Certos músicos agradavam tanto ao público da Corte por seu talento especial como
virtuose ou como compositor, que sua fama se espraiava para além da Corte local onde
estavam empregados, chegando aos mais altos níveis. Eram chamados para tocar nas Cortes
dos poderosos, como aconteceu com Mozart; imperadores e reis exprimiam abertamente
prazer com sua arte e admiração por suas realizações. Tinham permissão para jantar à
mesma mesa — normalmente em troca de uma execução ao piano; muitas vezes se
hospedavam em seus palácios quando viajavam e assim conheciam intimamente seu estilo de
vida e seu gosto.
ELIAS, N. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995 (adaptado).
Com base no caso descrito, qual elemento histórico do Antigo Regime contrasta com o trânsito
de intelectuais e artistas pelas Cortes?
Certos músicos agradavam tanto ao público da Corte por seu talento especial como virtuose ou como compositor, que sua fama se espraiava para além da Corte local onde estavam empregados, chegando aos mais altos níveis. Eram chamados para tocar nas Cortes dos poderosos, como aconteceu com Mozart; imperadores e reis exprimiam abertamente prazer com sua arte e admiração por suas realizações. Tinham permissão para jantar à mesma mesa — normalmente em troca de uma execução ao piano; muitas vezes se hospedavam em seus palácios quando viajavam e assim conheciam intimamente seu estilo de vida e seu gosto.
ELIAS, N. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995 (adaptado).
Com base no caso descrito, qual elemento histórico do Antigo Regime contrasta com o trânsito
de intelectuais e artistas pelas Cortes?