Questão e07f3f3c-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:História
Assunto:Construção de Estados e o Absolutismo, História Geral, Mercantilismo e a economia de Estados

Imagem 013.jpg

No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em:

A
Redução da influência do papa - Teocracia.
B
Limitação do poder do soberano - Absolutismo.
C
Ampliação da dominação da nobreza - República.
D
Expansão da força do presidente - Parlamentarismo.
E
Restrição da competência do congresso - Presidencialismo.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A questão em pauta exige uma leitura atenta das opções em consonância com a entrada da questão. “A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em”. Ou seja, a segunda parte da opção NÃO se refere à definição do modelo inglês e sim ao modelo político da Europa Continental à época da Revolução Inglesa.
                É preciso, portanto, ter-se clareza do momento histórico da Revolução. Ela aconteceu no século XVII, e dois momentos: em 1640, com a guerra civil e o governo de Cromwell e solidifica-se com a Revolução Gloriosa e a assinatura da Declaração dos Direitos em 1688. Nesse momento o modelo político da maioria dos outros Estados europeus era absolutista.
                Portanto, a opção correta é a B. A primeira parte especifica o efeito fundamental da Declaração dos Direitos, que é a limitação do poder do soberano, permitindo a construção do modelo parlamentarista. Em seguida há a classificação do modelo político vigente na Europa Continental à época: absolutismo
 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo