Questão d8e42832-d8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Considerando o modo como as ideias estão organizadas, é
correto afirmar que o texto
Considerando o modo como as ideias estão organizadas, é
correto afirmar que o texto
Leia o texto de Tzvetan Todorov para responder à questão.
Desde o início da história europeia, criamos o hábito de
distinguir entre poder temporal e poder espiritual. Quando
cada um deles dispõe da autonomia em seu domínio e se vê
protegido contra as intrusões do outro, fala-se de uma sociedade laica ou, como se diz também, secular.
Poderíamos crer que, na parte do mundo marcada pela
tradição cristã, essa relação em torno da questão da autonomia já estaria prontamente organizada, pois o Cristo anunciou que seu reino não era deste mundo, que a submissão
a Deus não interferia em nada na submissão a César. No
entanto, a partir do momento em que o imperador Constantino impôs o cristianismo como religião de Estado, no
século IV, a tentação de apoderar-se de todos os poderes de uma vez revelou-se. É fácil entender a razão desse
movimento. Dir-se-á que a ordem temporal reina sobre os
corpos, a ordem espiritual sobre as almas. Mas alma e corpo
não são entidades simplesmente justapostas, no interior de
cada ser eles formam inevitavelmente uma hierarquia. Para
a religião cristã, a alma deve comandar o corpo; por isso
cabe às instituições religiosas, isto é, à Igreja, não somente
dominar diretamente as almas, mas também, indiretamente,
controlar os corpos e, portanto, a ordem temporal. Por sua
vez, o poder temporal procurará defender suas prerrogativas
e exigirá a manutenção do controle sobre todos os negócios
terrestres, inclusive sobre uma instituição como a Igreja. Para
proteger sua autonomia, cada um dos dois adversários fica
então tentado a invadir o território do outro.
(O espírito das Luzes, 2006.)
Leia o texto de Tzvetan Todorov para responder à questão.
Desde o início da história europeia, criamos o hábito de
distinguir entre poder temporal e poder espiritual. Quando
cada um deles dispõe da autonomia em seu domínio e se vê
protegido contra as intrusões do outro, fala-se de uma sociedade laica ou, como se diz também, secular.
Poderíamos crer que, na parte do mundo marcada pela
tradição cristã, essa relação em torno da questão da autonomia já estaria prontamente organizada, pois o Cristo anunciou que seu reino não era deste mundo, que a submissão
a Deus não interferia em nada na submissão a César. No
entanto, a partir do momento em que o imperador Constantino impôs o cristianismo como religião de Estado, no
século IV, a tentação de apoderar-se de todos os poderes de uma vez revelou-se. É fácil entender a razão desse
movimento. Dir-se-á que a ordem temporal reina sobre os
corpos, a ordem espiritual sobre as almas. Mas alma e corpo
não são entidades simplesmente justapostas, no interior de
cada ser eles formam inevitavelmente uma hierarquia. Para
a religião cristã, a alma deve comandar o corpo; por isso
cabe às instituições religiosas, isto é, à Igreja, não somente
dominar diretamente as almas, mas também, indiretamente,
controlar os corpos e, portanto, a ordem temporal. Por sua
vez, o poder temporal procurará defender suas prerrogativas
e exigirá a manutenção do controle sobre todos os negócios
terrestres, inclusive sobre uma instituição como a Igreja. Para
proteger sua autonomia, cada um dos dois adversários fica
então tentado a invadir o território do outro.
(O espírito das Luzes, 2006.)
A
defende a ideia de que a verdade sobre os fatos é uma
só e independe das opiniões e dos pontos de vista.
B
descreve uma polêmica com duas soluções possíveis,
justapondo argumentos em favor de uma e contra a outra
solução.
C
argumenta sobre como dois pontos de vista opostos
podem ser conciliados se os defensores das opiniões
divergentes entrarem em diálogo.
D
expõe uma questão polêmica e elenca elementos para
mapear as divergências entre diferentes pontos de vista.
E
narra a saga das religiões cristãs, do tempo de Cristo até
os tempos de hoje.