Questão f3db07e2-dd
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Em relação aos poemas “Contagem regressiva”, de Ana Cristina Cesar, e
“Canção”, de Cecília Meireles, considere a alternativa INCORRETA.
Em relação aos poemas “Contagem regressiva”, de Ana Cristina Cesar, e
“Canção”, de Cecília Meireles, considere a alternativa INCORRETA.
01 Acreditei que se amasse de novo
02 esqueceria outros
03 pelo menos três ou quatro rostos que amei
04 Num delírio de arquivística
05 organizei a memória em alfabetos
06 como quem conta carneiros e amansa
07 no entanto flanco aberto não esqueço
08 e amo em ti os outros rostos
09 Qual tarde de maio.
10 Como um trunfo escondido na manga
11 carrego comigo tua última carta
12 cortada
13 uma cartada.
14 Não, amor, isto não é literatura
Ana Cristina Cesar, “Contagem regressiva”
01 No desequilíbrio dos mares,02 as proas giram sozinhas…03 Numa das naves que afundaram04 é que certamente tu vinhas.
05 Eu te esperei todos os séculos06 sem desespero e sem desgosto,07 e morri de infinitas mortes08 guardando sempre o mesmo rosto
09 Quando as ondas te carregaram10 meu olhos, entre águas e areias,11 cegaram como os das estátuas,12 a tudo quanto existe alheias.
13 Minhas mãos pararam sobre o ar14 e endureceram junto ao vento,15 e perderam a cor que tinham16 e a lembrança do movimento.
17 E o sorriso que eu te levava18 desprendeu-se e caiu de mim:19 e só talvez ele ainda viva20 dentro destas águas sem fim.Cecília Meireles, “Canção”
01 Acreditei que se amasse de novo
02 esqueceria outros
03 pelo menos três ou quatro rostos que amei
04 Num delírio de arquivística
05 organizei a memória em alfabetos
06 como quem conta carneiros e amansa
07 no entanto flanco aberto não esqueço
08 e amo em ti os outros rostos
09 Qual tarde de maio.
10 Como um trunfo escondido na manga
11 carrego comigo tua última carta
12 cortada
13 uma cartada.
14 Não, amor, isto não é literatura
Ana Cristina Cesar, “Contagem regressiva”
01 No desequilíbrio dos mares,
02 as proas giram sozinhas…
03 Numa das naves que afundaram
04 é que certamente tu vinhas.
05 Eu te esperei todos os séculos
06 sem desespero e sem desgosto,
07 e morri de infinitas mortes
08 guardando sempre o mesmo rosto
09 Quando as ondas te carregaram
10 meu olhos, entre águas e areias,
11 cegaram como os das estátuas,
12 a tudo quanto existe alheias.
13 Minhas mãos pararam sobre o ar
14 e endureceram junto ao vento,
15 e perderam a cor que tinham
16 e a lembrança do movimento.
17 E o sorriso que eu te levava
18 desprendeu-se e caiu de mim:
19 e só talvez ele ainda viva
20 dentro destas águas sem fim.
Cecília Meireles, “Canção”
A
O eu lírico de cada poema precisa lidar com um amor ausente, no caso de
Cecília Meireles, e com a lembrança dos amores já vividos, em Ana Cristina
Cesar.
B
A palavra “rosto”, nos dois poemas, indicia emprego da linguagem figurada.
C
Há um registro irônico no poema de Ana Cristina Cesar, traço ausente no
poema de Cecília Meireles.
D
O poema “Contagem regressiva” revela o quanto Ana Cristina Cesar é uma
continuadora do estilo poético de Cecília Meireles.
E
“Canção” segue um padrão métrico mais rígido do que “Contagem
regressiva”.