Atualidades Enem e Vestibulares - 2021

Publicado em: 18/05/2022

Sabe-se que o conhecimento do mundo à nossa volta é uma ferramenta que pode diferenciar a preparação de um candidato no ENEM além, é claro, de melhorar as chances que ele tem de maximizar a nota. Atualidades é tão importante que é uma das duas disciplinas que podem aparecer em todas as áreas do conhecimento do ENEM e na Redação. Por isso, o resumo que vamos apresentar visa a gerar um maior engajamento nos conhecimentos, causas e consequências de algumas das atualidades de 2021.

 Atualidades no Enem

Para entendermos a importância dessa disciplina e como ela é cobrada no Enem, vamos observar a questão a seguir que, no ENEM de 2021, estava posicionada no caderno azul como a questão de número 50:

 50. (Enem 2021)

TEXTO I  Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas previram um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas, até 2021.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

TEXTO II

Há ainda quem exporte deliberadamente lixo eletrônico para o Gana. É mais caro reciclar devidamente os resíduos no mundo industrializado, onde até existem os recursos e a tecnologia. Um negócio muito mais lucrativo é vender o lixo eletrônico a negociantes locais, que o importam alegando tratar-se de material usado. Os negociantes depois vendem o lixo aos jovens no mercado, ou noutro lado, que o desmantelam e extraem os fios de cobre. Estes são derretidos em lareiras ao ar livre, poluindo o ar e, muitas vezes, intoxicando diretamente os próprios jovens.

KALEDZI, I.; SOUZA, G. Disponível em: www.dw.com. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

No contexto das discussões ambientais, as práticas descritas nos textos refletem um padrão de relações derivado do(a):

a) Exercício pleno da cidadania.   

b) Divisão internacional do trabalho,     c) Gestão empresarial do toyotismo.   

d) Concepção sustentável da economia.     e) Protecionismo alfandegário dos Estados.

Observe que os dois textos propostos para a resolução de questão são do ano de 2019. Essa questão estava associada a um contexto bem atual em 2019 e, somente no ano de 2021 isso foi cobrado. 

IMPORTANTE: quando você for estudar Atualidades para o ENEM, não cometa erro de começar a estudar o que está acontecendo hoje, mas o que aconteceu nos últimos anos, sua causa e as consequências desses acontecimentos para a sociedade global, nacional e regional. 

Detalhe: A redação costuma sempre associar suas propostas às problemáticas da sociedade. Todos sabem que para escrever a redação com mais segurança é imprescindível o conhecimento acerca do tema. Assim sendo, verifica-se que estar por dentro das questões sociais atuais é um marcador diferencial para que sua nota seja maximizada.

 Atualidades de caráter global em 2021 

I- Coronavírus

Começamos o ano de 2021 com quase 195 mil óbitos por Covid-19, e terminamos o ano com mais de 600 mil. Esses números são importantes para sua prova, mas mais importante é saber o porquê do aumento de mortes de um ano para o outro sendo que em 2021 tínhamos a vacina e no ano anterior não.

Para explicar isso à banca de seu exame, você terá que estar por dentro do que aconteceu. Primeiro, no Brasil, houve dúvidas acerca da eficácia da vacina. Depois, descobriu-se, por meio da CPI da Covid-19, que o Ministério da Saúde atrasou a vacinação no Brasil, além de descobrir também que o Governo Federal não respondeu às cartas da Pfizer (empresa farmacêutica), o que contribuiu ainda mais para esse atraso. Por fim, um terceiro fator, muito decisivo, foi o aumento de novas cepas do vírus. Em novembro de 2021, a OMS descobriu a variante Ômicron, que ainda causa preocupação porque tem um maior índice de contaminação e já se encontra em todos os continentes.

Além da variante Ômicron, outros eventos associados ao Coronavírus são de extrema relevância:

  • Em 03/11 a OMS aprovou o uso emergencial da Covaxin, produzida por uma empresa indiana. Essa vacina não é usada no Brasil.

  •  Em novembro de 2021, houve um aumento muito grande de casos na Europa.

  • Em alguns do globo, quem não quiser tomar as vacinas contra a Covid-19 terá que pagar multas. Esse é o caso da Áustria.

II- ENEM 2021

  • Foi a edição com o menor número de participantes em uma década, um total de 3.444.171 estavam inscritos, mas estiveram ausentes do certame 1.176.821. 

  • A proposta de Redação do ENEM 2021 teve como tema: “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. 

  • 2021 também foi o ano da segunda aplicação do ENEM Digital, entretanto, a aplicação que deveria ser melhorada foi marcada por erros indecifráveis.

III- Enchentes no Sul da Bahia

 Outro fenômeno que merece destaque no ano de 2021 foi o acontecimento trágico das enchentes no Sul da Bahia. Esse fenômeno se deve à formação de um ciclone extratropical que se formou no Atlântico e atingiu a costa do Estado. Mais de 200 pessoas ficaram feridas e 20 morreram.

 O acontecimento mobilizou parte da sociedade civil e diversos artistas, influencers e youtubers se uniram para ajudar as localidades afetadas. Apesar da situação, o Governo Federal não quis receber ajuda humanitária da Argentina. Em suas redes sociais, o atual presidente Jair Bolsonaro alegou que os motivos de ter negado a ajuda do país vizinho foi que “a avaliação foi a de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições”.

IV- Sistema do Ministério da Saúde Hackeado 

Na madrugada de 10 de Dezembro de 2021, o Ministério da Saúde foi hackeado. Segundo uma mensagem publicada em seu site, a Instituição afirmou que dados foram copiados e excluídos, afetando diretamente o controle estatal e os dados do aplicativo Conecte SUS e Portal Covid. O lapsus Group assumiu a autoria do ataque cibernético e conseguiu obter 50 terabytes de informações com as quais barganha para conseguir dinheiro. É importante saber para o seu exame de vestibular que esses ataques estão crescendo no mundo inteiro e a AIG, uma das maiores seguradoras do mundo, estima um aumento de quase 150% desses casos entre 2018 e 2020.

V- COP 26:

Após a segunda metade do século XX, os movimentos sociais ambientalistas começaram a demonstrar certas preocupações com a degradação ambiental causada pelo avanço da sociedade capitalista e industrial. A COP 26 é a Conferência das Partes (COP26) da Convenção da Federação das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Essa conferência aconteceu em Glasgow, Escócia, onde os líderes mundiais tentaram refletir e criar mecanismos para frear a degradação ambiental por meio de planos de ação climática para manter o mundo um lugar seguro para viver. O Brasil foi representado pelo Ministro do Meio-ambiente, Joaquim Leite, que somente chegou para a conferência na segunda semana da cúpula.

Os Estados se prontificaram a deliberar e criar objetivos, tais como:

  • Querem diminuir, até em 2024, 24% do desmatamento.

  • Até 2028, o objetivo é que todo o desmatamento ilegal seja inexistente.