Questõessobre Política

1
1
Foram encontradas 272 questões
3f27546e-0b
UFMS 2018 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Atualidades do ano de 2018

O pleito eleitoral para a presidência do Brasil de 2018 foi marcado pela polarização entre partidos de direita e esquerda, fato que em raros momentos da história democrática brasileira foi verificado. Os acontecimentos dessa campanha política foram marcados por situações novas e que acarretam mudanças na sociedade do presente. Assinale a alternativa que caracterizou as últimas eleições presidenciais do Brasil e que demonstra uma transformação da sociedade.

A
A retomada dos grandes comícios públicos com os candidatos e a mobilização de multidões para a divulgação das campanhas de governo, aos moldes de governos populistas.
B
A transmissão de longos debates entre candidatos, via rádio e internet, como forma viável para o eleitor decidir seu voto, além de exercitar a democracia e apresentar as propostas dos candidatos concorrentes.
C
A utilização da internet como plataforma de divulgação de ideias no formato mais inovador de mídias, sendo que as redes sociais tiveram importante e decisivo destaque na exposição de ideias e defesas contra as chamadas fake news
D
As associações entre os grandes partidos de esquerda e os grandes partidos de direita, que formaram blocos políticos nunca antes vistos e que dividiram o Brasil entre as ideias que se posicionaram antagonicamente.
E
A interferência de grandes grupos econômicos internacionais que, com a polarização política, encontraram ambiente favorável à disseminação de ideias e conceitos de governança já testados em países em desenvolvimento, como Índia e África do Sul.
79c1ae9d-07
SÃO CAMILO 2018 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade, Atualidades do ano de 2018

O Brasil e um número crescente de países voltaram a protestar hoje (07.03.2018) na ________ e a pedir para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconsiderar a medida unilateral contra importações de aço e alumínio. Alguns países mencionaram o impacto de uma guerra comercial. No entanto, mais uma vez nenhum país ameaçou claramente com retaliação ou denúncia porque continuam aguardando a medida formal a ser tomada por Trump.

(www.valor.com.br. Adaptado.)

O nome da organização supranacional que preenche a lacuna do texto é

A
FMI.
B
OCDE.
C
OMC.
D
OTAN.
E
ALCA.
b360b581-06
SÃO CAMILO 2019 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2019, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

No início de 2019 ocorreu o protesto de milhares de pessoas nas ruas de Madri, na Espanha.



(www.agenciabrasil.ebc.com.br)

Esse protesto teve como uma de suas principais motivações a defesa

A
de ações contrárias ao aumento dos preços dos combustíveis, analisando as reformas fiscais neoliberais do governo como elitistas e ampliadoras do desemprego.
B
da retirada do país do Acordo de Paris, considerando que as restrições de emissão de gases estufa aprovadas causariam a retirada de investimentos do território espanhol.
C
da incorporação do território do País Basco, entendendo que a decisão de união aprovada pelos habitantes da região em referendo é soberana, ainda que questionada no âmbito da ONU.
D
de regras mais restritivas para a entrada de imigrantes, avaliando que as medidas recentes propostas pela Espanha na União Europeia facilitariam a entrada de estrangeiros no país.
E
da manutenção da unidade territorial da Espanha, criticando o governo por aceitar dialogar com representantes separatistas da Catalunha.
94090d2f-05
UFRGS 2016 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2015, Política Internacional

Considere as afirmações abaixo, sobre a atual crise social e econômica da Grécia.

I - A crise, que se estende desde 2009, causou o desemprego de, pelo menos, um quarto da população economicamente ativa do país.
II - A insatisfação da população grega com a elite política do país levou à eleição de um governo de esquerda em janeiro de 2015, liderado pelo partido Syriza.
III- O referendo, realizado em junho de 2015, aprovou o pacote de medidas imposto ao país, pela União Europeia e o FMI, o que levou a Grécia a sair da União Europeia.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
c665a8f2-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2020, Política Internacional



A respeito do sistema eleitoral norte-americano, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) quando a afirmativa for verdadeira e (F) quando for falsa.

( ) Os estados da Federação têm peso eleitoral distinto, já que a quantidade de representantes no Colégio Eleitoral é proporcional ao tamanho da população em cada estado.
( ) O presidente pode ser eleito mesmo sem conseguir a maioria dos voto dos eleitores, pois o que conta, para o resultado final, é obter a maioria dos votos no Colégio Eleitoral.
( ) O voto para o chefe do executivo é obrigatório, por isso o eleitor precisa comparecer às urnas, ou enviar o voto pelo correio, ou justificar sua ausência.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

A
V – V – F.
B
V – F – V.
C
F – V – V.
D
V – F – F.
c6816a85-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2020, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Em novembro de 2020, uma metralhadora controlada por satélite foi usada para matar o físico nuclear iraniano Mohsen Fakhrizadeh, ex-oficial da Guarda Revolucionária e líder do projeto nuclear iraniano.


A charge mostra Israel e Arábia Saudita como os prováveis causadores desse atentado, em sintonia com as suspeitas declaradas pelas autoridades iranianas.
A respeito da situação geopolítica do Oriente Médio à qual a charge se refere, analise as afirmativas a seguir.

I. Israel e Arábia Saudita temem que o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, retome o acordo nuclear e abandone a política de pressão máxima de Donald Trump.
II. A tensão entre a Arábia Saudita e o Irã resulta da disputa pela liderança regional e por seguirem ramos distintos do Islã: o Irã, xiita; a Arábia Saudita, sunita.
III. Para os dirigentes de Israel, o Irã é um perigo à sua segurança, por manter vínculos com o grupo xiita Hezbollah, que ocupa regiões ao sul do Líbano e que não reconhece a existência de Israel.

Está correto o que se afirma em

A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I, II e III.
866b926a-04
ESPM 2019 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Atualidades do ano de 2019

No próximo mês, durante três semanas, mais de 250 integrantes da Igreja Católica, além de indígenas, ribeirinhos e cientistas de nove países que fazem parte da floresta, se reunirão no Vaticano para o Sínodo da Amazônia.

Fonte: https://apublica.org/2019/09/sinodo-da-amazonia; 16/9/2019.

O Sínodo da Amazônia atraiu a atenção do governo brasileiro e se converteu em importante fórum internacional. Quanto ao evento é correto assinalar:

A
o documento preparatório do Sínodo questiona o modelo de desenvolvimento imposto por autoridades públicas e pelos interesses das empresas privadas, modelo responsável por degradação ambiental e social;
B
o Sínodo apoia-se em pesquisas e documentos que respaldam a política do governo Bolsonaro para a Amazônia;
C
o governo Bolsonaro e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) decidiram utilizar o material produzido pelo Sínodo para rechaçar as críticas do francês Emmanuel Macron sobre a devastação da Amazônia;
D
o governo brasileiro acusa o Sínodo de ser um exemplo da conspiração internacional contra a soberania da Amazônia, interpretação considerada equivocada pelo exército brasileiro, parceiro da Igreja Católica em sua política indigenista;
E
o Sínodo da Amazônia demonstra de maneira inquestionável a unidade da Igreja Católica em torno do Papa, seja em temas da preservação ambiental, seja em ação missionária.
864be850-04
ESPM 2019 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2019, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Os ataques de drones a duas das principais instalações petrolíferas da Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, acirraram a tensão na região do Oriente Médio. (...) Os rebeldes houthis reivindicaram a autoria do atentado, que seria uma resposta aos ataques da coalizão liderada pela Arábia Saudita contra eles.

Fonte: BBC Brasil, 16/09/2019. Disponível em: https:// www.bbc.com/portuguese/internacional-49713067. Acesso: 16/09/2019

A matéria aborda a conjuntura atual da geopolítica do Oriente Médio neste caso em que a Arábia Saudita está diretamente envolvida no conflito do (da):

A
Iraque.
B
Irã.
C
Síria.
D
Líbano.
E
Iêmen.
865e572f-04
ESPM 2019 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2019, Política Internacional

As eleições de Israel em setembro de 2019 revelaram:

A
Uma vitória tranquila para o Likud que conseguiu a maioria das cadeiras do parlamento israelense e mais uma vez reconduziu Benyamin Netanyahu ao cargo de Primeiro Ministro.
B
Um impasse, pois nenhuma coalizão conseguiu o número necessário para formar o governo, embora o partido Azul e Branco tenha feito o maior número de cadeiras.
C
Uma vitória folgada da frente de esquerda liderada pelo Partido Trabalhista que formou o governo tão logo se encerraram as eleições.
D
Um retorno aos tempos clássicos da Grande Israel com a vitória dos partidos ortodoxos.
E
A vitória dos partidos árabes pela primeira vez na história do país.
8656e986-04
ESPM 2019 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Atualidades do ano de 2019

A escolha de Augusto Aras, indicado por Jair Bolsonaro, sem que o escolhido fizesse parte da lista tríplice elaborada pela categoria, provocou muitas críticas. Entre as hipóteses levantadas pelos membros da categoria, surgiu a de um boicote aos cargos caso o indicado tenha seu nome referendado pelo Senado.


Fonte: Folha de São Paulo, 10/9/2019


O texto remete à indicação, pelo presidente, de Augusto Aras para o cargo de:

A
Ministro do Supremo Tribunal Federal;
B
Advogado Geral da União;
C
Procurador Geral da República;
D
Juiz do Tribunal de Contas da União;
E
Embaixador do Brasil em Paris.
864f2e82-04
ESPM 2019 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2019, Política Internacional

Em setembro de 2019 realizou-se a Assembleia Geral da ONU. A abertura foi feita pelo:

A
Presidente do Brasil, mantendo uma tradição desde a primeira, realizada em 1946.
B
Presidente dos Estados Unidos, país sede da ONU.
C
Presidente da Rússia, mantendo o rodízio entre os países membros permanentes do Conselho de Segurança.
D
Representante da França, país indicado pela sua luta ambientalista.
E
Representante da Colômbia como uma homenagem ao prêmio Nobel da Paz que o presidente desse país recebeu.
86531f0b-04
ESPM 2019 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Atualidades do ano de 2019

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (7) derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento adotado desde 2016.


https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/11/08/ entenda-a-decisao-do-supremo-que-derrubou-prisao- -apos-condenacao-em-segunda-instancia.ghtml


Uma das alternativas a seguir é continuação do texto da matéria e responde corretamente sobre o assunto. Identifique-a:

A
O Supremo decidiu por unanimidade revogar a condenação em segunda instância alterando o entendimento da Constituição.
B
O Supremo julgou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que aventava a possibilidade de condenação em segunda instância, mas foi derrotada por decisão apertada, desempatada pelo ministro Dias Toffoli.
C
A Constituição permitia condenação a partir da segunda instância, no entanto com a decisão do Supremo essa cláusula pétrea será revogada.
D
A maioria dos ministros entendeu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado. O voto de desempate foi dado pelo presidente do tribunal.
E
Apesar de não ser unanimidade entre os ministros, o Supremo entendeu que não se faz necessário aguardar o trânsito em julgado e a condenação em segunda instância é plenamente plausível. Daí o resultado apertado.
86650c0e-04
ESPM 2019 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2019, Política Internacional

O contexto internacional em 2019 no segundo semestre, entre outros fatos, foi marcado pela crise envolvendo China e Hong Kong. Sobre o status político de Hong Kong é correto afirmar:

A

É um Estado soberano, condição alcançada logo após a independência do Reino Unido em 1997.

B
É uma região autônoma britânica encravada em território chinês.
C
É uma região administrativa com status especial, porém sob soberania chinesa.
D
É uma região administrativa autônoma e com status especial, porém atrelada à Taiwan.
E
É considerada um Estado independente, porém a China não reconhece essa condição.
6b7ae91e-01
MACKENZIE 2019 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2019, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa.

EUA derrubam drone iraniano no Estreito de Ormuz

Os Estados Unidos derrubaram [...] um avião não tripulado iraniano no Estreito de Ormuz, no momento em que ele se aproximava de um navio americano, informou o presidente Donald Trump.

[...] A derrubada da aeronave ocorre em um momento de tensões crescentes na região do Golfo entre os Estados Unidos e o Irã.

[...] A tensão entre Teerã e Washington tem crescido desde que Trump se retirou unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã e voltou a aplicar sanções à República Islâmica.

As hostilidades aumentaram após o Irã derrubar, no dia 20 de junho, um drone americano nas sensíveis águas do Golfo, em meio a uma série de ataques contra petroleiros que Washington atribuiu a Teerã.



A respeito do Estreito de Ormuz e dos conflitos relacionados a ele, considere as seguintes proposições:

I. O Estreito de Ormuz faz parte de uma das principais rotas mundiais de comércio de petróleo; por isso, qualquer instabilidade político-militar na área onde ele se encontra pode influenciar no preço da gasolina e, consequentemente, na economia de grande parte do mundo.

II. Os Estados Unidos defendem a existência de uma coalizão militar internacional para proteger as águas do Estreito de Ormuz, garantindo a liberdade de navegação na região onde ele se encontra.

III. Apesar das constantes ameaças do Irã, que reivindica o controle do Estreito de Ormuz, em parceria com os Emirados Árabes Unidos, nenhum navio petroleiro foi atacado em suas proximidades (nem mesmo em águas internacionais do Golfo de Omã), o que contribuiu para a estabilidade do preço do petróleo nos últimos cinco anos.


É correto o que se afirma em

A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
I e II, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III.
4dc05708-fd
ESPM 2018 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade, Atualidades do ano de 2018

A ONU usou pela primeira vez a palavra genocídio para descrever a matança de membros da minoria rohingya e recomendou que seis militares do país – inclusive o comandante das Forças Armadas – sejam processados por genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.
O relatório da ONU descreve uma longa lista de crimes que teriam sido cometidos contra os rohingya. Entre eles, há torturas, estupros, casos de escravidão sexual, perseguições, extermínio e deportações.

(Folha de São Paulo; 28/8/2018)

Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o país em que ocorreram os fatos descritos no texto e a identificação da minoria rohingya:

A
Bangladesh – minoria hindu;
B
Tailândia – minoria budista;
C
Laos – minoria budista;
D
Paquistão – minoria muçulmana;
E
Mianmar – minoria muçulmana.
4dc80207-fd
ESPM 2018 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Atualidades do ano de 2018

Sobre a composição da Câmara dos Deputados, após as eleições de 2018, está correto afirmar que:

A
o PT foi o maior derrotado e viu sua influência no parlamento se reduzir a uma pequena bancada.
B
o PSL foi o partido que mais cresceu e terá a segunda maior bancada.
C
apesar de seu candidato não ter tido bom desempenho nas eleições presidenciáveis, o PSDB manteve-se como o principal partido do Congresso.
D
poucos partidos conseguiram eleger deputados e haverá um Congresso mais enxuto e uniforme.
E
o MDB se mantém como o principal partido brasileiro, assegurando a tradição desde a redemocratização.
4da159c9-fd
ESPM 2018 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Atualidades do ano de 2018

Nas eleições de 2018, o colégio eleitoral brasileiro apresentava:

A
maior número de eleitores que eleitoras.
B
mais de 140 milhões de eleitores, o maior da história.
C
uma diminuição em relação ao número de eleitores da eleição passada.
D
a maior quantidade de eleitores na faixa entre vinte e trinta anos.
E
aproximadamente 60 milhões de eleitores, sendo a maioria do sexo feminino.
4da4c949-fd
ESPM 2018 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Atualidades do ano de 2018

Dias Toffoli toma posse nesta quinta-feira 13/09/2018. Com 50 anos, Toffoli é conhecido por evitar polêmicas e por ter um tom pacificador em suas decisões.

(https://gauchzh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2018/09/13)

Dias Toffoli tomou posse no cargo de:

A
Advogado Geral da União;
B
Presidente do Supremo Tribunal Federal;
C
Procurador Geral da República;
D
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral;
E
Ministro da Justiça.
4219f708-f7
UNEMAT 2015 - Atualidades - Política, Política Internacional, Atualidades do ano de 1994 ao ano de 2013

Morreu em 8 de abril de 2013, aos 87 anos, após sofrer um derrame (AVC), a ex-chefe de governo do Reino Unido, Margaret Thatcher, uma personalidade de enorme projeção mundial. Thatcher teve grande influência não só no Reino Unido, onde mudou o rumo da política, mas também em alguns dos grandes acontecimentos mundiais do final do século XX.

Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-daglobo/noticia/2013/04/margaret-thatcher-morre-aos-87- anos.html. (adaptado)

Sobre o AVC que matou a ex-Chefe de Estado, marque a alternativa certa.

A
O AVC consiste em uma ruptura do vaso sanguíneo que irriga uma região cerebral.
B
AVCs estão relacionados à hipertensão arterial, que é o aumento exclusivo da pressão diastólica.
C
O AVC levará à falta de oxigenação cerebral, obrigando o cérebro a realizar metabolismo aeróbico.
D
Atividade física aumenta as chances de sofrer um AVC porque durante o exercício a pressão arterial aumenta.
E
Todo AVC é letal, já que quando um vaso se rompe ele não é capaz de conter a perda de sangue.
6b3eae95-e9
UERJ 2021 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2020, Política Internacional

O processo político descrito no texto pode ser associado a uma tendência atual de enfraquecimento dos regimes democráticos.
Essa tendência está enunciada em:

Na Idade Média, as cidades-Estado italianas lideravam a “revolução comercial” europeia com inovações nas áreas de finanças, intercâmbio e tecnologia. Então algo estranho aconteceu. Em 1264, por exemplo, a população da cidade de Ferrara decretou que “O magnificente e ilustre Lorde Obizzo será dirigente, regente geral e permanente soberano sobre a cidade”. Repentinamente, uma república votou para que ela mesma deixasse de existir. As instituições da Itália medieval sucumbiram ao que chamamos agora de populismo: uma estratégia excludente e antielitista para criar uma coalizão dos descontentes. O método é excludente porque ele se baseia em uma definição específica de “o povo”, cujos interesses devem ser defendidos não apenas da elite, mas de todos os outros.
Adaptado de project-syndicate.org, 31/05/2019.
A
retrocesso do pluralismo social, gerando o aumento da intolerância
B
esvaziamento do poder presidencial, causando a descentralização da gestão
C
desvalorização da identidade nacional, produzindo a negação do patriotismo
D
limitação da propriedade privada, provocando o fortalecimento do sindicalismo