Questão f570b9df-e3
Prova:UCPEL 2018
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Intertextualidade

A partir do enunciado: “A postagem de Obama, que utilizou trechos de uma entrevista de Nelson Mandela,” entendemos que no tweet de Obama ocorre a presença de...

Leia o texto, a seguir, atentando para responder à questão

TWEET DE OBAMA SOBRE CHARLOTTESVILLE É O MAIS CURTIDO DA HISTÓRIA DO TWITTER 
Ex-presidente norte-americano tuitou uma frase de 
Nelson Mandela 
16/08/2017 - 07h19 - ATUALIZADA ÀS 08h28 - POR AGÊNCIA EFE 



    Um tweet do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a violência racista do último sábado em Charlottesville, na Virgínia, se converteu, na noite de terça-feira, na mensagem com mais curtidas da história do Twitter.
    A postagem de Obama, que utilizou trechos de uma entrevista de Nelson Mandela, acompanhada de uma foto do ex-presidente americano com um grupo de crianças de várias etnias, alcançou 2,71 milhões de ‘curtidas’ (likes) e superou assim uma mensagem que a cantora Ariana Grande publicou após o atentado em sua apresentação em Manchester, no Reino Unido, em maio deste ano, que tem 2,7 milhões de ‘curtidas’.
    Os trechos da entrevista de Mandela, divididos em três tweets, dizem: “Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor da sua pele, sua cultura ou sua religião. As pessoas precisam aprender a odiar, e se elas podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.
    O tweet do ex-presidente americano também é um dos mais populares da história quanto aos compartilhamentos (retweets), mas, neste quesito, ainda está na quinta posição com 1,12 milhões.
    O tweet com mais retweets da história, com 3,65 milhões, é o de um adolescente que pedia ‘nuggets’ de frango de graça, seguido de uma ‘selfie’ da apresentadora e comediante Ellen DeGeneres durante a premiação do Oscar em 2014, com 3,44 milhões.

A
intertextualidade
B
paronomásia
C
intrarredações
D
paralelismo semântico
E
gramaticalização textual

Gabarito comentado

S
Sandra SilvaMonitor do Qconcursos

Gabarito: A) intertextualidade

Tema central: Interpretação de texto – fenômeno da intertextualidade.

Justificativa da alternativa correta:

O conceito de intertextualidade refere-se à relação que um texto estabelece com outro, seja citando, fazendo alusão, parodiando ou parafraseando. Segundo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), trata-se do emprego de elementos de outro texto de forma explícita (citação direta) ou implícita (alusão). No caso, o tweet de Obama utilizou trechos de uma entrevista de Nelson Mandela. Isso caracteriza intertextualidade explícita, pois ocorre a utilização direta de outra fonte textual.

Estratégia importante em provas: fique atento ao uso de discursos alheios, citações ou referências claras – geralmente, são indícios de intertextualidade.

Análise das alternativas incorretas:

B) Paronomásia: Consiste no uso de palavras com sons parecidos, mas sentidos diferentes (exemplo: “conselho” e “conselheiro”). Não ocorre isso no tweet citado.

C) Intrarredações: Termo inexistente na terminologia normativa da Língua Portuguesa. Não há fundamento gramatical para essa opção.

D) Paralelismo semântico: Trata-se da repetição de estruturas sintáticas ou semânticas para estabelecer ritmo ou reforçar ideias. Aqui, o destaque não está em estruturas repetidas, mas no empréstimo textual de outro autor.

E) Gramaticalização textual: Refere-se ao processo pelo qual palavras adquirem funções gramaticais; não existe ligação com o empréstimo ou citação de outro texto, como ocorre no exemplo.

Dica para concursos: Sempre leia atentamente as definições de conceitos teóricos no estudo da interpretação, especialmente quando a alternativa envolve termos técnicos. Observe fatores como quem fala e quem é citado — relações como essas costumam indicar intertextualidade.

Conclusão: O tweet de Obama está na alternativa A) intertextualidade porque há uso evidente de citações de outro texto, manifestando diálogo entre vozes diferentes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo