Atualidades Enem e Vestibulares - 2022

Publicado em: 07/07/2022

Em algumas edições do ENEM vimos diversos temas e assuntos sendo discutidos no contexto das atualidades. Nas Ciências Humanas, por exemplo, a Matriz de Referências do ENEM indica, na habilidade 09 (Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.), a necessidade de o participante saber compreender, analisar e comparar o modo por meio do qual as organizações políticas e socioeconômicas se manifestam em diferentes escalas. Obviamente, essas manifestações são sempre enxertadas no âmbito do contexto atual, onde ocorrem de maneira aplicada os assuntos e questões propostas.

Atualidades no Enem

Entre as temáticas que vamos abordar mais adiante, trouxemos dois exemplos de como as questões envolvendo atualidades podem aparecer no ENEM.

(Enem 2015)

Atualmente, as represálias econômicas contra as empresas de informática norte-americanas continuam. A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos de compartilhamento de carros; na China, o governo explicou que os equipamentos e serviços de informática norte-americanos representam uma ameaça, pedindo que as empresas estatais não recorram a eles.

SCHILLER, D. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 11 nov. 2014 (adaptado).

As ações tomadas pelos países contra a espionagem revelam preocupação com o(a)

a) subsídio industrial.

b) hegemonia cultural.

c) protecionismo dos mercados.

d) desemprego tecnológico.

e) segurança dos dados.

Atualmente, diz-se que a guerra entre Rússia e Ucrânia se trava em várias dimensões: há uma guerra de fato bélica, uma guerra digital, uma guerra econômica etc. Assim, as sanções econômicas aplicadas em outros casos se tornam absolutamente importantes porque são usadas como medidas coercitivas de um Estado ou bloco sobre outro.

(Enem 2018)

Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital.

JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil. out. 2015 (adaptado).

O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de

a) migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural.

b) hibridização cultural de grupos caracterizados por homogeneidade social.

c) desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas.

d) peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas.

e) desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados.

Um outro fator que decorre da Guerra da Ucrânia e que pode ser usado como exemplo para entendermos como o ENEM cobra atualidades é a temática das pessoas que são despatriadas por conta das guerras. Sabe-se que o direito à pátria é um Direito Humano Universal, atentar contra ele é atentar contra os Direitos Humanos inalienáveis.

Atualidades 2022

Coronavírus:

I Vacinação em crianças

Neste ano, o Brasil iniciou as vacinações em crianças de 5 a 11 anos. A primeira criança vacinada foi uma criança indígena de 8 anos de idade.

Dado o número alarmante de apenas 2,5 milhões de crianças estarem vacinadas, autorizou-se que, a partir de Fevereiro de 2022, fosse utilizada a vacina Coronavac para imunizar crianças de 6 a 17 anos de idade. O PNO (Plano Nacional de Imunização) estima que mais de 20 milhões de crianças sejam vacinadas no Brasil.

Esse tema também pode ser abordado no Enem na disciplina de Biologia, pois, “para crianças de cinco a 11 anos, não há concomitância entre as vacinas“, explica Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), isto é, é preciso esperar 15 dias entre a imunização contra Covid-19 e a aplicação de outras vacinas previstas para as faixas etárias, como por exemplo, o reforço da Tríplice Bacteriana (dTPa).

II Recorde de casos no mundo

Em 20 de janeiro de 2022, o Mundo registrou o recorde de casos de Covid, reacendendo o alerta vermelho para as Nações e, sobretudo, para a OMS. O recorde diário de 4,2 milhões de casos de Covid-19, acontecem em meio à disseminação da variante Ômicron. Inicialmente, o número era de 3,79 milhões, mas subiu após serem notificados os 436 mil casos da França que não havia entrado no balanço inicial.

Em meio à proliferação da variante ômicron do novo coronavírus, o mundo registrou mais de 4,2 milhões de casos de Covid-19 em apenas 24 horas, apontam dados do "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford.

Tensão Rússia x Ucrânia

A confusão que hoje observamos entre a Rússia e Ucrânia tem origem, possivelmente, em 2013/2014 com a derrubada do presidente Viktor Yanukovych, e a ascensão de governos pró Europa. Porém, podemos fixar a raiz desse processo em eventos bem mais distantes, o embrião dos estados que deram origem a Ucrânia e a Rússia é comum, teria surgido de uma mescla de populações eslavas e vikings que teriam se formado por volta do século IX.

I Causas

Podemos apontar como causas para a guerra na Ucrânia vários fatores, porém dois são os mais importantes tendo em vista as formulações de questões estilo ENEM:

  • A expansão da OTAN para o leste: primeiramente, a Otan era formada por 12 membros-fundadores da América do Norte e da Europa (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Portugal, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, Islândia e Luxemburgo). Com o tempo, a aliança foi tomando proporções maiores, e hoje possui 30 membros assinantes de um pacto de defesa mútua estipulado pelo Artigo 5º da entidade.

  • A querela acerca da Crimeia: Localizada em uma península no Mar Negro, ela é uma república autônoma da Ucrânia. Anteriormente, a região pertencia à Rússia, mas foi anexada em 1954 pela Ucrânia como um presente do lider soviético Nikita Khrushchev, nacionalizado ucraniano. A população da Crimeia possui origem russa, diferente do resto do país que a anexou. O presidente da Ucrania, Viktor Yanukovich, no final de 2013, decidiu assinar um tratado de livre-comércio com a União Europeia, preferindo estreitar relações comerciais com a Rússia. Por conta dessa decisão se tiveram início muitos protestos massivos, que foram o principal motivo da destituição de Yanukovich, que escapou indo para a Rússia.

OBS.: O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a “ação” na Ucrânia tinha como objetivo uma desnazificação do país.

II Refugiados

Ainda no mês de Março, o número de refugiados que saiam da Ucrânia em busca de ajuda e asilo já superava a marca de 2 milhões. Quase todos os refugiados são mulheres, crianças e idosos. Durante um cessar-fogo, o governo russo foi acusado de cometer crime de guerra por não respeitar os corredores humanitários.

III Estopim

Pode-se asseverar como o estopim para a eclosão de um cenário que já apresentava certa instabilidade política ocorreu quando o então presidente da Ucrânia, Victor Yanukovich, se negou a aceitar um acordo com a Rússia porque já estava firmado com a União Europeia outro pacto. Esse pacto se tratava de um contrato de livre-comércio que praticamente incluiria a Ucrânia na União Europeia e a afastaria comercial e politicamente da CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e, consequentemente, da Rússia.

A cura do HIV com o transplante de células-tronco

Uma mulher estadunidense de 64 anos que fez um transplante de células-tronco para tratar sua leucemia foi a terceira pessoa do mundo a se curar do HIV. Foi considerado um grande feito para a ciência por se tratar da primeira mulher a ser curada e com a utilização de uma técnica inédita baseada na terapia genética.

O fato acima demonstra que uma cura para o HIV pode ser possível, assim como o desenvolvimento de uma vacina, algo que a ciência também tenta realizar. Em relação ao ENEM, é importante se ligar em subtemas como: o que é AIDS? Como ocorre o contágio do HIV? Como funciona o vírus HIV. As formas de proteção para não se contaminar.

Atenção: AIDS e HIV não são a mesma coisa!

Uma boa discussão também é a diferença entre “grupos de risco”, termo usado no passado e um termo muito utilizado atualmente que é o “comportamento de risco”.

Eventos e fenômenos climáticos no Brasil

Em março de 2022 o Brasil presenciou as fortes chuvas que na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em especial, no município de Petrópolis, no qual se localiza a cidade histórica e turística de mesmo nome. As consequências foram perdas humanas, prejuízos econômicos, deslizamentos de terras, impactos na infraestrutura como destruição ou fechamento de rodovias entre outro.

Já em abril de 2022 foi a vez da região litorânea do estado do Rio de Janeiro, municípios de Angra dos Reis e Paraty, a sofrerem com as fortes chuvas e deslizamentos.

Vale lembrar que em 2021, os estados da Bahia e Minas Gerais passaram por problemas associados às chuvas intensas e enchentes.

Uma dica importante para o ENEM em relação aos fatos mencionados é a relação entre o relevo, chuvas intensas e deslizamentos. O que pode ser feito para evitar ou amenizar a erosão e os deslizamentos? Os fatores que podem contribuir para a ocorrência de enchentes como: lixo, impermeabilização dos solos, ocupação de áreas de risco, desmatamento da mata ciliar entre outros, também devem ser considerados.