Questõessobre Saúde

1
1
Foram encontradas 23 questões
d8cb86af-73
USP 2021 - Atualidades - Saúde, Atualidades do ano de 2020

A pandemia da COVID-19 acendeu o alerta sobre os impactos que a rápida disseminação de enfermidades produz em um mundo cada vez mais globalizado. Além disso, ressaltou a importância das pesquisas científicas na descoberta, tratamento e controle de doenças tropicais negligenciadas, muitas delas recorrentes em diferentes países do mundo. Os mapas a seguir indicam as taxas de incidência de doenças tropicais negligenciadas (total de casos por milhão de habitantes) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos respectivos países.  


   Fabrício Marques. “Uma agenda para as doenças esquecidas”.
Revista Pesquisa FAPESP, abril/2021. Adaptado.

Em relação à incidência de doenças tropicais negligenciadas, é correto afirmar:  

A
Na África, é maior nos países com os maiores PIB per capita, em especial na região subsaariana. 
B
Na Ásia, é menor nos países com os menores PIB per capita, com destaque para Ásia Setentrional.
C
Na América do Sul, é menor nos países da América Platina, com os menores PIB per capita da região.  
D
Na América do Norte, com elevado PIB per capita, a incidência é menor em comparação ao Oriente Médio. 
E
Na Oceania, apesar do PIB per capita elevado, verifica-se alta incidência, com destaque para a Austrália. 
0cc10c2c-88
CEDERJ 2020 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

As milhares de mortes no Brasil, em decorrência da difusão da pandemia de coronavírus, além de provocar sérias consequências para o sistema de saúde brasileiro e para a economia, revelaram uma dificuldade de cooperação e coparticipação entre os entes fe d e ra tivo s durante a crise sa n itá rio - econômica.
Nesse contexto, um dos problemas de coordenação politico-territorial no combate à pandemia está descrito na seguinte afirmativa:

A
As capacidades financeiras não estiveram concentradas na União, mas sim nos municípios, que possuem a menor parte das atribuições.
B
A atuação foi coordenada entre os entes federativos, com destaque para a premência de ações nas escalas locais em um território profundamente desigual.
C
A Constituição Federal de 1988 manteve a tradição de desconcentrar a capacidade de legislar na escala federal, o que aumentou a autonomia dos governos de estados e municípios para se lançarem em iniciativas próprias.
D
A concorrência de atribuições, pouca clareza na letra da lei e propensa a barganhas federativas, foi frequentemente caracterizada por sobreposições , incoerências e lacunas significativas na oferta de bens e serviços públicos os mais essenciais.
40d728eb-6a
URCA 2021 - Atualidades - Saúde

Analisando as informações apresentadas nos textos, podemos afirmar:

Leia os fragmentos de texto abaixo e responda o item correto:


“O EFEITO BUMERANGUE”

Texto I


“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”. 

Fonte:https://nacoesunidas.org/surto-de-coronavirus-e-reflexo-da-degradacao-ambiental-afirma-pnuma/


Texto II


“Após medidas de isolamento tomadas como forma de dificultar a propagação da COVID-19, animais têm sido vistos em locais nos quais antes era comum o tráfego de pessoas. A quarentena colocou em casa pelo menos 2,8 bilhões de pessoas em todo o planeta e, enquanto não ocorrem medidas de flexibilização, os animais têm cuidado de ruas, canais e lagoas”. 

Fonte:https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/04/27/interna_internacional,1142282/video-natureza-retoma- espaco-durante-a-pandemia-de-covid-19.shtml


A
O efeito bumerangue que é apresentado nos dois textos representa a divergência entre zoonoses e destruição dos ecossistemas.
B
Os efeitos da devastação ambiental não geram impactos à sociedade.
C
O isolamento social durante a pandemia tem mostrado que a presença humana amplia a capacidade de regeneração dos ecossistemas em lugares turísticos.
D
O efeito bumerangue expresso nos dois textos representa a impossibilidade de resiliência dos ecossistemas.
E
A relação paradoxal sociedade-natureza expressa a partir da destruição dos habitats selvagens pelas atividades humanas.
40becd9b-6a
URCA 2021 - Atualidades - Saúde

Analisando as informações apresentadas nos textos, podemos afirma que:

Leia os textos a seguir:


Texto I


   Você sabia que uma simples lavagem de mãos pode ser alternativa eficaz na prevenção de infecções graves? De acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ato de lavar as mãos corretamente impede o risco de transmissões cruzadas de microorganismos, entre eles, o coronavírus (Covid-19).


   A lavagem das mãos deve acontecer de acordo com as superfícies com que a pessoa entra em contato, ser feita com água e sabão e durar pelo menos 1 minuto”, orienta Pedro Pinheiro Bessa, médico do Hospital São José de Doenças Infecciosas. Para o álcool 70% em gel ou solução, a orientação é friccionar as mãos pelo menos por 20 segundos.


Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Disponível em: < https://www.saude.ce.gov.br/2020/03/03/saude-orienta-sobre-importancia-da-higienizacao-das-maos/ >. Acesso em: 9 abr. 2020


Texto II


CORONAVÍRUS E DESAFIOS À PREVENÇÃO: BRASIL TEM 31,3 MILHÕES SEM ÁGUA ENCANADA E 11,6 MILHÕES EM CASAS 'SUPERLOTADAS'


   [...] no Brasil, a pobreza extrema, a falta de saneamento básico e a precariedade das moradias são desafios para conter a expansão do vírus.


   Há dois pontos fundamentais que indicam as dificuldades do país no enfrentamento à pandemia do coronavírus: 31,1 milhões de brasileiros (16% da população) não têm acesso a água fornecida por meio da rede geral de abastecimento; 74,2 milhões (37% da população) vivem em áreas sem coleta de esgoto e outros 5,8 milhões não têm banheiro em casa; 11,6 milhões de brasileiros (5,6% da população) vivem em imóveis com mais de 3 moradores por dormitório, o que é considerado adensamento excessivo.


Fonte: G1. Disponível em: < https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/28/corona virus-e-desafios-a-prevencao-brasil-tem-313-milhoes-sem-agua-encanada-e-116-milhoes-em-casas-superlotadas.ghtml>. Acesso em 9 abr. 2020

A
As precárias condições das moradias no Brasil não têm relação direta com a contaminação do Covid-19.
B
A universalização do saneamento básico no Brasil é uma realidade em todas as macrorregiões, isso o que torna o primeiro país no mundo a ter 100% da população atendida.
C
Além da proliferação de doenças, a ausência de saneamento básico pode ocasionar maiores riscos de poluição de rios, lagos e mananciais, e águas subterrâneas.
D
A falta de saneamento básico no Brasil não pode ser considerado um desafio para o enfrentamento da pandemia Covid-19.
E
A acelerado processo de urbanização no Brasil resultou em cidades planejada, o que é justificado pela a existência de uma pequena porcentagem da população que não apresenta coleta de esgoto.
2217e1e4-65
UNESP 2021 - Atualidades - Saúde, Atualidades do ano de 2020, Questões Sociais

Analise o mapa.

Casos confirmados de covid-19 por município no estado

de São Paulo no dia 7 de abril de 2020


De acordo com as informações do mapa, a dispersão da covid-19 no estado de São Paulo acompanhou

A
o padrão pedológico regional.
B
os grandes eixos rodoviários.
C
as isolinhas de fatores climáticos.
D
as zonas econômicas especiais.
E
os centros urbanos metropolitanos.
f88c818a-fc
FUVEST 2019 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que usou informações de data e local de mortes de macacos por um determinado vírus. A partir do estudo, construiu‐se um modelo epidemiológico que descreve o sentido de deslocamento e os corredores ecológicos funcionais (corredores prováveis) do vírus.



Com base nas informações e no mapa, o corredor ecológico funcional desse vírus, que atingiu a maior abrangência territorial no Estado de São Paulo durante o ano de 2017, avançou principalmente por quaisregiões e causou qual enfermidade?

A
Sul de Minas Gerais e Vale do rio Ribeira de Iguape; Chikungunya.
B
Sul de Minas Gerais e São José do Rio Preto; Dengue.
C
Vale do rio Ribeira de Iguape e Região Metropolitana de São Paulo; Zika.
D
Sul de Minas Gerais e Campinas; Febre Amarela.
E
Litoral de São Paulo e Vale do rio Ribeira de Iguape; Gripe.
fe89f64b-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Atualidades - Atualidades do ano de 2014, Saúde, Questões Sociais

“A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu à comunidade internacional que ajude os países afetados a combater a epidemia de Ebola, a pior em quatro décadas. Em conferência de imprensa, Chan afirmou que os países da África Ocidental, os mais atingidos pela epidemia, ‘não têm meios para responderem sozinhos’ à doença. ” (globo/interior. Adaptado).
A declaração da OMS sobre o Ebola considera a questão

A
um problema de saúde internacional.
B
localizada e restrita aos países africanos.
C
geograficamente restrita e de lenta expansão.
D
irrelevante diante de outros problemas africanos.
E
secundária para países desenvolvidos.
29d8fc1a-d9
IF-TM 2018 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

Vacinação em queda no Brasil preocupa autoridades por risco de surtos e epidemias de doenças fatais

Desde 2013, a cobertura de vacinação para doenças como caxumba, sarampo e rubéola vem caindo ano a ano em todo o país e ameaça criar bolsões de pessoas suscetíveis a doenças antigas, mas fatais. O desabastecimento de vacinas essenciais, municípios com menos recursos para gerir programas de imunização e pais que se recusam a vacinar seus filhos são alguns dos fatores que podem estar por trás da drástica queda nas taxas de vacinação do país.
O que o governo mais teme é que a redução de pessoas vacinadas crie bolsões de indivíduos suscetíveis a doenças antigas e controladas no país. Em um grupo como esse, a presença de apenas uma pessoa infectada poderia causar um surto de grandes proporções.
Foi o que houve nos Estados do Ceará e Pernambuco entre 2013 e 2015. Após quase dez anos com cobertura de vacinação acima de 95% contra sarampo, caxumba e rubéola, em 2013 houve forte queda na cobertura de pessoas vacinadas nos dois Estados, seguida por um surto de sarampo que teve início no Pernambuco e se alastrou para 38 municípios do Ceará.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil41045273. Acesso em: 24 set. 2018.) De acordo com o trecho da reportagem, assinale a alternativa correta.

De acordo com o trecho da reportagem, assinale a alternativa correta.

A
Doenças como caxumba, sarampo e rubéola não existem no Brasil.
B
Não é mais necessário vacinar a população brasileira contra doenças como caxumba, sarampo e rubéola.
C
Doenças como caxumba, sarampo e rubéola não apresentam riscos à população brasileira.
D
No Brasil, não é possível haver surtos de doenças como caxumba, sarampo e rubéola.
E
A vacinação em queda no Brasil causa risco de epidemias de doenças, como o sarampo.
5a10ddda-bf
UFPR 2019 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

A epidemia de sarampo é um fenômeno global. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2017, a doença foi responsável por 110 mil mortes. Segundo essas entidades, os casos notificados no mundo triplicaram nos sete primeiros meses na comparação com igual período de 2018. O Brasil, segundo o Ministério da Saúde, vinha de um histórico de não registrar casos adquiridos dentro do país desde o ano 2000. Em 2018, contudo, a doença reapareceu a partir de casos importados, disseminandose, sobretudo, no estado:

A
de São Paulo.
B
do Amazonas.
C
de Roraima.
D
de Minas Gerais.
E
da Bahia.
c9b4181d-ba
UERJ 2011 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

O Ministério da Saúde do Haiti informou que 4.030 pessoas morreram até 24 de janeiro de

2011, em decorrência da epidemia de cólera. A situação se agrava, pois o país ainda busca

a reconstrução depois do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital Porto

Príncipe e outras cidades importantes.

Adaptado de http://operamundi.uol.com.br, 28/01/2011


A
desenvolvimento tecnológico − IDH baixo
B
mão de obra qualificada − economia de base agrícola
C
centralismo estatal − recursos internacionais escassos
D
distribuição equilibrada de renda − criminalidade elevada

c879c6c8-e3
FAG 2014 - Atualidades - Atualidades do ano de 2014, Saúde, Questões Sociais

Leia o trecho abaixo.


A doença do vírus Ebola (anteriormente conhecida como febre hemorrágica Ebola) é uma doença grave, muitas vezes fatal, com uma taxa de letalidade que pode chegar até os 90%. A doença afeta os seres humanos e primatas não-humanos (macacos, gorilas e chimpanzés)....
Os principais sintomas são o início súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta são os sinais e sintomas típicos. A pessoa infectada também tem vômitos, diarreia, disfunção hepática, erupção cutânea, insuficiência renal e, em alguns casos, hemorragia tanto interna como externa. O período de incubação, ou o intervalo de tempo entre a infecção e o início dos sintomas, pode variar de dois até 21 dias. Os pacientes tornam-se contagiosos apenas quando começam a apresentar os sintomas. Eles não são contagiosos durante o período de incubação. A confirmação dos casos de Ebola é feita por exames laboratoriais específicos.
                        Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/10/tire-suas-duvidas-sobre-o-virus-ebola


Sobre o Vírus Ebola, analise as afirmativas abaixo:


I - O Ebola foi introduzido na população humana por meio de contato direto com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de animais infectados.
II – A transmissão do Ebola também pode ocorrer pelo ar, e por isso é considerado um vírus muito perigoso.
III - O Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, em dois surtos simultâneos: um em uma aldeia perto do rio Ebola, na República Democrática do Congo, e outro em uma área remota do Sudão.
IV – O surto de 2014 atinge principalmente os países do oeste Africano com mais casos e mortes na Guiné, Serra Leoa e Libéria.
V – O Brasil já detectou mais de 20 casos de Ebola país, oriundos de estrangeiros que pedem refúgio ao governo brasileiro, inclusive com uma suspeita confirmada em Cascavel-PR.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas: 

A
Estão corretas as afirmativas I, III, IV e V.
B
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
C
Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
D
Estão corretas as afirmativas I, III, IV.
E
Todas as afirmativas estão corretas.
bcadaf1b-e0
FAG 2014 - Atualidades - Atualidades do ano de 2014, Saúde, Questões Sociais

Sobre o Vírus Ebola, analise as alternativas abaixo:


I - O Ebola é introduzido na população humana por meio de contato direto com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de animais infectados.
II – A transmissão do Ebola também pode ocorrer pelo ar, e por isso é considerado um vírus muito perigoso.
III - O Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, em dois surtos simultâneos: um em uma aldeia perto do rio Ebola, na República Democrática do Congo, e outro em uma área remota do Sudão.
IV – O surto de 2014 atinge principalmente os países do oeste Africano com mais casos e mortes na Guiné, Serra Leoa e Libéria.
V – O Brasil já detectou mais de 20 casos de Ebola país, oriundos de estrangeiros que pedem refúgio ao governo brasileiro, inclusive com uma suspeita confirmada em Cascavel-PR.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:

A
Estão corretas as afirmativas I, III, IV e V.
B
Estão corretas as Afirmativas I, II, III e IV.
C
Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
D
Estão corretas as afirmativas I, III, IV.
E
Todas as afirmativas estão corretas.
7733a834-de
Esamc 2015 - Atualidades - Atualidades do ano de 2014, Saúde, Questões Sociais

 Atente para as informações para responder a questão:


    Não se ouvia falar em outra coisa a não ser naquela nova doença [causa- da pelo vírus ebola] que progredia também para vilarejos vizinhos [no Sudão, África]. [...] Agulhas que administravam soros e drogas aos enfermos eram reutilizadas em outras pessoas e traziam o microrganismo. Agulhas não descartáveis catalisavam a epidemia. Estávamos em uma época anterior à aids [1976] e não se cogitava o descarte dos materiais contaminados. A bem da verdade, essa situação não mudaria muito mesmo com o conhecimento da aids, uma vez que em regiões pobres continuaram a ser usadas agulhas e seringas não descartáveis por problemas de custo.
(UJVARI, Stefan Cunha. . A História da humanidade contada pelos vírus SP: Contexto, 2008, p. 180.)


     A rápida expansão da doença [causada pelo vírus ebola] (5 mil mortos até o início de novembro) aumenta o mecanismo da dor. Pouco importa que ela não seja tão contagiosa – exceto por contato direto. A taxa de mortalidade das pessoas atingidas (cerca de 50%) justifica que se julgue esse vírus mais assustador que outros males cujas vítimas se mostram bem mais numerosas na África: aids (1,25 milhão de mortos em 2012), malária (1,1 milhão de mortos em 2010), acidentes de trânsito, falta de água potável ou simples- mente a fome e as guerras de verdade.
(CANARD, Bruno. . Fardas sob o jaleco In____ Jornal le Monde Diplomatique Brasil, Ano 8, nº 89, dezembro de 2014, p. 31-32.) 


Os fragmentos tratam da disseminação do vírus ebola sobre o Continente africano. Em relação ao tema, julgue os itens:


I. As precárias condições econômicas e sociais da África podem ser apontadas como fatores determinantes para o surgimento e a expansão do vírus no Continente.
II. A falta de informações, que tem como causa o alto número de analfabetos no continente africano, explica a utilização de material não descartável entre os contaminados pela aids e pelo ebola.
III. Apesar do grande número de vítimas fatais, o ebola, proporcionalmente, não é a maior causa de mortes no continente africano, sendo superado por outras doenças, por guerras e por problemas sociais.



Está (ão) correto (s):

A
I apenas.
B
I e II apenas.
C
I e III apenas.
D
II e III apenas.
E
I, II e III.
f2448797-d7
EBMSP 2018 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais



Com base nos conhecimentos sobre a Geografia da Saúde no espaço mundial, é correto afirmar:

A
No século XIX ocorreram sucessivas epidemias de cólera na Inglaterra devido à poluição atmosférica.
B
No Brasil a malária é mais recorrente na Região Nordeste do que nas demais regiões porque, o ecossistema foi degradado.
C
O aquecimento global é responsável pela proliferação das doenças endêmicas, fato que explica o aumento dos casos de Zika, tuberculose e esquistossomose no Brasil, na última década.
D
O abandono das regiões periféricas favorece a cultura do acúmulo de lixo, possibilitando condições favoráveis à incidência de criadouros de agentes transmissores de endemias.
E
A situação na Região Nordeste do Brasil, é a mais crítica do continente americano no que se refere a epidemias, por isso, a atuação da OMS é maior do que nas demais regiões periféricas, objetivando a erradicação das endemias.
2e98446c-d8
FGV 2014 - Atualidades - Atualidades do ano de 2014, Saúde, Questões Sociais

A existência nacional da Libéria está “seriamente ameaçada” pelo vírus mortal do Ebola, que está “se espalhando como fogo e devorando tudo em seu caminho”, disse o ministro da Defesa do país ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira [09/09/2014].

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/ebola-ameaca-seriamente-a-existencia-da-liberia-diz-ministro

Sobre esse tema, é correto afirmar:

A
A epidemia está presente em países como Libéria, Guiné e Serra Leoa, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que se trata de um problema da região e que não há risco de disseminação internacional.
B
Na Libéria, os efeitos da atual epidemia de Ebola se fazem sentir não apenas na infraestrutura do sistema de saúde, já sobrecarregada, mas também na segurança pública e no conjunto da economia.
C
Contrariando recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Libéria se recusou a estabelecer áreas de quarentena e a impor toque de recolher, fato que aumenta as possibilidades de contaminação.
D
Por causa da epidemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou a suspensão de viagens aéreas para a Libéria e demais países afetados, mesmo de aviões de carga que levem alimentos e remédios.
E
Apesar da epidemia, nenhum país africano fechou fronteiras ou adotou restrições comerciais com as áreas atingidas, seguindo orientações da União Africana (UA).
11bf4932-d6
EBMSP 2018 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais


WEINBERG, Mônica; BUSTAMONTE, Luisa; SAMPAIO, Jana. Alerta Vermelho. VEJA. São Paulo: Abril, e. 2592, a. 51, n. 30, 25 jul. 2018. p.59-65.

O curso ascendente dos índices de mortalidade infantil no Brasil a partir de 2015, registrada no gráfico, relaciona-se com

A
as mudanças na estrutura tradicional das famílias, responsáveis por destinar aos homens a responsabilidade pelo cuidado e orientação dos filhos, tarefas antes desempenhadas pelas mulheres.
B
a recessão econômica, com o aumento da pobreza e com o impacto do congelamento de investimentos públicos na área de saúde.
C
efeitos colaterais negativos de medicamentos infantis mais baratos, importados de países pouco desenvolvidos, que disputam amplos setores do mercado farmacêutico internacional.
D
a extrema carência de insumos destinados à produção de vacinas no mercado nacional, em razão do seu alto preço e do desconhecimento do número preciso de crianças a serem atendidas.
E
a profunda desconfiança das famílias quanto à presença de Agentes Comunitários de Saúde que atuam na educação sanitária infantil.
4cb11599-c7
UFSC 2010 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

Com relação ao exposto acima, assinale a proposição CORRETA.


No Brasil, com a distribuição mais justa da renda nos últimos anos, as pessoas mais jovens e com renda inferior a um salário mínimo passaram a ter mais acesso a consultas médicas e odontológicas junto à rede privada de saúde.

Brasil, mostra tua cara

Pesquisas apontam que a consolidação da democracia tem colaborado com sensíveis melhoras nos índices econômicos e sociais – mas falta muito para superar o velho carma da desigualdade.

Adaptado de: DIEGUEZ, Flávio. Discutindo Geografia. São Paulo: Escala, p. 35, Ano 4, n. 20 [s.d].

C
Certo
E
Errado
dc2f5eab-bb
UNEB 2014 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

A epidemia do ebola colocou a África no centro das atenções internacionais e sobre esse continente, é correto afirmar:

Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e, ao se difundir, mata grande número de pessoas. O câncer, por exemplo, é responsável por um número muito grande de mortes, mas não é considerado pandemia porque não é uma doença infecciosa, como a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Pelo menos 30 novas doenças foram descobertas em diversas partes do mundo, nos últimos 20 anos. Características do mundo atual, como pobreza urbana, negligência no desenvolvimento de vacinas e baixa qualidade nos serviços de saúde pública, entre outras, potencializam os efeitos das pandemias. (PANDEMIAS..., 2014).
A
Os climas do continente são simétricos a partir do Equador.
B
A África Setentrional agrega países com população majoritariamente negra, apresenta um baixo IDH, o que explica a maior concentração de pessoas contaminadas pelo vírus ebola.
C
O país da África Oriental que apresenta maior desenvolvimento econômico é a Nigéria, devido às potencialidades naturais e à melhor distribuição de renda.
D
Os conflitos armados na África Subsaariana deixaram de existir, em função do combate à epidemia do ebola, que, para ser debelada, necessita da maior integração e cooperação entre os países.
E
A Tunísia é o único país africano laico, democrático e com uma distribuição igualitária da população.
dc2acadc-bb
UNEB 2014 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

O continente africano é associado, de uma forma geral, a situações complexas e difíceis, como o continente, entre outros, de origem do vírus da Aids e do ebola, do subdesenvolvimento, da fome, de guerras.

Essa visão decorre de um processo histórico que pode ser corretamente associado

Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e, ao se difundir, mata grande número de pessoas. O câncer, por exemplo, é responsável por um número muito grande de mortes, mas não é considerado pandemia porque não é uma doença infecciosa, como a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Pelo menos 30 novas doenças foram descobertas em diversas partes do mundo, nos últimos 20 anos. Características do mundo atual, como pobreza urbana, negligência no desenvolvimento de vacinas e baixa qualidade nos serviços de saúde pública, entre outras, potencializam os efeitos das pandemias. (PANDEMIAS..., 2014).
A
à ausência de civilizações africanas originais no período que antecedeu à colonização e à organização de sociedades simples, primitivas, características das relações sociais tribais.
B
ao hábito de desqualificar os povos africanos, em decorrência do tráfico negreiro, que auferiu enormes lucros à burguesia europeia e norte-americana, no processo da expansão comercial e marítima.
C
às guerras entre as diversas etnias africanas, que forçaram a intervenção dos países europeus, consolidada pela Conferência de Berlim.
D
ao processo de dominação imperialista, que justificou a colonização da África com base nas concepções do darwinismo social, defensor da concepção da superioridade racial.
E
à luta pela descolonização africana, que contou com o apoio e ajuda dos Estados Unidos e da União Soviética, visto que os africanos se mostraram incapazes de resolver seu próprio destino político.
88c057cd-b2
FATEC 2018 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

Um surto de febre-amarela atingiu o Brasil entre 2017 e 2018. Apesar de o vírus ser o mesmo, costuma-se distinguir essa doença em urbana, que ocorre nas cidades, e em silvestre, que ocorre nas matas e nas áreas rurais.

A transmissão dessa moléstia ocorre por intermédio de mosquitos que habitam e circulam em

A
florestas boreais e áreas desérticas.
B
florestas tropicais e áreas de cerrado.
C
florestas de coníferas e áreas de tundra.
D
florestas mediterrâneas e áreas montanhosas.
E
florestas temperadas e áreas de picos gelados.