Questõessobre Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917
O bolchevique, Boris Kustodiev, 1920. Disponível em Galeria Tretyakov. Moscou.
O quadro O Bolchevique foi pintado pelo artista russo Boris
Kustodiev (1878-1927). Ele faz referências à Revolução de
1917 e tem em seu centro a figura de um proletário
segurando uma bandeira pintada na cor vermelha. A partir
da leitura do quadro (aqui reproduzido em preto e branco)
e do seu contexto histórico, assinale a alternativa correta.
A Revolução ocorrida na Rússia, em 1917, está completando 100 anos. Foi efetivamente o primeiro regime socialista
duradouro implantado por um país. Nesse contexto, e acerca dos eventos que se relacionam com esta revolução é correto
afirmar, exceto:
A Revolução ocorrida na Rússia em 1917, teve dois momentos vitais: fevereiro e outubro. Esses dois meses marcaram
a ascensão de partidos políticos que tinham em comum a ideia de que o czarismo era uma forma anacrônica de poder e,
por esta razão, deveria acabar. No entanto, o partido que teve êxito nesse processo foi aquele cujo ideário era mais radical.
Exemplo dessa “radicalidade” foi o assassinato de toda a família Real. A qual partido o fragmento de texto se refere?
A Revolução Russa, de 1917, foi norteada pelos princípios da teoria de:
A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos
acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez
que derrubou o regime tsarista e estabeleceu o socialismo
no país. Sobre o contexto sociopolítico anterior à Revolução, analise as afirmativas a seguir:
I - A maior parte da população estava no campo, submetida a condições de trabalho muito precárias devido a um sistema fundiário concentrado.II - A indústria e o setor financeiro se desenvolveram
muito ao longo do século XIX e se tornaram a base
de uma forte burguesia nacional.
III - A igreja ortodoxa mantinha forte influência sobre a
elite aristocrática e era um dos pilares ideológicos do
regime monárquico.
IV - No decorrer do século XIX, o operariado russo tornou-se a principal oposição ao regime monárquico
através de uma sólida rede de sindicatos e partidos.
Estão corretas SOMENTE as afirmativas:
Decreto sobre terras da Reunião dos Sovietes de deputados operários e soldados. 26 de outubro (8 de novembro) de 1917.
1)Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária.2)Todas as propriedades de latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficam à disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da Assembleia Constituinte.3)Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal revolucionário.
Presidente do Soviete de Comissários do Povo – Vladimir Ulianov- Lênin”
Fonte: NENAROKOV, A.P. 1917: a Revolução mês a mês. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967, p.169.
A partir do decreto elaborado no contexto da Revolução Russa pode-se concluir que:
Decreto sobre terras da Reunião dos Sovietes de deputados operários e soldados. 26 de outubro (8 de novembro) de 1917.
Fonte: NENAROKOV, A.P. 1917: a Revolução mês a mês. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967, p.169.
A partir do decreto elaborado no contexto da Revolução Russa pode-se concluir que:
Com o advento da Revolução Russa, os líderes revolucionários perceberam a necessidade de se
criar uma identidade visual que representasse a Revolução e seus ideais. Dos signos adotados, a
foice e o martelo foram os mais importantes e se tornaram símbolos universais do socialismo.
SANTOS, Leonardo. Construtivismo Russo. A arte e o design gráfico dos cartazes soviéticos. Lajeado: Monografia de final de curso.
Univates, 2014.
Esses dois símbolos representam, respectivamente, a
Em 1917, a Rússia passou por um violento processo de transformação. A radicalidade das novas ideias políticas,
econômicas e culturais pôs fim ao antigo império tsarista e alterou profundamente o cenário global.
Sobre o processo revolucionário na Rússia, considere as afirmativas abaixo:
I. Marcou o fim do regime monárquico caracterizado pela posição autocrática do Tsar.
II. O novo sistema republicano pôs fim a condição de servidão semi-feudal das populações rurais do país.
III. O fracasso do Governo Provisório contribuiu para a vitória política do partido bolchevique.
IV. A crise política da monarquia e do governo do parlamento não teve relação com a crise militar deflagrada
pela participação da Rússia na Guerra.
ASSINALE:
Em 1917, a Rússia passou por um violento processo de transformação. A radicalidade das novas ideias políticas, econômicas e culturais pôs fim ao antigo império tsarista e alterou profundamente o cenário global.
Sobre o processo revolucionário na Rússia, considere as afirmativas abaixo:
I. Marcou o fim do regime monárquico caracterizado pela posição autocrática do Tsar.
II. O novo sistema republicano pôs fim a condição de servidão semi-feudal das populações rurais do país.
III. O fracasso do Governo Provisório contribuiu para a vitória política do partido bolchevique.
IV. A crise política da monarquia e do governo do parlamento não teve relação com a crise militar deflagrada pela participação da Rússia na Guerra.
ASSINALE:
Observe a charge a seguir:
Disponível em:<http://causaoperaria.org.br/blog/2017/08/03/100-anos-da-revolucao-russa-por-jota-camelo/> . Acesso em: 18 ago. 2017.
A charge citada, produzida no contexto das reflexões sobre o centenário da Revolução Russa, ironiza
Observe a charge a seguir:
Disponível em:<http://causaoperaria.org.br/blog/2017/08/03/100-anos-da-revolucao-russa-por-jota-camelo/>
Neste trecho, Lênin destaca uma divergência interpretativa da doutrina marxista entre algumas correntes
políticas.
Assim, na revolução de 1917, quando a questão da significação do papel do Estado foi posta em toda a sua
amplitude, posta praticamente, como que reclamando uma ação imediata das massas, todos os socialistasrevolucionários e todos os mencheviques, sem exceção, caíram, imediata e completamente, na teoria
burguesa da "conciliação" das classes pelo "Estado". Inúmeras resoluções e artigos desses políticos estão
profundamente impregnados dessa teoria burguesa e oportunista da "conciliação". Essa democracia
pequeno-burguesa é incapaz de compreender que o Estado seja o órgão de dominação de uma
determinada classe que não pode conciliar-se com a sua antípoda (a classe adversa). A sua noção do
Estado é uma das provas mais manifestas de que os nossos socialistas-revolucionários e os nossos
mencheviques não são socialistas, como nós, os bolcheviques, sempre o demonstramos, mas democratas
pequeno-burgueses de fraseologia aproximadamente socialista.
Fonte: LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 12.
Sobre a divergência interpretativa da doutrina marxista, o revolucionário critica a ideia de que o Estado
poderia:
Neste trecho, Lênin destaca uma divergência interpretativa da doutrina marxista entre algumas correntes políticas.
Assim, na revolução de 1917, quando a questão da significação do papel do Estado foi posta em toda a sua amplitude, posta praticamente, como que reclamando uma ação imediata das massas, todos os socialistasrevolucionários e todos os mencheviques, sem exceção, caíram, imediata e completamente, na teoria burguesa da "conciliação" das classes pelo "Estado". Inúmeras resoluções e artigos desses políticos estão profundamente impregnados dessa teoria burguesa e oportunista da "conciliação". Essa democracia pequeno-burguesa é incapaz de compreender que o Estado seja o órgão de dominação de uma determinada classe que não pode conciliar-se com a sua antípoda (a classe adversa). A sua noção do Estado é uma das provas mais manifestas de que os nossos socialistas-revolucionários e os nossos mencheviques não são socialistas, como nós, os bolcheviques, sempre o demonstramos, mas democratas pequeno-burgueses de fraseologia aproximadamente socialista.
Fonte: LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 12.
Sobre a divergência interpretativa da doutrina marxista, o revolucionário critica a ideia de que o Estado poderia: