Questão 6ad60f6e-e9
Prova:UERJ 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Alimentos denominados probióticos, tais como leites fermentados, iogurtes naturais, quefir e kombucha, contêm microrganismos vivos benéficos à saúde humana.
A ação desses microrganismos resulta em:

A
quebra de moléculas de celulose
B
neutralização da acidez do suco gástrico
C
aumento da produção de glóbulos vermelhos
D
controle das bactérias patogênicas intestinais

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala sobre o uso de alimentos probióticos, que contém microrganismos vivos benéficos. Pede-se a alternativa correta sobre o que resulta na ação desses microrganismos. No processo digestório que começa na boca, as enzimas amilase ou ptialina quebram o amido dos alimentos, e a faringe e o esôfago levam o bolo alimentar até o estômago através dos movimentos peristálticos, onde o suco gástrico associa o ácido clorídrico à enzima pepsina, iniciando o processo de digestão de proteínas. O pâncreas sintetiza a enzima inativa tripsinogênio pelas suas células, secretando no duodeno através do suco pancreático e pela ação da enteroquinase, catalisa o tripsinogênio em tripsina. Essa enzima digere proteínas e as transforma em peptídeos. A massa alimentar então chega ao duodeno (quimo) onde ocorre a liberação da bile pelo fígado que atua como detergente, transformando gorduras em minúsculas gotículas que se misturam com a água e formam uma emulsão, e ocorre a liberação do suco pancreático pelo pâncreas, que neutraliza o ácido proveniente do estômago para que as enzimas amilase pancreática e lipase pancreática possam degradar amido e proteínas. No intestino delgado, os nutrientes são absorvidos e passam para os capilares na parede intestinal que contém microvilosidades, e então a massa alimentar (quilo) chega ao intestino grosso, onde são reabsorvidos sais minerais e água resultantes. Os restos não absorvidos são eliminados pelo reto. As bactérias intestinais auxiliam no processo digestivo de alimentos e levam informações até o cérebro através das células de defesa. Quando há predomínio de bactérias maléficas, há um desequilíbrio na troca de informações, as células de defesa reagem gerando um processo inflamatório, e há uma redução na liberação de serotonina, comprometendo o funcionamento do intestino e dos neurônios do cérebro, o que provoca o estado geral de mau-humor e desânimo, podendo chegar à depressão. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)
 

Fonte da imagem: site milkpoint.com.br



A ação desses microrganismos resulta em:


A) quebra de moléculas de celulose. Incorreta. Os microrganismos presentes nos alimentos probióticos não são capazes de quebrar moléculas de celulose, apenas a enzima celulase que é produzida por determinados microrganismos.

B) neutralização da acidez do suco gástrico. Incorreta. A neutralização da acidez do suco gástrico, no processo digestório, é realizada a partir do suco pancreático. Esses microrganismos não neutralizam a acidez do estômago.

C) aumento da produção de glóbulos vermelhos. Incorreta. A produção de glóbulos vermelhos ocorre na medula óssea, os alimentos probióticos não contribuem com o aumento dessa produção.

D) controle das bactérias patogênicas intestinais. CORRETA. As bactérias do intestino são capazes de auxiliar o processo de digestão, porém precisam de controle para não haver patogenia. Os alimentos probióticos levam microrganismos benéficos para esse controle das bactérias patogênicas, ajudando a equilibrar a microbiota intestinal.

Gabarito do Professor: D

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo