Questão f9875726-6e
Prova:UEPB 2009
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A respeito de Manuel Bandeira é correto afirmar:

A
Libertinagem é revelador do impasse a que a poesia brasileira dos anos 20 chegou depois das rupturas simbolistas e parnasianas. Os poetas do período, já cientes das conquistas dos dois movimentos poéticos que os antecederam, não conseguiram trazer novos temas e novos procedimentos estéticos para a poesia brasileira, o que só viria a acontecer com o Concretismo do final dos anos 50.
B
Em Libertinagem, embora integrado fraternalmente aos poetas da primeira geração modernista, como Mário e Oswald de Andrade, Manuel Bandeira ainda se revela um poeta dominantemente simbolista, pelos temas tratados e pelos procedimentos poéticos adotados.
C
Em Libertinagem, a preferência por formas tradicionais como o soneto e a redondilha maior revela um poeta que, embora escrevendo ao longo da década de 20, é um típico representante do Parnasianismo, sobretudo na maneira aristocrática de usar a linguagem.
D
Os poemas de Libertinagem revelam uma fraca consciência formal. Retirados em sua maioria de fatos vulgares do cotidiano do poeta, os poemas demonstram desleixo e imaturidade poética, própria da poesia dos anos 20.
E
Sua poesia contém muito do que de melhor se escreveu na primeira fase, a fase mais combativa, do modernismo brasileiro. Em Libertinagem, seu quarto livro, o poeta se utiliza dos principais temas e procedimentos do modernismo dos anos 20, como a linguagem coloquial e popular, o prosaísmo, a ironia, o cotidiano, tudo isso aliado a certo saudosismo e a certa melancolia, que são marcas de sua poesia.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português

“Libertinagem” é um livro de poemas que soma todas as aspirações revolucionárias da fase heróica do modernismo brasileiro, a Geração de 1922. Neste livro o poeta mostra o interesse em se desfazer das formas tradicionais de escrita e apresenta uma obra voltada para a cultura popular, para o cotidiano e para a linguagem coloquial, sem formalismos.


Alternativa E.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo