Questão dd51cc67-d8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A prosa pós-moderna é marcada pela
mudança da experimentação da linguagem e pela
ruptura com as estruturas narrativas. Leia o trecho a
seguir, e assinale a alternativa verdadeira.
“…Estou procurando, estou procurando. Estou
tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e
não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi.
Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa
desorganização profunda. Não confio no que me
aconteceu. Aconteceu-me alguma coisa que eu, pelo
fato de não a saber como viver, vivi uma outra? A isso
quereria chamar desorganização, e teria a segurança
de me aventurar, porque saberia depois para onde
voltar: para a organização anterior. A isso prefiro
chamar desorganização pois não quero me confirmar
no que vivi – na confirmação de mim eu perderia o
mundo como eu o tinha, e sei que não tenho
capacidade para outro.”
Disponível em: LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H.
Rio de Janeiro. Rocco, 1998, p 11. (fragmento)
A prosa pós-moderna é marcada pela
mudança da experimentação da linguagem e pela
ruptura com as estruturas narrativas. Leia o trecho a
seguir, e assinale a alternativa verdadeira.
“…Estou procurando, estou procurando. Estou
tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e
não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi.
Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa
desorganização profunda. Não confio no que me
aconteceu. Aconteceu-me alguma coisa que eu, pelo
fato de não a saber como viver, vivi uma outra? A isso
quereria chamar desorganização, e teria a segurança
de me aventurar, porque saberia depois para onde
voltar: para a organização anterior. A isso prefiro
chamar desorganização pois não quero me confirmar
no que vivi – na confirmação de mim eu perderia o
mundo como eu o tinha, e sei que não tenho
capacidade para outro.”
Disponível em: LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H.
Rio de Janeiro. Rocco, 1998, p 11. (fragmento)
A
Preocupa-se com uma narrativa estruturada,
mantendo a tradição modernista.
B
A narrativa pressupõe que o personagem que
dialoga com o leitor perceba o outro.
C
Traz a escrita para o primeiro plano, valorizando a
elaboração do texto e o trabalho com a linguagem
como espaço de construção de mundos específicos,
como a descoberta do “eu”.
D
Tais obras retratam a coletividade, o afeto e as
subjetividades humanas.
E
Aborda a reprodução das expectativas sociais,
como a de gênero, ditando o papel da mulher.