Questão dbd230ef-bb
Prova:UNEB 2014
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Voltou-se para os curiosos ainda a fitá-la, era aquela gentinha do Tabuão, a ralé em cuja companhia Quincas se comprazia. Que faziam ali? Não compreendiam que Quincas Berro D’água terminara ao exalar o último suspiro? Que ele fora apenas uma invenção do diabo? Um sonho mau, um pesadelo? Novamente Joaquim Soares da Cunha voltaria e estaria um pouco entre os seus, no conforto de uma casa honesta, reintegrado em sua respeitabilidade. Chegara a hora do retorno e desta vez Quincas não poderia rir na cara da filha e do genro, mandá-los plantar batatas, dar-lhes um adeusinho irônico e sair assoviando. Estava estendido no catre, sem movimentos. Quincas Berro D’água acabara.

Vanda levantou a cabeça, passeou um olhar vitorioso pelos presentes, ordenou com aquela voz de Otacília:

— Desejam alguma coisa? Senão, podem ir saindo. Dirigiu-se depois ao santeiro:

— O senhor podia fazer o favor de chamar um médico? Para o atestado de óbito.

O santeiro aquiesceu com a cabeça, estava impressionado. Os outros retiravam-se devagar. Vanda ficou só com o cadáver. Quincas Berro D’água sorria e o dedo grande do pé direito parecia crescer no buraco da meia.

AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro D’água. São Paulo: Companhia da Letras, 2008. p. 25.


Contextualizado na obra, o fragmento em destaque permite afirmar que Vanda

A
representa a ideologia de preconceito e intolerância diante da cultura popular e dos estratos sociais inferiores da cidade de Salvador.
B
reconsidera a avaliação que fazia dos amigos de Quincas Berro D’água, admitindo que seu genitor nunca perdera a sua respeitabilidade.
C
reproduz os valores do grupo social a que pertence, mas trata com respeito e cortesia os amigos do falecido, em respeito à sua memória.
D
idealiza a figura do pai, mesmo reconhecendo que ele nunca voltaria a ser o “Joaquim Soares da Cunha”, um respeitável chefe de família.
E
não compreendia as escolhas paternas, embora reconhecesse que a vida no Tabuão era mais livre e espontânea do que a vida que levava ao lado da mulher Otacília.

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