Questõesde UFU-MG sobre Hereditariedade e diversidade da vida

1
1
1
Foram encontradas 8 questões
2b09ca99-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

A partir das informações apresentadas, qual vacina teria uma melhor resposta imunológica contra a dengue?

    Uma determinada empresa disponibiliza quatro possíveis vacinas para a dengue (V1, V2, V3 e V4), que possuem diferentes combinações dos três genes estruturais do vírus da dengue, o gene C, que codifica para uma proteína do nucleocapsídeo viral; o gene M e o gene E, que codificam para proteínas da superfície do vírus, esses estão representados por bandas na composição de cada vacina na Figura 1.

Figura 1

    Juntamente com as potenciais vacinas de DNA, essa empresa realizou um estudo in vivo com 10 camundongos nos quais foram injetadas vacinas com DNA controle e com os genes C, M e E a fim de avaliar a resposta imunológica quanto à produção de anticorpos (Figura 2) e de células T citotóxicas (Figura 3).


GODOY, M. A. F. et al. Estudo de caso: como desenvolver uma vacina de DNA contra a dengue? Genética na escola, v.13, n.2, 2018. p. 144-153. (Adaptado). 
A
V2.
B
V1.
C
V3.
D
V4.
2af26a06-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

A fim de refazer os experimentos de Mendel, um pesquisador cruzou uma planta com sementes amarelas lisas (duplamente homozigota dominante) com uma planta pura com sementes verdes rugosas (duplamente homozigota recessiva). Foram produzidas plantas F1. A seguir, o pesquisador realizou a autopolinização de F1, produzindo a geração F2, totalizando 3200 plantas.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta o número total de plantas com uma característica dominante e uma característica recessiva.

A
1800.
B
1200.
C
600.
D
200.
7750536b-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

Em uma olimpíada, a ausência de corpúsculo de Barr (cromatina sexual) nas células interfásicas da mucosa bucal pode ser um critério utilizado para a exclusão de atletas de uma competição feminina. Sabendo-se que o corpúsculo de Barr corresponde a um cromossomo X inativo (heterocromatina), analise as seguintes afirmativas:

I - Nas mulheres (assim como nas fêmeas dos mamíferos em geral), o cromossomo X inativo é, preferencialmente, o cromossomo X de origem paterna.

II - A ausência de cromatina sexual, nas células interfásicas da mucosa bucal, permite detectar mulheres com cariótipo masculino (46, XY) que possuem mutação ou deleção no gene SRY.

III - A inativação do cromossomo X faz com que a quantidade de genes ativos nas células das fêmeas dos mamíferos seja igual à quantidade de genes ativos nas células dos machos. A esse mecanismo dá-se o nome de compensação de dose.

IV - O exame de corpúsculo de Barr permite detectar precocemente indivíduos aneuplóides com cariótipos: 45, X; 47, XXY; e 47, XYY.

Assinale a alternativa correta.

A
Apenas I e III são verdadeiras.
B
Apenas I e IV são verdadeiras.
C
Apenas II e III são verdadeiras. 
D
Apenas II e IV são verdadeiras.
cdc8441c-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

O albinismo é condicionado por um alelo recessivo a. Um casal normal heterozigoto para o albinismo quer saber, aproximadamente, qual a probabilidade de, se tiverem 5 filhos, serem os dois primeiros filhos albinos, o terceiro normal heterozigoto e os dois últimos normais homozigotos.

A
0,2%
B
1%
C
31%
D
62%
cdaf02c0-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

Na espécie humana, o número de cromossomos presentes em um neurônio, no espermatozóide, no óvulo e na célula adiposa é, respectivamente:

A
23, 23, 23, 23
B
46, 46, 46, 46
C
46, 23, 23, 46
D
23, 46, 26. 23
dbd7ec50-a6
UFU-MG 2017 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Em relação aos graus de dominância em Genética, são feitas as seguintes afirmativas:

I. Nos cruzamentos clássicos das ervilhas de Mendel, a descendência F1 sempre se assemelha a uma das variedades progenitoras, pois um alelo em um par mostra completa dominância sobre o outro.
II. No cruzamento entre plantas bocas-de-leão de cor vermelha com plantas de cor branca, todos os híbridos F1 têm flores cor-de-rosa. O intercruzamento dos híbridos F1 produz descendência F2 com proporção fenotípica de três vermelhas para uma branca, clássico exemplo de dominância incompleta.
III. No grupo sanguíneo humano MN, indivíduos heterozigotos exibem os fenótipos M e N, pois as duas moléculas estão presentes, caracterizando um exemplo de codominância.
IV. No cruzamento de ervilhas duplamente heterozigotas para a cor e a textura da semente, a proporção fenotípica será 9:3:3:1.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

A
I, II e III
B
I, II e IV
C
I, III e IV
D
II, III e IV
69d7e18a-a5
UFU-MG 2018 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

O daltonismo é um distúrbio moderado ligado ao cromossomo X que se caracteriza pela cegueira para as cores verde e vermelha.


Considerando-se o cruzamento de uma mulher carreadora do alelo para o daltonismo ao se casar com um homem de visão normal, as chances de as filhas desse casal serem carreadoras é de

A
50%.
B
25%.
C
100%.
D
0%.
4079ad92-b2
UFU-MG 2016 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

Nos camundongos, o gene e, recessivo, produz pelos encrespados, e seu alelo dominante, pelos normais. Em outro par de genes alelos, o gene recessivo a produz fenótipo albino, enquanto seu alelo dominante produz fenótipo selvagem. Quando camundongos diíbridos foram cruzados com camundongos albinos e de pelos encrespados, foram obtidos 79 camundongos de pelos encrespados e selvagens, 121 com pelos encrespados e albinos, 125 de pelos normais e selvagens e 75 com pelos normais e albinos.
Qual esquema representa a posição dos genes no diíbrido?

A


B


C


D