Obras literárias escritas em línguas vernáculas com
temáticas humanistas tiveram grande impulso nesse
período.
A Baixa Idade Média é um período de grandes
transformações na Europa Ocidental e marca a passagem
do período medieval para a Idade Moderna. A esse
respeito, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Resposta: Alternativa C — certo.
Por que essa alternativa está correta?
Na Baixa Idade Média (aprox. sécs. XI–XV) aconteceu um forte crescimento da produção literária em línguas vernáculas, acompanhando transformações sociais, urbanas e culturais. Esse fenômeno facilitou a circulação de obras fora do círculo estrito do latim clerical e permitiu tratar temas mais centrados na experiência humana e no mundo secular — traços associados ao humanismo que ganha força sobretudo a partir do final do período medieval.
Exemplos claros: Dante Alighieri (A Divina Comédia, escrita em italiano vernacular), Petrarca (Canzoniere — central para o desenvolvimento do humanismo italiano) e Boccaccio (Decameron) — além de Geoffrey Chaucer na Inglaterra (The Canterbury Tales) — são obras e autores que ilustram esse impulso das vernáculas e a ênfase em temas humanos, individuais e civis.
Fontes e leituras indicadas: entradas da Encyclopaedia Britannica sobre Dante, Petrarch, Boccaccio e Chaucer; Paul O. Kristeller, "Renaissance Thought"; e estudos sobre a transição medieval-renascentista (ex.: Peter Burke).
Dica de prova: ao ver termos como “línguas vernáculas” + “temáticas humanistas” associados à Baixa Idade Média, lembre-se dos autores e obras citados: eles são a prova histórica que valida a afirmativa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!





