Questão f694bbc6-6e
Prova:UEPB 2009
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre Boca do inferno NÃO é correto afirmar:

A
Não obstante ser ambientado em uma época na qual os valores do Classicismo, sobretudo em sua vertente barroca, dominavam, Boca do inferno utiliza procedimentos contemporâneos de notação literária, como a incorporação de outros textos, sobretudo de fragmentos de poemas de Gregório de Matos e de sermões do Padre Antonio Vieira
B
Romance histórico ambientado na Bahia do século XVII, o qual retrata os conflitos próprios do caráter que assumiram o mercantilismo e os dois primeiros séculos da colonização portuguesa no Brasil.
C
Boca do inferno atualiza em novas bases a tradição do romance histórico aberta pelo romantismo, As minas de prata de José de Alencar, por exemplo, e continuada em obras contemporâneas como Agosto de Rubem Fonseca e Viva o povo brasileiro de João Ubaldo Ribeiro.
D
O romance de Ana Miranda é exemplo de uma forte tendência da narrativa literária contemporânea que consiste em revisitar o passado nacional a partir de uma perspectiva contemporânea dos seus conflitos e impasses históricos.
E
O romance de Ana Miranda ficcionaliza personagens históricos com fim exclusivamente literário, sem estar preso à época em que viveram, priorizando a liberdade imaginativa, fundamento da literatura, intencionalmente contrária aos fatos históricos tal qual tenham ocorrido.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português

“Boca do Inferno”, de Ana Miranda, é uma das obras mais importantes sobre o período destacado, pois retrata a Bahia do século XVII, em que expõe um painel sobre a vida política e cultural local. Trata-se de um romance histórico, e seu enredo não é feito apenas de maneira literária.


Alternativa E.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo