Questão dedf3c17-7b
Prova:USP 2021
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de "Período Regencial". Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, tipifica

A
o impacto, no Brasil, de conflitos de fronteira com os países hispânicos recém-formados na América.
B
a expansão de interesses imperialistas franceses e alemães em meio à geopolítica da Segunda Revolução Industrial.
C
a capacidade negociadora das elites imperiais em evitar que questões regionais desembocassem em conflitos armados.
D
a persistência, no contexto nacional brasileiro, de disputas entre jesuítas e governantes em torno da exploração do trabalho escravo.
E
o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O Período Regencial foi o período entre a abdicação de D. Pedro I, em 1831, até a Declaração da Maioridade de D. Pedro II, em 1840. O Brasil foi governado por regentes que utilizavam de todos os artifícios necessários para manter a unidade do Império. O período da regência foi marcado por uma intensa movimentação política e diferentes revoltas. Os regentes governavam através da força e da opressão. E, para a população mais pobre faltavam recursos básicos. A crise econômica e falta de liberdade faziam parte do contexto em comum a todas as revoltas regenciais. 

As revoltas mais conhecidas foram: Revolta dos Malês, Sabinada, Balaiada, Farroupilha e a Cabanagem. A Cabanagem foi uma Revolta regencial ocorrida na Província do Grão Pará, entre os anos de 1835 e 1840. Os seus participantes eram negros e índios. O objetivo da revolta era melhorar a vida dos pobres. Além disso, desejavam o fim do domínio político dos latifundiários. Conquistaram a capital Belém e declararam a independência do Pará. Foram derrotados, em 1840, sendo perseguidos e mortos.

O período regencial é , ainda mal interpretado como uma época de " problemas" quando, na verdade , é a expressão da revolta das populações despossuídas e alijadas da vida política contra a ação e predomínio das elites. Há que buscar publicações mais recentes, como a Histórias da Gente Brasileira de Mary del Priori e Brasil: Uma Biografia de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling. Uma das opções apresenta uma afirmativa correta acerca do período 

A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as revoltas regenciais estavam relacionadas com o contexto interno do Brasil. De uma forma geral, as revoltas regenciais expressavam o descontentamento da população com as atitudes políticas e econômicas do governo. 

B) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois as revoltas regenciais estão diretamente conectadas com o descontentamento com a política interna. Há no entanto , na Cabanagem uma certa interferência do governo português assim como na Farroupilha , que reivindicava menos impostos para ter condições de competitividade com o charque uruguaio. 

C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as elites imperiais agiam de forma interventora para preservar os interesses da monarquia, não importando o que fosse necessário ser feito. As reações dos regentes estavam diretamente atreladas à coerção e a força. 

D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois o protagonista de revoltas como a Cabanagem foram os negros e os índios, juntamente com a população branca e mestiça mais pobre, lutando contra o domínio da elite dos grandes proprietários de terra. A disputa entre os jesuítas e os governantes estava relacionada ao fato da Igreja não aceitar a escravização dos índios e os negros poderem ser escravizados. 

E) CORRETA- Esta afirmativa está correta pois a Cabanagem foi uma revolta regencial que reivindicava melhores condições sociais e econômicas para os mais pobres. Ela foi reprimida com violência e com a morte de cerca de 40% da população paraense. As Revoltas Regenciais evidenciaram, com exceção da Farroupilha, a violência e concentração de renda no processo de formação do Estado Brasileiro. 

Gabarito do Professor: Letra E.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo