Questão 29d8fc1a-d9
Prova:IF-TM 2018
Disciplina:Atualidades
Assunto:Saúde, Questões Sociais

Vacinação em queda no Brasil preocupa autoridades por risco de surtos e epidemias de doenças fatais

Desde 2013, a cobertura de vacinação para doenças como caxumba, sarampo e rubéola vem caindo ano a ano em todo o país e ameaça criar bolsões de pessoas suscetíveis a doenças antigas, mas fatais. O desabastecimento de vacinas essenciais, municípios com menos recursos para gerir programas de imunização e pais que se recusam a vacinar seus filhos são alguns dos fatores que podem estar por trás da drástica queda nas taxas de vacinação do país.
O que o governo mais teme é que a redução de pessoas vacinadas crie bolsões de indivíduos suscetíveis a doenças antigas e controladas no país. Em um grupo como esse, a presença de apenas uma pessoa infectada poderia causar um surto de grandes proporções.
Foi o que houve nos Estados do Ceará e Pernambuco entre 2013 e 2015. Após quase dez anos com cobertura de vacinação acima de 95% contra sarampo, caxumba e rubéola, em 2013 houve forte queda na cobertura de pessoas vacinadas nos dois Estados, seguida por um surto de sarampo que teve início no Pernambuco e se alastrou para 38 municípios do Ceará.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil41045273. Acesso em: 24 set. 2018.) De acordo com o trecho da reportagem, assinale a alternativa correta.

De acordo com o trecho da reportagem, assinale a alternativa correta.

A
Doenças como caxumba, sarampo e rubéola não existem no Brasil.
B
Não é mais necessário vacinar a população brasileira contra doenças como caxumba, sarampo e rubéola.
C
Doenças como caxumba, sarampo e rubéola não apresentam riscos à população brasileira.
D
No Brasil, não é possível haver surtos de doenças como caxumba, sarampo e rubéola.
E
A vacinação em queda no Brasil causa risco de epidemias de doenças, como o sarampo.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo