Questão dbc9aaae-bb
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Mamãe, quando ela disse a seus pais que ia se casar
comigo, eles se revoltaram:
Todo baiano é negro.
Todo baiano é pobre.
Todo baiano é veado.
Todo baiano acaba largando a mulher e os filhos para
voltar para a Bahia.
Mas nós nos casamos mesmo assim. Tivemos dois
filhos (um dia ainda lhe mando um retrato de seus netos).
Depois ela fugiu com Zé do Pistom e levou os meus
filhos.
Zé está me matando. Eles estão me matando. Devem
ser uma dúzia de homens, fardados e armados. Aqui, no
meio da rua. Na grande capital.
Dinheiro, dinheiro, dinheiro.
Cresce logo, menino, para você ir para São Paulo.
Aqui vivi e morri um pouco todos os dias.
No meio da fumaça, no meio do dinheiro.
Não sei se fico ou se volto.
Não sei se estou em São Paulo ou no Junco. — Levanta, corno.
Eles me mandam dançar um xaxado. Não posso, não
aguento, não suporto. Voltaram a me bater.
O homem na janela deve ter saído da janela. Apagou a
luz, desapareceu, foi dormir.
São Paulo é uma cidade deserta.
Outra pancada e esqueci de tudo.
TORRES, Antônio. Essa Terra. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.
p. 62-63.
Considerando-se a leitura global da obra “Essa Terra”, o
fragmento em destaque evidencia
Mamãe, quando ela disse a seus pais que ia se casar
comigo, eles se revoltaram:
Todo baiano é negro.
Todo baiano é pobre.
Todo baiano é veado.
Todo baiano acaba largando a mulher e os filhos para
voltar para a Bahia.
Mas nós nos casamos mesmo assim. Tivemos dois
filhos (um dia ainda lhe mando um retrato de seus netos).
Depois ela fugiu com Zé do Pistom e levou os meus
filhos.
Zé está me matando. Eles estão me matando. Devem
ser uma dúzia de homens, fardados e armados. Aqui, no
meio da rua. Na grande capital.
Dinheiro, dinheiro, dinheiro.
Cresce logo, menino, para você ir para São Paulo.
Aqui vivi e morri um pouco todos os dias.
No meio da fumaça, no meio do dinheiro.
Não sei se fico ou se volto.
Não sei se estou em São Paulo ou no Junco.
— Levanta, corno.
Eles me mandam dançar um xaxado. Não posso, não
aguento, não suporto. Voltaram a me bater.
O homem na janela deve ter saído da janela. Apagou a
luz, desapareceu, foi dormir.
São Paulo é uma cidade deserta.
Outra pancada e esqueci de tudo.
TORRES, Antônio. Essa Terra. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.
p. 62-63.
Considerando-se a leitura global da obra “Essa Terra”, o
fragmento em destaque evidencia
A
a realidade de preconceito e de exclusão vivida por
Totonhim no período em que se afastou de sua terra natal.
B
o desenraizamento do personagem Nelo que, ao voltar
e não se reconhecer em suas origens, resolve se matar
C
a dificuldade experimentada por uma família no interior
da Bahia, retratando, com isso, a diferença da vida no
interior e na capital.
D
o drama da migração nordestina para São Paulo,
relatando, por meio do fluxo de consciência, situações de
opressão e as consequências psicológicas que envolveram
toda a família.
E
o caos e a inverossimilhança no discurso indireto livre do
filho pródigo, que, ao retornar da capital paulista, busca
justificar seu distanciamento e renúncia em relação a
suas origens.