Questão f2b507f3-b0
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia os textos abaixo para responder a questão.
TEXTO I
“[...] Meu caminho pelo mundo eu mesmo
traço
A Bahia já me deu régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu
Aquele abraço!
Pra você que me esqueceu
Aquele abraço!
Alô, Rio de Janeiro
Aquele abraço!
Todo o povo brasileiro
Aquele abraço!”
Aquele Abraço” – Gilberto Gil, 1969
TEXTO II
“Em meio ao clima de caça às bruxas – o regime via
subversivos em toda parte – muitos compositores e
cantores, além de Gil e Caetano, partiram para o exterior.”
MARTINS, Franklin. Quem foi que inventou o Brasil? Volume II – Rio de
Janeiro, Nova Fronteira, 2015
Analisando as informações dos dois textos
apresentados e o período do regime militar brasileiro,
pode-se dizer que
Leia os textos abaixo para responder a questão.
TEXTO I
“[...] Meu caminho pelo mundo eu mesmo
traço
A Bahia já me deu régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu
Aquele abraço!
Pra você que me esqueceu
Aquele abraço!
Alô, Rio de Janeiro
Aquele abraço!
Todo o povo brasileiro
Aquele abraço!”
Aquele Abraço” – Gilberto Gil, 1969
TEXTO II
“Em meio ao clima de caça às bruxas – o regime via subversivos em toda parte – muitos compositores e cantores, além de Gil e Caetano, partiram para o exterior.”
MARTINS, Franklin. Quem foi que inventou o Brasil? Volume II – Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2015
Analisando as informações dos dois textos
apresentados e o período do regime militar brasileiro,
pode-se dizer que
A
após o sequestro do embaixador norte-americano, Charles Burke Elbrick, os militares criaram o Ato Institucional nº 5
que impôs uma série de proibições políticas e sociais que culminaram em perseguições a artistas.
B
a música “Aquele Abraço” representa uma despedida do Brasil, de Gilberto Gil, já que muitos artistas começaram a ser
perseguidos por suas obras que criticavam o regime, fato que se tornou comum após o AI-5, em dezembro de 1968.
C
durante o regime militar no Brasil, houve a criação do AI-5, um Ato Institucional que visava fortalecer os vínculos culturais
com os aliados norte-americanos, por meio de parcerias entre artistas dos dois países.
D
o governo militar via nos artistas e intelectuais grandes possibilidades de apoio ao regime, assim permitia e incentivava
criações livres e variadas, como ficou claro no Ato Institucional nº 5.