Questão d78c8649-b7
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O autor do TEXTO 1 utiliza-se de argumentos de autoridade, fatos, exemplos e
constrói suas opiniões para fortalecer a argumentação. Dos trechos a seguir, a única
opção em que se recorreu ao fato é:
O autor do TEXTO 1 utiliza-se de argumentos de autoridade, fatos, exemplos e
constrói suas opiniões para fortalecer a argumentação. Dos trechos a seguir, a única
opção em que se recorreu ao fato é:
Leia o TEXTO 1 e responda à questão.
TEXTO 1
André Felipe Portugal é advogado e mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de
Coimbra (Portugal).
PORTUGAL, André Felipe. Não ao pensamento único. Disponível em:<http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/nao-ao-pensamento-unico-8n51aku1uc9ghd632l0zsrcqg>Acesso em: 10 jun. 2016 (Adaptado)
Leia o TEXTO 1 e responda à questão.
TEXTO 1
André Felipe Portugal é advogado e mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal).
PORTUGAL, André Felipe. Não ao pensamento único. Disponível em:<http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/nao-ao-pensamento-unico-8n51aku1uc9ghd632l0zsrcqg>Acesso em: 10 jun. 2016 (Adaptado)
A
“Interpretações diversas seriam mera “ideologia”, objeto de doutrinação. Não há,
contudo, pensamento que não seja ideológico, como bem advertiu Contardo
Calligaris, em excelente coluna publicada na Folha de S.Paulo algum tempo
atrás.” (linhas 78–81)
B
“[...] a linguagem não é uma entidade objetiva e atemporal, mas, pelo contrário,
essencialmente intersubjetiva e historicamente determinada. Não há uma só
linguagem, mas várias, tanto quanto há formas de vida, todas com o mesmo fim
de descrever o mundo tal como ele é.” (linhas 19–23)
C
“Existem, é verdade, diferenças entre tais pretensos líderes, mas as semelhanças
são mais evidentes: todos se veem como portadores de uma verdade atemporal,
neutra, não “ideológica”, a ser necessariamente divulgada e, se necessário,
imposta, de modo violento, a todos.” (linhas 74–77)
D
“Não é uma mera coincidência que tais pretensos líderes defendam soluções
simplistas e demagogas para problemas naturalmente complexos. [...] Afinal, eles
nem sequer reconhecem a complexidade do mundo, limitando-o e definindo-o de
acordo com o que a sua interpretação, cega pela intolerância, dele consegue
perceber”. (linhas 82–90)