Questão fb05e678-6e
Prova:UEPB 2009
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Imagem 008.jpg

A partir do fragmento pode-se afirmar que em Boca do inferno:

I - Antonio Vieira rememora, aos setenta anos, sua trajetória no Brasil, seu envolvimento em questões que lhe trouxeram muitos inimigos. Sua luta em defesa de índios e de judeus o havia indisposto com muitos poderosos. Na cidade, muitos o insultavam às escondidas. Depois de tantos esforços, pouca coisa mudara, e nada indicava que mudaria, mas era preciso continuar lutando.

II - O fragmento é bom exemplo dos momentos em que o narrador parece incluir no texto um ponto de vista de cuja impessoalidade depende a denúncia de injustiças cometidas no Brasil ao longo de sua história e que tem sua origem no funcionamento desigual da sociedade baiana do século XVII.

III - No fragmento “e dessas mortes e destruição, nunca se veria castigo”, ao evocar o tempo futuro, para além do período em que se passa a narrativa, o narrador demonstra o viés contemporâneo de seu ponto de vista, como acontecerá em várias outras passagens do romance.

A
Todas as sentenças estão correta
B
Apenas I está correta.
C
Apenas I e II estão corretas
D
Apenas II e III estão corretas
E
Nenhuma está correta.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português

O candidato deve responder com base na leitura da obra, para que tenha um maior conhecimento sobre a história. Na obra observa-se o ponto-de-vista do narrador sobre a forma de governar o país, com base na desigualdade e nas injustiças cometidas aos índios. É importante que o candidato tenha conhecimento da vida e obra de Padre Antônio Vieira e de Gregório de Matos, dois personagens do livro.


Alternativa A.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo