Atente para as informações para responder a questão:
Não se ouvia falar em outra coisa a não ser naquela nova doença [causa-
da pelo vírus ebola] que progredia também para vilarejos vizinhos [no Sudão, África]. [...] Agulhas que administravam soros e drogas aos enfermos
eram reutilizadas em outras pessoas e traziam o microrganismo. Agulhas
não descartáveis catalisavam a epidemia. Estávamos em uma época anterior à aids [1976] e não se cogitava o descarte dos materiais contaminados.
A bem da verdade, essa situação não mudaria muito mesmo com o conhecimento da aids, uma vez que em regiões pobres continuaram a ser usadas
agulhas e seringas não descartáveis por problemas de custo.
(UJVARI, Stefan Cunha. . A História da humanidade contada pelos vírus
SP: Contexto, 2008, p. 180.)
A rápida expansão da doença [causada pelo vírus ebola] (5 mil mortos até
o início de novembro) aumenta o mecanismo da dor. Pouco importa que ela
não seja tão contagiosa – exceto por contato direto. A taxa de mortalidade
das pessoas atingidas (cerca de 50%) justifica que se julgue esse vírus mais
assustador que outros males cujas vítimas se mostram bem mais numerosas na África: aids (1,25 milhão de mortos em 2012), malária (1,1 milhão de
mortos em 2010), acidentes de trânsito, falta de água potável ou simples-
mente a fome e as guerras de verdade.
(CANARD, Bruno. . Fardas sob o jaleco
In____ Jornal le Monde Diplomatique Brasil, Ano 8, nº 89, dezembro de 2014, p. 31-32.)
Os fragmentos tratam da disseminação do vírus ebola sobre o Continente africano. Em relação ao tema, julgue os itens:
I. As precárias condições econômicas e sociais da África podem ser apontadas como fatores determinantes para o surgimento e a expansão do
vírus no Continente.
II. A falta de informações, que tem como causa o alto número de analfabetos no continente africano, explica a utilização de material não descartável entre os contaminados pela aids e pelo ebola.
III. Apesar do grande número de vítimas fatais, o ebola, proporcionalmente,
não é a maior causa de mortes no continente africano, sendo superado por outras doenças, por guerras e por problemas sociais.
Está (ão) correto (s):
Gabarito comentado
Gabarito: C
Tema central: Disseminação do vírus Ebola na África e sua relação com fatores sociais, econômicos e sanitários. A questão avalia sua leitura crítica dos elementos que favorecem a propagação de grandes epidemias, o impacto relativo do Ebola frente a outros agravos sociais e doenças, e a correta identificação das causas desses fenômenos.
Explanação didática:
O surto de Ebola em 2014 evidenciou como as condições precárias de saúde e economia em vários países africanos (falta de insumos, instalações inapropriadas e práticas inseguras) potencializam epidemias. Elementos como reutilização de seringas e descarte inadequado são consequências diretas de carências materiais e estruturais, não apenas de informação ou escolaridade.
Sobre a mortalidade: apesar de o Ebola ter alta letalidade entre os infectados, o total de mortes (por volta de 5 mil até novembro de 2014) é muito menor se comparado a doenças endêmicas como a aids (1,25 milhão em 2012) ou a malária (1,1 milhão em 2010). Ou seja, outras doenças, acidentes e problemas sociais provocam muito mais óbitos anualmente.
Análise dos itens:
I. Correto. As precárias condições econômicas e sociais facilitam a expansão do Ebola, por falta de recursos, infraestrutura e práticas de biossegurança. Isso está completamente alinhado ao que os manuais de atualidades e organismos como a OMS apresentam.
II. Incorreto. É uma armadilha! A principal causa para o uso de materiais não descartáveis é a limitação econômica e não o elevado índice de analfabetismo. Fique atento para diferenciar causas materiais de causas educacionais: o analfabetismo pode influenciar práticas de higiene, mas a limitação logística e financeira é o fator determinante nesse contexto, conforme destacado no texto-base e em autores como Ujvari (“A História da Humanidade contada pelos vírus”).
III. Correto. O Ebola não é a principal causa de mortes – doenças endêmicas e problemas sociais ainda provocam números bem mais elevados de óbitos, como ressaltado também pelo Le Monde Diplomatique.
Estratégia de prova:
Leia atentamente termos absolutos ou explicações reducionistas (“única causa”, “principal motivo”). Muitos alunos caem em pegadinhas ao não diferenciar fatores diretamente relacionados à infraestrutura daqueles relacionados à educação. Questões de atualidades frequentemente cobram essa sutileza e interpretação contextualizada das informações.
Resumo: As alternativas corretas são I e III. Sempre cheque se causas complexas são atribuídas ao fator correto, e compare dados absolutos para julgar afirmações quantitativas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






