Questão d8a61af4-f1
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Sobre as representações históricas da morte no Ocidente,
Philippe Ariès e Alcir Pécora comentam:
“O moribundo está deitado, cercado por seus amigos e
familiares. Está prestes a executar os ritos que bem
conhecemos. (...) Seres sobrenaturais invadiram o quarto e se
comprimem na cabeceira do ‘jacente’. A grande reunião que
nos séculos XII e XIII tinha lugar no final dos tempos se faz,
então, a partir do século XV, no quarto do enfermo.”
(Philippe Ariès, História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 53.)
“(...) essa espécie de arte de morrer de Vieira se opõe à
tradição das artes moriendi fundadas na preparação para a
‘última prova’ que acontece apenas no quarto do moribundo.
Não é mais lá que se decide a salvação ou a condenação do
cristão, mas no exato momento de suas escolhas e ações ao
longo da vida, vale dizer, na resolução adequada a ser tomada
hic et nunc (aqui e agora).”
(Alcir Pécora, A arte de morrer, segundo Vieira, em Antonio Vieira, Sermões de
quarta-feira de cinza. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016. p.51.)
Com base nos excertos anteriores e na leitura dos três
Sermões de Quarta-feira de Cinza, assinale a alternativa
correta.
Sobre as representações históricas da morte no Ocidente,
Philippe Ariès e Alcir Pécora comentam:
“O moribundo está deitado, cercado por seus amigos e
familiares. Está prestes a executar os ritos que bem
conhecemos. (...) Seres sobrenaturais invadiram o quarto e se
comprimem na cabeceira do ‘jacente’. A grande reunião que
nos séculos XII e XIII tinha lugar no final dos tempos se faz,
então, a partir do século XV, no quarto do enfermo.”
(Philippe Ariès, História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 53.)
“(...) essa espécie de arte de morrer de Vieira se opõe à
tradição das artes moriendi fundadas na preparação para a
‘última prova’ que acontece apenas no quarto do moribundo.
Não é mais lá que se decide a salvação ou a condenação do
cristão, mas no exato momento de suas escolhas e ações ao
longo da vida, vale dizer, na resolução adequada a ser tomada
hic et nunc (aqui e agora).”
(Alcir Pécora, A arte de morrer, segundo Vieira, em Antonio Vieira, Sermões de
quarta-feira de cinza. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016. p.51.)
Com base nos excertos anteriores e na leitura dos três
Sermões de Quarta-feira de Cinza, assinale a alternativa
correta.
A
Em Ariès, a salvação ou danação ocorre no quarto do
moribundo, mas nos sermões de Vieira é a atenção ao
momento presente e a decisão correta que importam
para o cristão.
B
A afirmação de Alcir Pécora é válida somente para o
primeiro sermão, pois os dois últimos sermões
retomam o tema do fim dos tempos e da agonia do
moribundo para a fé cristã.
C
Segundo Ariès, o drama da salvação se dá na imagem
do quarto do moribundo. Essa imagem é decisiva para
a compreensão do terceiro sermão.
D
Para Alcir Pécora, o que distingue os sermões de
Vieira dos discursos sobre a morte nesse período é a
ênfase do padre jesuíta na ação futura.