Questão fec66d88-ef
Prova:CÁSPER LÍBERO 2017
Disciplina:História
Assunto:Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

A charge ao lado foi publicada em 1962 e representa a chamada “Crise dos Mísseis” ocorrida entre União Soviética e Estados Unidos naquele mesmo ano. Na ilustração, ambos os países estão representados por seus líderes, respectivamente, Nikita Kruschev e John F. Kennedy.



Fonte: http://www.johndclare.net/cold_war16.htm | Acesso: 14/10/2017.



Sobre a “Crise dos Mísseis”, é correto afirmar:

A
Foi deflagrada quando se soube que a União Soviética havia realizado seu primeiro teste com a bomba de hidrogênio, ou “bomba H”, e Kennedy acusou os soviéticos de terem espionado os norte-americanos para descobrir segredos sobre o funcionamento da arma.
B
Começou quando o serviço de inteligência soviético descobriu que os Estados Unidos estavam construindo novas bases de lançamentos de mísseis nucleares, o que contrariava acordo assinado por Kennedy e Kruschev no ano anterior, em Paris.
C
Decorreu da decisão de Kruschev de fornecer à China de Mao-Tsé-Tung a tecnologia de construção de mísseis de longo alcance, com os quais os chineses também poderiam atingir os Estados Unidos com armas nucleares em caso de guerra.
D
Iniciou-se quando o governo norte-americano descobriu que a União Soviética estava construindo uma base de lançamento de mísseis em Cuba, o que levou ao confronto entre Kennedy e Kruschev e à perspectiva de uma guerra a ser travada com armas nucleares.
E
Representou o ápice da Guerra Fria porque, enquanto Estados Unidos e União Soviética negavam possuir mísseis nucleares, competiam sigilosamente pela construção de maior número de bases de lançamentos de tais mísseis.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a Crise dos Mísseis de 1962, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – A União Soviética realizou seu primeiro teste com a bomba H em 1953, muito antes da Crise dos Mísseis, que ocorreu em 1962. Não houve acusação específica de espionagem relacionada a este teste desencadeando a crise dos mísseis.


B) Incorreta - Não houve tal acordo assinado por Kennedy e Kruschev em Paris. A crise não começou por uma descoberta soviética sobre bases de mísseis dos EUA, mas sim pela descoberta dos EUA sobre os mísseis soviéticos em Cuba.


C) Incorreta - A crise não teve relação direta com a China. Foi um confronto direto entre EUA e União Soviética relacionado aos mísseis em Cuba. A transferência de tecnologia de mísseis para a China não foi o gatilho para a crise.


D) Correta – Em outubro de 1962, aviões de reconhecimento dos EUA fotografaram instalações de mísseis soviéticos em Cuba. A descoberta levou a uma crise de treze dias, onde o presidente dos EUA, John F. Kennedy, e o líder soviético, Nikita Kruschev, confrontaram-se. Os EUA impuseram um bloqueio naval a Cuba e exigiram a retirada dos mísseis. O impasse só foi resolvido quando Kruschev concordou em remover os mísseis em troca de uma promessa de que os EUA não invadiriam Cuba e a retirada secreta dos mísseis dos EUA na Turquia.


E) Incorreta - Os Estados Unidos e a União Soviética não negavam a posse de mísseis nucleares durante a Guerra Fria. Ambos os países estavam cientes e abertamente reconheciam suas capacidades nucleares. A crise dos mísseis foi sobre a instalação de mísseis soviéticos em Cuba, e não sobre a competição sigilosa por bases de mísseis.


Gabarito – Letra D


Referência:


Lima, Raquel. "A Inteligência Norte-americana e a Crise dos Mísseis de 1962." Cadernos do Tempo Presente 10.02 (2019): 124-132.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo