Questão f0145423-3f
Prova:PUC - RS 2012
Disciplina:Química
Assunto:Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Um dos maiores inimigos dos monumentos históricos de Roma é a poluição causada pela fumaça lançada dos veículos, que transforma em pó mesmo as pedras calcárias mais resistentes. Esse processo vem arrui- nando baixos-relevos, colunas, portas e esculturas de valor inestimável, a uma velocidade aproximada de cinco milímetros em cada trinta anos.


O fenômeno referido é motivado

A
pelo elevado pH do meio produzido na reação entre a fumaça e a água.
B
pela ação mecânica entre as partículas da fumaça e o granito.
C
.pela reação química representada por: CaCO3 (s) + 2H+(aq) → CO2 (g)+ H2 O(l) + Ca2+aq) .
D
pelo caráter alcalino dos gases emanados dos veículos.
E
pela ação de micro-organismos presentes na fumaça.

Gabarito comentado

Thaís GuimarãesMestra em Química (UERJ) e Doutoranda em Química (UERJ)

Os calcários, na maioria das vezes, são formados pelo acúmulo de organismos inferiores (por exemplo, cianobactérias) ou precipitação de carbonato de cálcio na forma de bicarbonatos, principalmente em meio marinho. Também podem ser encontrados em rios, lagos e no subsolo (cavernas). No caso do calcário quimiogenico, a formação é em meio marinho: a calcite (CaCO3), é um mineral que se pode formar a partir de sedimentos químicos, nomeadamente íons de cálcio e bicarbonato:

CaCO3(s) + 2H+(aq) → CO2(g)+ H2O(l) + Ca2+(aq).


Deste modo, para que os níveis de dióxido de carbono que se perdeu sejam repostos, a equação química começa a evoluir no sentido de formar CO2, o que leva também a formação de calcite e assim à precipitação desta que, mais tarde, depois de uma deposição e de uma diagénese dá origem ao calcário.


Opção correta C.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo