Questão d83f04c3-a6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso,
justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do
ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas
segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que
aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina,
nada procurando evitar e não se desviando do que quer
que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo,
precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos.
LAÉRCIO, D. Vidas e sentenças dos filósofos ilustres. Brasília: Editora UnB, 1988.
O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:
Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos.
LAÉRCIO, D. Vidas e sentenças dos filósofos ilustres. Brasília: Editora UnB, 1988.
O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:
A
Desprezar quaisquer convenções e obrigações
da sociedade.
B
Atingir o verdadeiro prazer como o princípio e o
fim da vida feliz.
C
Defender a indiferença e a impossibilidade de
obter alguma certeza.
D
Aceitar o determinismo e ocupar-se com a
esperança transcendente.
E
Agir de forma virtuosa e sábia a fim de enaltecer o
homem bom e belo.
Gabarito comentado
Athos VieiraHistoriador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ
O ceticismo é uma doutrina filosófica, comumente relacionada ao filósofo grego, Pirro, que desconfia da própria capacidade humana em alcançar a verdade em si. Se Platão concebia a racionalidade do mundo devido à nossa capacidade em observá-lo e ordená-lo através da razão, Pirro desconfia dessa capacidade e renuncia à pretensão da verdade tomando que o homem não possui a capacidade para alcançar tal certeza. A ideia de justiça, por exemplo, não existe em seu estado puro e as ações justas ou injustas são tomadas não por essa abstração, mas a partir de convenções (leis e costumes) arraigados em determinado povo. A resposta é letra C.
Gabarito do professor: Letra C