Questõesde FATEC sobre Identidade dos seres vivos

1
1
1
Foram encontradas 54 questões
507d2890-b1
FATEC 2017 - Biologia - Classificação biológica, Identidade dos seres vivos

Leia o texto.

Estamos presenciando uma inédita crise de biodiversidade, explicada tanto pela destruição ambiental quanto pela falta de conhecimento sobre as espécies (por exemplo, estima-se que menos de 10% das espécies brasileiras de animais sejam conhecidas).

Esse desconhecimento, chamado de impedimento taxonômico, é gerado pela escassez de taxonomistas qualificados e limita severamente as estratégias de conservação da biodiversidade.

<https://tinyurl.com/ycltn6pb> Acesso em: 24.03.2017. Adaptado.

Assinale a alternativa correta considerando o que foi apresentado no texto.

A
A Taxonomia é dispensável para os planos de conservação da biodiversidade, embora fundamente o conhecimento científico sobre o tema.
B
Os taxonomistas são profissionais importantes, porque eles limitam severamente as estratégias de conservação da biodiversidade.
C
Impedimento taxonômico é uma linha de pensamento que deveria ser combatida, a fim de aumentar o desenvolvimento econômico.
D
A conservação requer o conhecimento sobre a biodiversidade; uma estratégia para isso é investir na formação de taxonomistas.
E
A crise de biodiversidade que a humanidade presenciou no passado é a causa principal do impedimento taxonômico atual.
50797e5a-b1
FATEC 2017 - Biologia - Fungos, Identidade dos seres vivos

Uma estante de um escritório ficou fechada durante meio ano. Quando foi reaberta, sentiu-se um odor desagradável dos livros, que tinham as capas com manchas escuras e aveludadas.

Para evitar que outros livros apresentem o mesmo problema, recomenda-se que as demais estantes do escritório sejam

A
umedecidas, dado que os germes que crescem em livros são típicos de ambientes secos.
B
expostas a maior concentração de gás carbônico, já que musgos de livros são autótrofos.
C
expostas a maior concentração de gás oxigênio, já que mofos de livros são autótrofos.
D
arejadas, combatendo os ácaros que depositam ovos escuros nas capas dos livros.
E
arejadas, dificultando a deposição e a germinação de esporos de fungos nas capas dos livros.
50748aa5-b1
FATEC 2017 - Biologia - Platelmintos e Nematódeos, Identidade dos seres vivos

Segundo dados de 2017 da Organização Mundial de Saúde, um quarto da população mundial sofre com ascaridíase, ancilostomose ou tricuríase. Esse contingente de enfermos afeta também a economia dos países, que investem nos tratamentos e perdem em produtividade. Isso porque as pessoas parasitadas rendem menos no trabalho, particularmente quando apresentam anemia, diarreia e cansaço. Assim, o dinheiro público investido em profilaxia (como saneamento básico) apresenta melhores resultados do que o investido no tratamento das doenças.

As doenças em questão são causadas por

A
nematódeos, que absorvem nutrientes nos intestinos dos hospedeiros.
B
bactérias, que se instalam nas articulações dos hospedeiros.
C
cnidários, que digerem a parede celular dos hospedeiros.
D
anelídeos, que se alimentam dos tecidos nervosos dos hospedeiros.
E
equinodermos, que se instalam nos músculos esqueléticos dos hospedeiros.
506bb61f-b1
FATEC 2017 - Biologia - Evolução humana, Identidade dos seres vivos

A afirmação “os humanos descendem dos chimpanzés” é contrariada pelo cladograma apresentado, segundo o qual


A
os chimpanzés são humanos menos evoluídos.
B
os gorilas, os chimpanzés e os humanos descendem, sequencialmente, dos gibões.
C
os gibões, os gorilas e os chimpanzés descendem da linha evolutiva dos humanos.
D
os humanos e os chimpanzés descendem de um ancestral comum exclusivo.
E
os chimpanzés são mais aparentados aos gorilas que aos humanos.
4facd8b9-b1
FATEC 2017 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

Em populações humanas com menos acesso a nutrientes e isoladas geneticamente, a fome atua na seleção evolutiva dos genes poupadores, que estimulam vias metabólicas e fisiológicas responsáveis pela formação de reservas energéticas no corpo.

Indivíduos dessas populações, quando emigram, frequentemente têm acesso a dietas mais calóricas e tendem a apresentar doenças como a

A
diabetes melito tipo II, que é caracterizada pelo desenvolvimento de resistência à insulina.
B
diabetes melito tipo I, que é caracterizada pela deficiência no metabolismo de álcoois.
C
artrite reumatoide, que é oriunda da falta de vitamina A na gravidez.
D
artrite séptica, doença alergênica agravada com o consumo insuficiente de água mineral.
E
artrite gotosa, doença cujos sintomas advêm do consumo excessivo de gorduras insaturadas.
3ac1d6ce-b2
FATEC 2018 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Estudos evolutivos sobre os padrões de desenvolvimento dos seres vivos fazem parte da Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (“Evo–Devo”), um campo de pesquisa que passou a se estruturar principalmente a partir da década de 1980. Nesse campo, resultados como o divulgado no texto podem ter alcance e complexidade ainda maiores quando se fazem comparações com outros tipos de organismos.

Para a ampliação da eficiência na criação de aves de corte no contexto do Evo–Devo, devem ser mais bem aproveitadas as pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de

Leia o texto para responder
à questão.

Entre os diferentes sistemas pecuários, a produção de carne de frango tem um impacto ambiental relativamente baixo. Isso se deve, em parte, à seleção artificial nas últimas décadas, que teve como um objetivo aumentar a eficiência do uso de energia e acelerar as taxas de crescimento desses animais. Como resultado do aumento da taxa de crescimento e outros fatores, as aves passaram a atingir o peso de abate mais cedo. Isso reduziu o uso de recursos para a criação dessas aves principalmente porque, com períodos de crescimento mais curtos, menos energia é necessária para a manutenção das funções corporais. Essa eficiência energética melhorada reduziu consideravelmente o consumo de ração e, pelo menos em relação a esse aspecto, melhorou a sustentabilidade ambiental da produção de frangos de corte.

TALLENTIRE, C. W.; LEINOREN, I; KYRIAZAKIS, I. Artificial selection for improved energy effciency is reaching its limits in broiler chickens. Scientific Reports, v. 8, n. 1168, p. 1, 2018. Adaptado.
A
jabutis e rãs, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos com casca.
B
jacarés e porcos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos amnióticos.
C
ovelhas e cobras-cegas, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a neurulação e a produção de ovos isolécitos.
D
lagartos e sapos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos telolécitos.
E
cavalos e serpentes, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos centrolécitos.
a81cb910-b1
FATEC 2016 - Biologia - Sistema Imunológico, Identidade dos seres vivos

As vacinas são um valioso recurso no combate às doenças infecto-contagiosas, promovendo a produção de anticorpos nos organismos que as recebem. É inegável o efeito positivo das campanhas de vacinação para a saúde pública.

No entanto, algumas pessoas apresentam o que se convencionou chamar de febre amarela vacinal, quadro em que os sintomas da doença se manifestam quando a vacina é aplicada em situações que não são as recomendadas.

Nesse caso, a febre amarela vacinal se manifesta porque a vacina é

A
incapaz de neutralizar o sistema imunológico dos pacientes.
B
incapaz de atacar as bactérias parasitas.
C
preparada com anticorpos produzidos pelos vírus.
D
aplicada em pessoas que já tiveram febre amarela.
E
aplicada em pessoas com o sistema imunológico debilitado.
a7f484a8-b1
FATEC 2016 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Considere o cladograma e o texto para responder à questão.


O planeta vem sofrendo alterações no clima causadas pela atuação humana nos ambientes (mudanças climáticas globais, ou MCG), que podem interferir na temperatura dos ecossistemas e, consequentemente, na sobrevivência de muitas espécies. Algumas espécies têm maior tolerância às variações externas de temperatura. A capacidade de termorregulação de alguns animais se relaciona ao número de ventrículos em seus corações.

Desse modo, assinale a alternativa que explica adequadamente uma das ameaças trazidas pelas MCG à integridade das espécies.

A
Dado que todos os Squamata possuem apenas um ventrículo cardíaco, conclui-se que eles seriam especialmente ameaçados pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a ectotermia.
B
Dado que todos os Reptilia possuem apenas um ventrículo cardíaco, conclui-se que eles seriam especialmente ameaçados pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a ectotermia.
C
Dado que todos os Mammalia possuem apenas um ventrículo cardíaco, conclui-se que eles seriam pouco ameaçados pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a endotermia.
D
Dado que todos os Amniota possuem um ventrículo cardíaco, conclui-se que eles seriam pouco ameaçados pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a ectotermia.
E
Dado que todos os Testudines possuem dois ventrículos cardíacos, conclui-se que eles seriam especialmente ameaçados pelas MCG, já que seus corações só possibilitam a endotermia.
cea4a207-b0
FATEC 2010 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

De acordo com as informações dadas no texto, pode-se concluir que

I. proteínas são fundamentais para a reprodução de vírus como o causador da AIDS.
II. a nanotecnologia poderá vir a ter grande importância para o tratamento do câncer.
III. o fulereno , C60, é empregado para inibir a ação dos vírus causadores do câncer.

É correto o que se afirma em

Considere o texto para responder a questão.

Entre as ideias mais excitantes em nanotecnologia está o desenvolvimento de sistemas moleculares inteligentes, capazes de reconhecer proteínas específicas em vírus, como o da AIDS, e interferir na sua capacidade de reprodução. Investimentos nesse sentido já estão sendo feitos pela empresa C-Sixty (C60 = fulereno), em Houston, com previsões bastante otimistas que, se concretizadas, conferirão um papel importante à nanotecnologia molecular no combate à AIDS.
Por meio do encapsulamento de materiais radioativos contendo actínio-225 e proteínas de reconhecimento, têm sido construídas verdadeiras nanobombas capazes de se ligar a células cancerosas e realizar sua destruição. Pesquisas realizadas no Texas mostraram que as cobaias tratadas com as nanocápsulas sobreviveram cerca de 300 dias em comparação com os 43 dias do grupo não tratado.

(TOMA, H.E. O mundo nanométrico: a dimensão do novo século. São Paulo: Oficina de Textos, 2004. p.39. Adaptado.)
A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
III, apenas.
D
I e II, apenas.
E
II e III, apenas. 
ce95ba07-b0
FATEC 2010 - Biologia - Sistema Excretor Humano, Identidade dos seres vivos

Beber água do mar em excesso pode levar à desidratação porque

A
o excesso de sal ingerido causa diminuição da transpiração e aumento da temperatura.
B
o sal ingerido é excretado pela pele e há obstrução das glândulas sudoríparas.
C
o aumento da quantidade de sais no organismo provoca diminuição do fluxo sanguíneo.
D
os sais ingeridos provocam alteração no processo de digestão dos alimentos.
E
o sal ingerido é excretado dissolvido em água.
ce8c0dc8-b0
FATEC 2010 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

Com base no esquema apresentado, que representa o ciclo reprodutivo de uma fanerógama, são feitas as afirmativas a seguir.

(www.biologiacesaresezar.editorasaraiva. com.br. Acesso em 03.03.2010.)

I. Nessas plantas fanerógamas a fecundação é independente da água.
II. O saco embrionário é o gametófito feminino.
III. Ocorre dupla fecundação, pois duas ou mais oosferas são fecundadas pelo mesmo tubo polínico.
IV. O fruto se desenvolve a partir dos núcleos polares do saco embrionário.

correto o que se afirma em

A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
III e IV, apenas.
D
II, III e IV, apenas.
E
I, II, III e IV.
ce840e21-b0
FATEC 2010 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Sabe-se que pela digestão, as grandes moléculas orgânicas dos alimentos são transformadas em moléculas menores, suficientemente pequenas para atravessar a membrana das células intestinais, passando para o sangue, de onde serão distribuídas para o corpo todo.

Assim, a fim de demonstrar, na prática, a transformação dos alimentos nos processos digestivos, um grupo de alunos realizou a experiência descrita a seguir.

Colocaram em três tubos de ensaio as seguintes misturas:

Tubo 1 : clara de ovo, saliva e hidróxido de sódio.
Tubo 2: macarrão, suco gástrico e ácido acético.
Tubo 3: batata, suco pancreático e bicarbonato de sódio.
Fecharam e mantiveram esses tubos por quatro horas a uma temperatura de 37ºC.

Assinale a alternativa que indica onde, após esse tempo, poderia ser encontrado o dissacarídeo maltose.

A
Apenas no tubo 1.
B
Apenas no tubo 3.
C
Apenas nos tubos 1 e 2.
D
Apenas nos tubos 2 e 3.
E
Nos tubos 1, 2 e 3.
91d7dbd7-b1
FATEC 2015 - Biologia - Sistema Respiratório Humano, Identidade dos seres vivos

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2015, indicam que o número de fumantes no Brasil caiu 31% nos últimos nove anos. No entanto, o país ainda apresenta cerca de 20 milhões de habitantes sujeitos a um maior risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares devido ao tabagismo.

Entre as principais doenças pulmonares relacionadas ao cigarro está o enfisema, que é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, na qual as paredes internas dos alvéolos pulmonares são destruídas. O indivíduo que sofre de enfisema apresenta respiração ofegante, com chiado e falta de ar, que se agravam à medida que a doença avança.

Os sintomas do enfisema estão diretamente relacionados à função das estruturas pulmonares que são afetadas por essa doença. A função principal dessas estruturas é

A
produzir muco para revestir as vias aéreas e garantir a umidificação e purificação do ar inalado.
B
facilitar a passagem do ar até os bronquíolos, onde ocorre o processo de hematose.
C
permitir que ocorram as trocas gasosas entre o sangue e o ar que foi inalado.
D
promover o movimento de inspiração e expiração do ar.
E
sustentar a estrutura interna dos pulmões.
91d43c3f-b1
FATEC 2015 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Para que uma planta possa crescer e se desenvolver, ela precisa de compostos que contenham átomos de carbono, como qualquer outro ser vivo. À medida que a planta se desenvolve, ela incorpora esses compostos às raízes, às folhas e ao caule e há, consequentemente, um aumento de sua massa total.

Em um experimento para verificar qual a origem do carbono presente nas estruturas dos vegetais, foram analisados dois grupos de plantas, todas da mesma espécie e com o mesmo tempo de vida. Essas plantas foram expostas a compostos contendo átomos de carbono radioativo, de modo que fosse possível verificar posteriormente se esses átomos estariam presentes nas plantas.

A tabela apresenta o modo como o experimento foi delineado, indicando as características da terra em que as plantas foram envasadas e da atmosfera à qual foram expostas ao longo do estudo.

É esperado que após um tempo de crescimento dos dois grupos de plantas, nas condições descritas, seja encontrada uma quantidade de átomos de carbono radioativos



A
maior nas plantas do grupo 1, pois essas plantas teriam absorvido, pelas raízes, os compostos orgânicos para realizar a fotossíntese.
B
maior nas plantas do grupo 1, pois essas plantas teriam absorvido, pelas raízes, os compostos orgânicos para utilizá-los como alimento, incorporando-os diretamente em suas estruturas.
C
equivalente nos dois grupos de plantas, pois o carbono incorporado nas estruturas das plantas pode ser obtido tanto a partir das substâncias absorvidas pelas raízes quanto daquelas absorvidas pelas folhas.
D
maior nas plantas do grupo 2, pois essas plantas teriam absorvido, pelas folhas, o gás carbônico para realizar a fotossíntese.
E
maior nas plantas do grupo 2, pois essas plantas teriam absorvido, pelas folhas, o gás carbônico para realizar a respiração.
914b4341-b1
FATEC 2015 - Biologia - Sistema Esquelético e Muscular Humano, Identidade dos seres vivos

Durante a realização de exercícios físicos intensos de média duração, como uma corrida de 400 metros, a principal fonte energética utilizada para a contração dos músculos de um atleta é a reserva de carboidratos que se encontra no interior de suas células musculares.


Essa reserva de carboidratos, no interior das células mencionadas, corresponde a moléculas de

A
amido, o qual é sintetizado a partir da ligação de aminoácidos.
B
amido, o qual é sintetizado a partir da ligação de moléculas de glicose.
C
ácidos graxos, os quais são sintetizados a partir da ligação de aminoácidos.
D
glicogênio, o qual é sintetizado a partir da ligação de moléculas de glicose.
E
glicogênio, o qual é sintetizado a partir da ligação de aminoácidos.
353ccb75-b2
FATEC 2015 - Biologia - Anelídeos e Moluscos, Identidade dos seres vivos

Um grupo de moluscos pertencente à classe dos gastrópodes, conhecidos como lapas, são os portadores do material biológico mais rígido e resistente de que se tem conhecimento, superando o das teias de aranhas. Esse material está presente nos “dentes” desses animais em uma estrutura chamada de rádula, que eles utilizam para raspar e engolir seus alimentos.

Essa estrutura, no entanto, não é exclusiva das lapas, mas é encontrada em quase todos os moluscos, com exceção dos bivalves. Provavelmente a rádula teria surgido no ancestral comum exclusivo de todos os moluscos.

Observe o cladograma que mostra as relações evolutivas entre os moluscos e outros grupos de animais. Os números indicam momentos nos quais teriam ocorrido transformações de alguma característica ao longo da evolução desses seres.



Com base nas informações apresentadas no texto e no cladograma, é correto afirmar que a rádula teria surgido em

A
1 e teria sido perdida em 7 e 8.
B
1 e teria sido perdida em 4.
C
1 e teria sido perdida em 6.
D
2 e teria sido perdida em 13.
E
2 e teria sido perdida em 11.
3538d7b6-b2
FATEC 2015 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Foi realizado um experimento com cinco plantas da mesma espécie para verificar se o crescimento delas poderia ser afetado pela direção dos raios luminosos.

Essas plantas foram iluminadas por uma fonte de luz, fixa em uma determinada posição, e submetidas a tratamentos diferentes desde o momento da germinação, conforme especifica o quadro. O objetivo era avaliar se os diferentes fatores levariam as plantas a crescer em direção à luz (fototropismo positivo).

A figura representa os resultados do experimento verificados após dois dias exatos do crescimento das plantas nas condições descritas.

Tratamentos a que as plantas foram submetidas

Planta 1: foi mantida intacta.

Planta 2: teve o ápice caulinar cortado.

Planta 3: teve o ápice caulinar recoberto por capa opaca.

Planta 4: teve o ápice caulinar recoberto por capa transparente.

Planta 5: teve a base do caule recoberta por material opaco.



<http://tinyurl.com/k74lu4w>Acesso em: 13.03.2015. Adaptada.


Os resultados observados no experimento são decorrentes da interação entre a luz e um hormônio vegetal denominado ácido indolacético (AIA), produzido no ápice caulinar.

Com base nesses resultados, é correto afirmar que o AIA promove fototropismo

A
negativo, contanto que o ápice caulinar seja removido.
B
negativo, contanto que o ápice caulinar esteja presente, e a base do caule receba estímulo luminoso.
C
negativo, contanto que o ápice caulinar esteja presente, e qualquer parte da planta receba estímulo luminoso.
D
positivo, contanto que o ápice caulinar esteja presente, e a base do caule receba estímulo luminoso.
E
positivo, contanto que o ápice caulinar esteja presente e receba estímulo luminoso.
34badc30-b2
FATEC 2015 - Biologia - Órgãos dos sentidos, Identidade dos seres vivos

O texto menciona que a exposição contínua a ruídos intensos pode levar a danos nas células sensoriais da orelha. Uma lesão desse tipo afetaria especificamente as células

O barulho, no ambiente de trabalho, pode ser muito prejudicial, pois a exposição diária e contínua a ruídos com intensidade superior a 85 dB (decibéis) pode levar a danos permanentes nas células sensoriais da orelha, causando desde perda parcial até perda total da audição. Por esse motivo, nesses locais, o trabalhador deve sempre utilizar o equipamento de proteção individual.

Em um exame médico periódico, foi realizado um teste de audiometria de via aérea para verificar a acuidade auditiva de um trabalhador. Nesse tipo de teste, o paciente fica em uma cabine acústica, hermeticamente isolada, usando um fone de ouvido em suas orelhas e um botão acionador em sua mão. O médico executa, então, sons com diferentes frequências e em níveis crescentes de intensidade sonora. Toda vez que o paciente consegue perceber o som, ele aciona o botão, e esse acionamento registra em um audiograma o nível mínimo de intensidade sonora que ele consegue escutar em cada uma das frequências testadas.

O resultado do teste realizado por esse trabalhador está apresentado no audiograma a seguir, juntamente com a tabela de referência de perda auditiva de Lloyd e Kaplan, utilizada para fazer o diagnóstico. 



A
da cóclea, comprometendo a capacidade de percepção do som na orelha interna.
B
da cóclea, comprometendo a capacidade de captação das ondas sonoras na orelha externa.
C
do tímpano, comprometendo a capacidade de transmissão das vibrações para a orelha interna.
D
do tímpano, comprometendo a capacidade de captação das ondas sonoras na orelha externa.
E
do tímpano, comprometendo a capacidade de percepção do som na orelha interna.
0983eb3c-b1
FATEC 2014 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

As sequoias são árvores que ocorrem na região oeste da América do Norte e que pertencem ao grupo das coníferas, também chamado de gimnospermas. Elas podem atingir mais de 100 metros de altura e para que ocorra fotossíntese em suas folhas, a água captada pelas raízes precisa percorrer toda essa distância e alcançar as suas copas. Em um edifício de altura equivalente, seria necessário o uso de potentes bombas d’água para realizar o transporte de água até os andares mais altos. Já no caso das sequoias e de qualquer outra planta de grande porte com vasos condutores de seiva, o transporte da água até o topo é explicado pela teoria da coesão-tensão de Dixon.

De acordo com essa teoria, o transporte da água no interior das sequoias é decorrente, principalmente,

A
do bombeamento feito por vasos pulsáteis das raízes.
B
do aumento da temperatura das folhas e do tronco.
C
da perda de água nas folhas por transpiração.
D
da entrada contínua de água pelas raízes.
E
da movimentação das folhas pelo vento.
08eabb7b-b1
FATEC 2014 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

O conjunto de equipamentos descrito no texto reproduz o mecanismo fisiológico do organismo para controlar a glicemia (concentração de glicose no sangue). Em um indivíduo saudável, esse controle ocorre pela via ilustrada na figura apresentada.



Com base nas informações contidas no texto e na figura, é possível dizer que o novo equipamento auxilia o tratamento do diabetes tipo 1, ao cumprir as funções do

Um dispositivo portátil mostrou-se eficaz em controlar o diabetes tipo 1 em adultos e jovens com a doença. Segundo os pesquisadores que desenvolveram a tecnologia, a técnica é mais prática e segura do que as disponíveis atualmente para tratar o problema. O equipamento é formado por um pequeno sensor inserido sob a pele de um lado do abdome do paciente. Esse sensor mede os níveis de glicose no sangue e envia essa informação a um smartphone adaptado. O smartphone, a partir desses dados, calcula a quantidade de insulina e glucagon que deve ser secretada. Os hormônios são administrados por duas pequenas bombas ligadas a tubos finos que são inseridos sob a pele do outro lado do abdome do paciente.

(http://tinyurl.com/veja-cientistas Acesso em: 28.08.14. Adaptado)

A
fígado e do pâncreas, liberando insulina para diminuir a glicemia e glucagon para aumentá-la.
B
fígado, liberando insulina para diminuir a glicemia e glucagon para aumentá-la.
C
fígado, liberando insulina para aumentar a glicemia e glucagon para diminuí-la.
D
pâncreas, liberando insulina para diminuir a glicemia e glucagon para aumentá-la.
E
pâncreas, liberando insulina para aumentar a glicemia e glucagon para diminuí-la.