Questão fa763faa-6b
Prova:ENEM 2020
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

O jovem que nasceu e cresceu sob a ditadura perdeu muitos contatos com a realidade e com a história como processo vivo. Mas conheceu em sua carne o que é a opressão e como a repressão institucional (às vezes inconsciente e definitiva, dentro da família, da escola etc.) é odiosa. Essa é uma riqueza ímpar. O potencial radical de um jovem — pobre, de pequena burguesia ou “rico” — que sofre prolongadamente uma experiência dessas, constitui um agente político valioso. Ele está “embalado” para rejeitar e combater a opressão sistemática e a repressão dissimulada, o que o converte em um ser político inconformista promissor.


FERNANDES, F. O dilema político dos jovens. In: Florestan Fernandes na constituinte: leituras para reforma política. São Paulo: Expressão Popular, 2014.


No contexto mencionado, Florestan Fernandes tematiza um efeito inesperado do exercício do poder político decorrente da

A
evolução histórica do conflito de gerações.
B
fragilidade moral das instituições públicas.
C
impossibilidade de realização do controle total.
D
legitimação ideológica do nacionalismo estatal.
E
restrição da oferta de oportunidades de educação.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A questão apresentada não é fácil. A orientação do texto é bastante indireta e as opções apresentadas exigem uma interpretação cuidadosa não só do trecho como da pergunta que é proposta.  Não há maior necessidade de conhecimento detalhado do período ao qual se refere o autor. É uma questão de interpretação de texto, que não está nem clara nem fácil. 
É preciso também evitar juízo de valor ao ter o texto. O trecho, retirado de obra de Florestan Fernandes, sociólogo e político brasileiro, refere-se ao período do regime militar, entre 1964 e 1985, que pode ser entendido como ditatorial, principalmente após a decretação do Ato Institucional número 5, que retira direitos dos cidadãos e concentra poderes na chefia do poder executivo central. 
A reflexão de Florestan tem como tema o efeito destes tempos na atitude política de jovens, que viveram e sentiram a época citada. Ou seja: qual o efeito de qualquer tipo de autoritarismo e censura na visão de política de jovens. Jovens que, segundo a visão do autor, podem não ter tido a chance de ação política mas que conheceram bastante bem o significado de “ opressão" 
Pede-se que seja assinalada a alternativa que mostra o que Florestan indica como a origem do “efeito inesperado do exercício do poder político" de cunho autoritário. Ou seja, qual ação gera um efeito inesperado. É um raciocínio indireto. 

A) INCORRETA- O período de 1964 a 1985 não torna mais ou menos agudo o conflito de gerações. 
B) INCORRETA- A questão em pauta não é a moralidade ou fragilidade das instituições públicas. 
C) CORRETA- esta é a opção correta. Mesmo uma ditadura não consegue o total controle dos cidadãos. 
D) INCORRETA- Florestan Fernandes não discute o nacionalismo da ideologia da época mas a questão da opressão. 
E) INCORRETA- Ao ler o trecho percebe-se claramente que a temática não se refere à Educação.

Gabarito do Professor: Letra C.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo