Questão d789abab-c2
Prova:UNICAMP 2019
Disciplina:Atualidades
Assunto:Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade


(Adaptado de Atlas escolar IBGE. Disponível em atlasescolar.ibge.gov.br)

Recentemente, em Mianmar, a minoria étnica Rohingya foi vítima de graves massacres e assassinatos praticados por grupos extremistas da maioria étnico-religiosa do país. Entre 2017 e 2018, os atos de violência provocaram deslocamentos forçados de aproximadamente 650 mil Rohingyas principalmente para um dos países vizinhos.

Com a ajuda do mapa anterior, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o principal país para onde se deslocam os Rohingyas e as correntes religiosas seguidas por essa minoria étnica e pela maioria da população de Mianmar.

A
Bangladesh; mulçumana e budista.
B
Índia; católica e hindu.
C
Tailândia; católica e mulçumana.
D
China; hindu e budista.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Conflitos étnicos de grande porte precisam ser conhecidos e quando geram crises humanitárias e ficam em evidência no noticiário ainda mais. A figura localiza Mianmar em relação aos seus vizinhos e o texto de apoio aborda o deslocamento forçado e o histórico de violência contra uma minoria étnica e a relação do conflito com as religiões dos grupos envolvidos. O enunciado questiona qual o país para onde foram os Rohingyas entre os países vizinhos e qual sua religião e a da maioria da população de seu país de origem em Mianmar. 
A) A fuga para Bangladesh dos Rohingyas se deve a proximidade da fronteira com sua região e ao fato da considerável população praticante de sua religião nesse país. Os Rohingyas são muçulmanos e a população de Mianmar é majoritariamente budista e influenciada pela pregação fundamentalista e violenta de alguns líderes monásticos locais. Alternativa correta.
B) A Índia possui graves problemas de sectarismo religioso entre muçulmanos e hindus, e não seria uma boa escolha de fuga dos Rohingyas.

C) A Tailândia possui população majoritariamente budista, o que poderia causar os mesmo problemas que os Rohingyas enfrentam em Mianmar. 
D) A China controla suas fronteiras com rigor e não se mostrou, desde o início da crise, disposta a receber os Rohingyas, já que possui graves problemas com a minoria islâmica Uigur em seu próprio território. 

 
Gabarito do professor: A

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo