Questão 6ad31f62-e9
Prova:UERJ 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Uma das medidas profiláticas utilizadas contra o vírus causador da covid-19 é a higiene adequada das mãos com álcool etílico a 70º INPM.
Em um primeiro momento, a ação dessa substância envolve a destruição da seguinte estrutura desse vírus:

A
enzima de replicação
B
envelope de lipídeo
C
DNA
D
RNA

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão aborda a higiene das mãos como medida profilática contra o vírus da covid-19, utilizando álcool etílico a 70º INPM. Pede-se a alternativa correta sobre a estrutura que essa substância destrói no vírus, em um primeiro momento. Os vírus são estruturas acelulares que apresentam ácidos nucleicos. Eles não possuem metabolismo próprio e não se classificam nos reinos e domínios existentes, alguns autores não o consideram como seres vivos. Possuem tamanho menor que as bactérias e são formados por uma cápsula de proteína (capsídeo) com subunidades (capsômeros), em seu interior encontramos o ácido nucleico (DNA ou RNA, em poucos casos os dois) e não apresentam organelas. Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por não poder sobreviver sem o metabolismo de seu hospedeiro. Alguns vírus possuem um envelope viral, são chamados de vírus envelopados, uma estrutura composta de lipídeos, carboidratos e proteínas que se forma a partir da membrana plasmática da célula hospedeira e protegem o material para que não seja facilmente degradado. O vírus do covid-19 é envelopado. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011;


Fonte da imagem: site mundoeducacao.uol.com.br



Em um primeiro momento, a ação dessa substância envolve a destruição da seguinte estrutura desse vírus:


A) enzima de replicação. Incorreta. As enzimas de replicação não são as primeiras a serem destruídas nas estruturas do vírus, e sim a parte mais externa do vírus.

B) envelope de lipídeo. CORRETA. O álcool a 70º INPM (70%) é capaz de degradar e destruir o envelope viral do covid-19, acessando seu material no interior e eliminando as possibilidades de contaminação.

C) DNA. Incorreta. O álcool degrada o envelope viral, estrutura mais externa, e o vírus do covid-19 (coronavírus) é de RNA, não de DNA.

D) RNA. Incorreta. O álcool degrada o envelope viral, estrutura mais externa, e então acessa o material genético para impossibilitar sua contaminação e replicação. Ele não é capaz de degradar o RNA em primeiro momento.

Gabarito do Professor: B

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo