O Texto II mostra um diálogo entre o Diabo e a segunda
personagem, o Onzeneiro, quando chega à Barca do Inferno.
O Diabo ouve o pretexto do Onzeneiro, mas não se deixa
levar pelos artifícios da eloquência do passageiro. Essa
atitude do Diabo pode ser comprovada no verso
Gabarito comentado
A questão exige interpretação textual.
A) CORRETA. A alternativa mostra claramente que o Diabo não se deixa enganar pelos argumentos ou pela eloquência do Onzeneiro. Ele indica que o Onzeneiro deve parar de falar e aceitar seu destino, sem tentar se justificar ou usar pretextos.
B) INCORRETA. Esse trecho expressa uma exclamação do Diabo sobre a má hora em que o Onzeneiro chegou, mas não indica que ele está ignorando os argumentos ou pretextos do Onzeneiro. É mais uma expressão de insatisfação com a chegada do Onzeneiro.
C) INCORRETA. Aqui, o Diabo chama o Onzeneiro de "meu parente", o que pode indicar uma ironia ou sarcasmo, mas não reflete diretamente a atitude de ignorar os pretextos ou a eloquência do Onzeneiro.
D) INCORRETA. O trecho indica que o dinheiro não conseguiu livrar o Onzeneiro de seu destino, mas não mostra a atitude do Diabo em relação aos argumentos ou eloquência do Onzeneiro.
E) INCORRETA. O verso simplesmente indica o destino inevitável do Onzeneiro, mas não reflete a atitude do Diabo em relação à tentativa do Onzeneiro de usar sua eloquência para escapar de seu destino.
Gabarito: Letra A