Questão e8ae954b-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Imagem 016.jpg

A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois

A
o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.
B
a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.
C
a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.
D
o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.
E
a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O ponto de partida é o conhecimento acerca das características fundamentais da crise de 1929 e do que se entende por globalização na atualidade.  A crise de 1929 resultou, essencialmente, de uma superprodução nos EUA liberal, com uma produção em alta após a Primeira Guerra Mundial, quando os EUA se tornam os fornecedores para uma Europa destruída, além da América Latina e das colônias europeias na África e na Ásia. Após a guerra de 14-18, o dólar havia substituído a libra esterlina britânica como moeda do comércio internacional, vinculando os sistemas financeiros dos principais Estados do ocidente ao sistema financeiro norte-americano. No entanto, o problema não aconteceu em função de falência de bancos e excesso de movimentos na bolsa de valores de Nova York. A quebra da bolsa é RESULTADO de problemas na produção. A aparência é de que a crise começou na bolsa de NY, mas, de fato a queda dos preços das ações na bolsa, desde 1928, demonstra o problema de produção e venda.
                               Já a crise vivida desde 2008 resulta essencialmente de especulação e excesso de créditos, tendo a sua difusão vinculada às características da globalização ,”personificada por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.”, como bem o diz o trecho transcrito.
                Face a tais considerações, a opção que responde a questão proposta é a B

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo