Questão ff129e2c-6a
Prova:UNESP 2021
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Para o meu lugar
Foi lá e é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
Uma sabiá
Cantar uma sabiá

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Vou deitar à sombra
De uma palmeira
Que já não há
Colher a flor
Que já não dá
E algum amor
Talvez possa espantar
As noites que eu não queria
E anunciar o dia

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Não vai ser em vão
Que fiz tantos planos
De me enganar
Como fiz enganos
De me encontrar
Como fiz estradas
De me perder
Fiz de tudo e nada
De te esquecer


(www.chicobuarque.com.br)


A canção “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim, foi apresentada no III Festival Internacional da canção, em setembro de 1968, durante o regime militar brasileiro. Sua letra

A
recorre à relação intertextual, para criticar a repressão e as perseguições políticas no país.
B
explora a metáfora do voo do pássaro, para propor ação e mobilização popular contra as perseguições políticas.
C
valoriza a esfera íntima e pessoal, para rebater o engajamento político-social de intelectuais e artistas.
D
adota o recurso da repetição e do paralelismo, para defender a continuidade do regime militar.
E
menciona aves e plantas, para defender a adoção de política ambiental sustentável pelo governo.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O Festival Internacional da Canção foi criado em 1966 por Augusto Marzagão. O objetivo era projetar a Musica Popular Brasileira, incentivar compositores e arranjadores e, promover intercâmbios culturais com os músicos do mundo inteiro. Existiam duas categorias: a nacional apenas de compositores brasileiros e a internacional para o resto do mundo. O festival fazia parte da programação da Secretaria Estadual do Turismo do Rio de Janeiro e era realizado no Maracanazinho. 
No ano de 1967, a TV Globo passou a investir e a transmitir o evento. O III Festival Internacional da Canção aconteceu no ano de 1968 e quem venceu foi a canção “Sabiá" composta por Tom Jobim e Chico Buarque, ambos notadamente opositores do regime militar brasileiro. Suas músicas e suas produções eram inspecionadas pelos agentes da Censura. 
A questão apresenta alternativas de análise literária em um contexto histórico. É uma proposta de interdisciplinaridade. Há que ter conhecimentos de Língua Portuguesa além de História. 
A) CORRETA – Segundo Humberto Werneck, que escreveu o livro Chico Buarque Letra e Música, a canção Sábia foi premiada por ser uma nova Canção do Exílio, comparando a canção ao poema de Gonçalves Dias. Além disso, a canção retrata o desejo de retorno a uma terra que não possui mais as mesmas características de antes. Ou seja, o país antes das repressões e perseguições políticas. 
B) INCORRETA – A letra da Música se refere a um eu lírico solitário com desejo de retorno a uma terra que possui determinadas características enumeradas ao longo da canção. 
C) INCORRETA – O eu lírico da música fala sobre a sua terra, enumera seus elementos e seus sentimentos. É uma canção que retrata o sentimento de exílio e separação, aos quais artistas e intelectuais também foram submetidos.
D) INCORRETA – Tanto Chico Buarque quanto Tom Jobim foram declaradamente opositores do regime militar brasileiro e sofreram com o exílio. Foram exilados, no entanto, depois da composição desta música . Ela foi influenciada pelo sentimento de não pertencer com o contexto histórico que estavam vivenciando. 
E) INCORRETA – O canto do pássaro referido na música significa o retorno a terra deixada, na qual este passarinho é parte integrante da fauna. 
Gabarito do Professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo