Questão 6ae87221-e9
Prova:UERJ 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

A mucolipidose II é uma condição hereditária rara que ocasiona problemas ao crescimento. Ela é causada pela deficiência de uma enzima envolvida no processo de fosforilação das pré-enzimas a serem enviadas aos lisossomos. Sem a fosforilação adequada, essas pré-enzimas são encaminhadas para fora da célula, em vez de serem utilizadas nos processos de digestão intracelular.
A disfunção provocada por essa síndrome impede que os processos adequados de fosforilação e de transporte das pré-enzimas ocorram na seguinte organela:

A
ribossomo
B
mitocôndria
C
complexo de Golgi
D
retículo endoplasmático liso

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala sobre a deficiência de uma enzima que sem a fosforilação adequada, são colocadas para fora da célula, e pede a alternativa correta com a organela que fica impedida de realizar a fosforilação adequada e o transporte das pré-enzimas. As células são responsáveis por realizar todas as operações fundamentais à sobrevivência de um organismo. As células eucarióticas são complexas, possuem os ribossomos e diversas organelas no citoplasma: o complexo de Golgi, os retículos endoplasmáticos liso e rugoso, os lisossomos, as mitocôndrias, os centríolos, o vacúolo e o peroxissoma, além do material genético envolvido por uma membrana e separado em um núcleo. As principais organelas presentes no citoplasma são:
• ribossomos (não membranosa) - responsáveis pela síntese de proteínas por meio da união de aminoácidos.
• complexo de Golgi - responsável pelo processamento, empacotamento e armazenamento de substâncias secretadas pela célula (proteínas, glicoproteínas e polissacarídeos) em vesículas, e pelo transporte destas.
• mitocôndria - responsável pela respiração celular e fornecimento de energia. Possui DNA mitocondrial. Na respiração, diversas oxidações ocorrem (desidrogenações, descarboxilações e a fosforilação, formando então o ATP).
• retículo endoplasmático liso - estrutura de canais sem ribossomos que se espalham pelo citoplasma e sintetizam diversos tipos de lipídios e esteróis.
• retículo endoplasmático rugoso - estrutura responsável pelo transporte e síntese das proteínas juntamente com os ribossomos aderidos em sua superfície externa.
• lisossomos - vesículas que fazem a digestão e limpeza celular com enzimas digestivas que se originaram das vesículas do complexo golgiense.
• centríolos - responsáveis por formar cílios e flagelos, também participam da divisão celular com o fuso mitótico. 
• peroxissoma – pequenas vesículas que iniciam a oxidação de lipídeos e oxidam moléculas tóxicas, formando água oxigenada ou peróxido de hidrogênio. (
Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



Fonte da imagem: site conhecimentocientifico.com

 
A disfunção provocada por essa síndrome impede que os processos adequados de fosforilação e de transporte das pré-enzimas ocorram na seguinte organela:

A) ribossomo. Incorreta. Os ribossomos são responsáveis pela produção de proteínas, não transportam enzimas nas células.

B) mitocôndria. Incorreta. A mitocôndria é responsável pelo fornecimento de energia celular, realizando as respirações celulares incluindo a fosforilação oxidativa, mas não realizam transporte de enzimas celulares.

C) complexo de Golgi. CORRETA. O complexo de Golgi é a organela responsável por transportar substâncias celulares, como as enzimas, e essa disfunção afeta diretamente esses processos nessa organela.

D) retículo endoplasmático liso. Incorreta. O retículo endoplasmático liso é responsável pela síntese de lipídios e esteróis, não transporta enzimas nas células.


Gabarito do Professor: C





Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo