Questão dbd7ca3e-b2
Prova:UENP 2018
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A partir da leitura do texto, considere as afirmativas a seguir.
I. O objetivo principal do texto é denunciar o preconceito, bem como a falta de democracia racial no Brasil.
II. O autor do texto critica os órgãos governamentais e cobra políticas públicas para o combate ao racismo.
III. Segundo o autor, as divisões sociais não têm relação com o preconceito de cor. IV. Ao dizer “Mas há quem faça”, o autor demonstra indignação com aquilo que expõe em seu texto.

Assinale a alternativa correta.

Leia o texto a seguir e responda à questão.
Racismo em tempos modernos
Democracia racial costuma ser um termo utilizado no Brasil por quem, infelizmente, acredita na inexistência de preconceito de cor. Atualmente, as redes sociais são, por excelência, uma amostragem da presença dessa crença muito debatida no século anterior. Dentro da lenda da democracia racial, seus adeptos, consciente ou inconscientemente, reclamam que a ausência de preconceito é justificada pela atmosfera pacífica da convivência social, sem guerras civis, onde quem diz ter um “amigo negro” é absolvido automaticamente após qualquer piada racista ou comentário degradante. E assim foi argumentada por homens como Florestan Fernandes, décadas atrás, ao responder a muitas das questões postas hoje, mas que aparentemente são ignoradas pelos paladinos da negação do racismo sob os interesses dos mais obscuros.
No habitat virtual emerge um antigo modelo de discurso que, se antes estava reservado a lugares próprios e passíveis de camuflagens, agora está despido para quem quiser ver. Basta uma notícia de constatação de preconceito racial, que uma burricada surge para reafirmar que o racismo é uma ilusão confeccionada por elementos X ou Y. Isso, é claro, quando não sentenciam os próprios negros por sofrerem racismo. É como acusar os judeus pelo holocausto ou grupos indígenas pelo seu próprio extermínio. Mas há quem faça.
Em suas mastodônticas moralidades, acham que cotas raciais, por exemplo, legitimam o preconceito. Ignoram a estrutura das relações do pós-Abolição, que fortificou uma sociedade desigual não apenas socioeconômica, mas pela cor, como subterfúgio da manutenção das divisões sociais. Divisões que sobrevivem.
Em uma sociedade em que, segundo o IBGE (2014), mais de 53% se declaram negros ou pardos, as tentativas de destacar as exceções confirmam o grau de disparidade. Enquanto o acesso profissional e universitário não representar o cotidiano, qualquer discurso de meritocracia é vazio. Não tão distante, ainda sobrevive a frase de George Bernard Shaw: “Faz-se o negro passar a vida a engraxar sapatos e depois prova-se a inferioridade do negro pelo fato de ele ser engraxate”.
(Adaptado de: <https://oglobo.globo.com/opiniao/racismo-em-tempos-modernos-18605034. Acesso em: 22 jun. 2018.)

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Gabarito comentado

L
Larissa FernandesMonitor do Qconcursos

Tema central: Esta questão avalia interpretação de texto, exigindo reconhecer a tese, extrair o objetivo do autor e diferenciar opinião, constatação e ironia. Há ainda análise de coesão (como expressões que revelam indignação) e coerência, aspectos essenciais para a compreensão profunda do conteúdo textual.

Afirmativa I: Correta. O texto denuncia o racismo e desmascara a falsa ideia de “democracia racial” no Brasil, apontando, por diversas passagens, que o preconceito existe e se disfarça sob argumentos frágeis. Note expressões como "a lenda da democracia racial" e a exposição de práticas preconceituosas nas redes sociais.

Afirmativa II: Incorreta. Não há críticas aos órgãos governamentais nem cobrança direta de políticas públicas. Todo o foco recai sobre o comportamento da sociedade, opiniões individuais e discursos cotidianos, sem menção a autoridades ou ao Estado.

Afirmativa III: Incorreta. O autor reforça que as divisões sociais têm relação direta com o preconceito de cor, como se vê em “Ignoram a estrutura das relações do pós-Abolição, que fortificou uma sociedade desigual não apenas socioeconômica, mas pela cor...”

Afirmativa IV: Correta. Ao dizer “Mas há quem faça” — após comparar a postura de culpar negros pelo racismo ao absurdo de culpar judeus pelo Holocausto —, o autor expressa indignação diante da repetição de tais argumentos.

Estratégia para provas: Ao analisar cada afirmativa, relacione-a ao texto e sempre busque palavras e expressões que confirmem ou contrariem o que foi dito. Observe negações e generalizações, pois são pontos comuns de pegadinha.

Alternativas incorretas: Todas incluem ao menos uma afirmativa em desacordo com o texto (especialmente II e III), o que elimina as opções A, C, D, e E.

Conclusão: A alternativa B) Somente as afirmativas I e IV são corretas é a única que respeita rigorosamente a análise do texto segundo a norma-padrão e os critérios de interpretação.

Dica: Consulte gramáticas de referência como Bechara e Koch para fortalecer estratégias de leitura crítica e compreensão textual, essenciais para este tipo de questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo