um conjunto de reações químicas conhecido como ciclo da ureia. Disfunções clínicas podem interferir diretamente nesse ciclo, comprometendo ainda mais a saúde dos indivíduos.

Uma dessas disfunções é:  

A
insuficiência pulmonar
B
apendicite aguda
C
baço aumentado
D
cirrose hepática
7b492ce8-7a
UERJ 2022 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Esquelético e Muscular Humano

A prática contínua de exercícios físicos aeróbicos de longa duração resulta no aumento de determinados parâmetros dos músculos estriados esqueléticos, envolvidos nessa atividade.

Um desses parâmetros é:

A
número de fibroblastos
B
densidade de colágeno
C
proporção de fibras vermelhas
D
concentração de hemoglobina 
7b45f48a-7a
UERJ 2022 - Biologia - Moléculas, células e tecidos

Fome no Brasil: número de brasileiros sem ter o que comer quase dobra em dois anos de pandemia

A fome avança cada vez mais rápido pelo Brasil. Um levantamento divulgado mostra que o país soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020. 

Adaptado de g1.globo.com, 08/06/2022.

A ausência de nutrientes para a manutenção do organismo humano prejudica o funcionamento celular, gerando consequências para a saúde integral dos indivíduos.

Quando submetidas a longos períodos de desnutrição, as células passam pelo seguinte processo:

A
exocitose
B
autofagia
C
anabolismo
D
glicosilação
6ae4d9fe-e9
UERJ 2021 - Biologia - Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

O gráfico abaixo representa o percentual de absorção da luz dos diferentes comprimentos de onda do espectro luminoso pelas clorofilas a e b.

comprimento de onda (nm)

Adaptado de researchgate.net.

Admita as seguintes profundidades de penetração das diferentes cores do espectro visível em águas oceânicas totalmente transparentes, sem qualquer turbidez.


Adaptado de assigmentexpert.com.

Considere as profundidades superiores a 100 m e nas quais penetrem somente comprimentos de onda maiores que 480 nm.

Com base na análise dos gráficos, é possível chegar à seguinte conclusão sobre a presença das clorofilas a e b nas algas encontradas nessas profundidades:

A
ambas estão presentes
B
apenas a está presente
C
apenas b está presente
D
nenhuma está presente
6ae87221-e9
UERJ 2021 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

A mucolipidose II é uma condição hereditária rara que ocasiona problemas ao crescimento. Ela é causada pela deficiência de uma enzima envolvida no processo de fosforilação das pré-enzimas a serem enviadas aos lisossomos. Sem a fosforilação adequada, essas pré-enzimas são encaminhadas para fora da célula, em vez de serem utilizadas nos processos de digestão intracelular.
A disfunção provocada por essa síndrome impede que os processos adequados de fosforilação e de transporte das pré-enzimas ocorram na seguinte organela:

A
ribossomo
B
mitocôndria
C
complexo de Golgi
D
retículo endoplasmático liso
6ad31f62-e9
UERJ 2021 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Uma das medidas profiláticas utilizadas contra o vírus causador da covid-19 é a higiene adequada das mãos com álcool etílico a 70º INPM.
Em um primeiro momento, a ação dessa substância envolve a destruição da seguinte estrutura desse vírus:

A
enzima de replicação
B
envelope de lipídeo
C
DNA
D
RNA
6ada281a-e9
UERJ 2021 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Considere uma mulher duplamente recessiva para dois genes, localizados em cromossomos diferentes, que estão envolvidos na determinação de uma característica em seres humanos.
No ovócito secundário dessa mulher, produzido a partir de divisões celulares normais, pode ser encontrado o seguinte arranjo de cromossomos para esses genes:

A

B

C

D

6acfddc3-e9
UERJ 2021 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

A presença de peixes em rios e lagos pode diminuir em função do aporte de matéria orgânica proveniente de esgotos não tratados, o que contamina o ecossistema aquático.
Nessa situação, o desaparecimento de peixes em rios contaminados deve-se ao aumento da população de bactérias que realizam o seguinte processo:

A
respiração aeróbia
B
nutrição fotoautotrófica
C
remoção de gás carbônico
D
fixação de nitrogênio do ar
6ad60f6e-e9
UERJ 2021 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Alimentos denominados probióticos, tais como leites fermentados, iogurtes naturais, quefir e kombucha, contêm microrganismos vivos benéficos à saúde humana.
A ação desses microrganismos resulta em:

A
quebra de moléculas de celulose
B
neutralização da acidez do suco gástrico
C
aumento da produção de glóbulos vermelhos
D
controle das bactérias patogênicas intestinais
6aec9e5f-e9
UERJ 2021 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

Considere um DNA de fita dupla que deu origem, sem qualquer erro no processo de transcrição, a um filamento de RNA mensageiro com 150 adeninas, 300 guaninas, 250 uracilas e 200 citosinas.
A quantidade de nucleotídeos de cada tipo encontrados no DNA de fita dupla original corresponde a:

A
250 adeninas, 650 guaninas, 250 timinas, 650 citosinas
B
300 adeninas, 600 guaninas, 300 timinas, 600 citosinas
C
350 adeninas, 550, guaninas, 350 timinas, 550 citosinas
D
400 adeninas, 500 guaninas, 400 timinas, 500 citosinas
5f0e0f49-fa
UERJ 2018 - Biologia - Meiose, Moléculas, células e tecidos

Considere a ilustração abaixo, de uma célula animal com padrão diploide de seis cromossomos, ou seja, 2n = 6, em divisão celular.



A partir da ilustração, observa-se a ocorrência do seguinte processo:

A
reposição de células mortas
B
multiplicação celular assexuada
C
produção de células totipotentes
D
formação de células reprodutoras
5e94983c-fa
UERJ 2018 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais


Os relatos sobre as ondas epidêmicas de febre amarela na cidade do Rio de Janeiro apareceram com frequência nos periódicos, especialmente a partir da década de 1850.

De acordo com o documento acima, no início da década de 1870, o alastramento da doença era associado ao seguinte fator:

A
elevação de taxas de natalidade
B
variação das condições climáticas
C
ingresso de estrangeiros com infecção
D
insalubridade das residências populares