Questão fb1f286c-6b
Prova:ENEM 2020
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

   Mesmo com a instalação da quarta emissora no Rio de Janeiro, a Rádio Educadora, em janeiro de 1927, a música popular ainda não desfrutava desse meio de comunicação para se tornar mais conhecida. Renato Murce, um dos maiores radialistas de todos os tempos, registrou, no seu livro Nos bastidores do rádio, que as emissoras veiculavam apenas “um certo tipo de cultura, com uma programação quase só da chamada música erudita, conferências maçantes e palestras destituídas de interesse”. E acrescentou: “Nada de música popular. Em samba, então, nem era bom falar”.


CABRAL, S. A MPB na Era do Rádio. São Paulo: Moderna, 1996.


A situação descrita no texto alterou-se durante o regime do Estado Novo, porque o meio de comunicação foi instrumentalizado para

A
exportar as manifestações folclóricas nacionais. 
B
ampliar o alcance da propaganda político-ideológica.
C
substituir as comemorações cívicas espontâneas.
D
atender às demandas das elites oligárquicas. 
E
favorecer o espaço de mobilização social.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Embora o trecho trate da história do rádio, para ter-se clareza de qual é a resposta correta é necessário conhecimento acerca do período do Estado Novo no Brasil ( atenção pois houve também um Estado Novo em Portugal) , de 1937 a 1945.
Após o golpe de Estado de 1937 e a proibição de partidos políticos, Vargas estabeleceu um governo ditatorial. A constituição outorgada de 1937 permaneceu como “letra morta", não tendo nem mesmo a aprovação da população através de plebiscito, como era a proposta. 
O DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – era o órgão de estado responsável pela censura das artes, das publicações e dos meios de comunicação e, paralelamente, da elaboração da propaganda oficial do governo. O objetivo era  de exaltação da figura de Vargas, que é apresentado como o “Pai dos Pobres" e, das ações de seu governo. Um bom exemplo é  a legalização do samba , como demonstração do caráter “ popular" do governo Vargas. 

Entre as alternativas está indicada a função do rádio durante o período em destaque 
A) INCORRETA- As manifestações culturais folclóricas foram mais divulgadas sim mas, como instrumento de difusão do projeto nacionalista do Estado Novo . 
B) CORRETA- O rádio foi o meio de comunicação mais importante para a divulgação da proposta ideológica do Estado Novo. O programa “A hora do Brasil" levava até recantos mais distantes do país os projetos de Vargas como “pai dos pobres" 
C) INCORRETA- O rádio não substituiu as grandes manifestações cívicas levadas a cabo em estádios. 
D) INCORRETA- As demandas oligárquicas foram, no momento do Estado Novo, subordinadas ao que se entendia como “ interesse nacional" 
E) INCORRETA- A mobilização social permitida e estimuladas era somente aquela orquestrada pelo Estado, o que não está claro na alternativa. Há que prestar atenção a esse detalhe para que a opção não seja dada como correta 

Gabarito do Professor: Letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo