Questão feaf8a3d-ef
Prova:CÁSPER LÍBERO 2017
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917

Ondas de povo e milhares e milhares de seres, com o sofrimento gravado nas fisionomias, precipitavam-se pelas ruas, invadindo a Praça Vermelha. Chegou uma banda militar. E o som da “Internacional” fez com que todos, espontaneamente, começassem a cantar. O canto ergueu-se da multidão, como uma vaga que se alteasse sobre a água, em tom solene, majestoso. Da muralha do Kremlin, pendiam até o solo gigantescas bandeiras vermelhas, com inscrições em letras douradas e brancas: “Aos primeiros mártires da Revolução Social Universal!” “Viva a fraternidade dos trabalhadores do mundo inteiro!”.
Fonte: REED, John. 10 Dias que Abalaram o Mundo. Porto Alegre: L&PM, 2009, p.314


Em outubro de 1917, a facção Bolchevique do Partido Operário Social-Democrata Russo derrubou o governo provisório de Alexander Kerensky e assumiu o poder, impondo um novo tipo de governo. Assinale a alternativa que justifica a importância histórica desse acontecimento:

A
Com o novo tipo de governo, a Rússia liderou o bloco de países democráticos que se opôs aos nazistas, que também tinham acabado de ascender ao poder na Alemanha.
B
Com o novo tipo de governo, formou-se o primeiro Estado comunista da História, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, sob a liderança de Lênin.
C
Em reação ao caráter comunista do novo tipo de governo, os países capitalistas europeus reagiram militarmente, dando início à Primeira Guerra Mundial.
D
O novo tipo de governo permitiu que a Rússia formasse um Estado democrático e liberal, fundamentado no sufrágio universal.
E
O novo tipo de governo serviu de inspiração e exemplo para diversas revoluções comunistas bem-sucedidas que, nos anos seguintes, eclodiram na Europa.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo