Questõessobre Atualidades

1
Foram encontradas 742 questões
d8cb86af-73
USP 2021 - Atualidades - Saúde, Atualidades do ano de 2020

A pandemia da COVID-19 acendeu o alerta sobre os impactos que a rápida disseminação de enfermidades produz em um mundo cada vez mais globalizado. Além disso, ressaltou a importância das pesquisas científicas na descoberta, tratamento e controle de doenças tropicais negligenciadas, muitas delas recorrentes em diferentes países do mundo. Os mapas a seguir indicam as taxas de incidência de doenças tropicais negligenciadas (total de casos por milhão de habitantes) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos respectivos países.  


   Fabrício Marques. “Uma agenda para as doenças esquecidas”.
Revista Pesquisa FAPESP, abril/2021. Adaptado.

Em relação à incidência de doenças tropicais negligenciadas, é correto afirmar:  

A
Na África, é maior nos países com os maiores PIB per capita, em especial na região subsaariana. 
B
Na Ásia, é menor nos países com os menores PIB per capita, com destaque para Ásia Setentrional.
C
Na América do Sul, é menor nos países da América Platina, com os menores PIB per capita da região.  
D
Na América do Norte, com elevado PIB per capita, a incidência é menor em comparação ao Oriente Médio. 
E
Na Oceania, apesar do PIB per capita elevado, verifica-se alta incidência, com destaque para a Austrália. 
c741ad4b-74
CEDERJ 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2021, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade

Considere o texto sobre as condições climáticas globais:


Em 01 de novembro de 2021, na abertura da COP 26, a ativista indígena Txai Suruí defendeu a urgência de se garantir um futuro com menos desmatamento. “Não é em 2030 ou 2050, é agora! Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática e nós devemos estar no centro das decisões que acontecem aqui. Temos ideias para adiar o fim do mundo”, afirmou Txai. E ela arremata: “Não existe justiça climática sem justiça social para os povos indígenas”.

Disponível em:https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/11/01/cop26-vai-anunciar-pacto-para-combater-desmatamento-nesta-terca-2.htm. Acesso em: 01 nov. 2021. Adaptado.


A urgência expressa no discurso da ativista está diretamente relacionada à luta pela

A
redução das emissões poluentes que causam as chuvas ácidas.
B
condenação de indivíduos que massacram lideranças indígenas.
C
eliminação dos mecanismos que agravam o aquecimento global.
D
aprovação da tese do marco temporal que demarca terras indígenas.
a056b611-67
UFPR 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2020, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Em junho de 2020, os legisladores do estado do Mississippi, nos Estados Unidos, aprovaram a retirada do símbolo dos confederados da bandeira estadual. Com base na história dos Estados Unidos, assinale a alternativa que apresenta quem foram os confederados e qual foi a razão dos protestos atuais contra os símbolos confederados. 

A
Os confederados defendiam o extermínio dos indígenas e a independência das 13 colônias em relação à Inglaterra, razão pela qual os símbolos confederados são considerados uma defesa do genocídio indígena. 
B
Os confederados defendiam a manutenção da escravidão e a separação do Sul em relação ao Norte dos Estados Unidos no contexto da Guerra Civil Americana (1861-1865), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados racistas.
C
Os confederados defendiam a expulsão dos judeus e o rompimento de relações com o Estado de Israel no contexto da Guerra dos Seis Dias (1967), razão pela qual os símbolos confederados são considerados antissemitas. 
D
Os confederados defendiam o banimento de muçulmanos e a suspensão da entrada de imigrantes islâmicos no território americano no contexto da Guerra do Golfo (1991), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados islamofóbicos.
E
Os confederados defendiam a deportação dos mexicanos e a construção de um muro separando os Estados Unidos do México no contexto da Guerra Hispano-Americana (1898), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados xenófobos.
3f27546e-0b
UFMS 2018 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Atualidades do ano de 2018

O pleito eleitoral para a presidência do Brasil de 2018 foi marcado pela polarização entre partidos de direita e esquerda, fato que em raros momentos da história democrática brasileira foi verificado. Os acontecimentos dessa campanha política foram marcados por situações novas e que acarretam mudanças na sociedade do presente. Assinale a alternativa que caracterizou as últimas eleições presidenciais do Brasil e que demonstra uma transformação da sociedade.

A
A retomada dos grandes comícios públicos com os candidatos e a mobilização de multidões para a divulgação das campanhas de governo, aos moldes de governos populistas.
B
A transmissão de longos debates entre candidatos, via rádio e internet, como forma viável para o eleitor decidir seu voto, além de exercitar a democracia e apresentar as propostas dos candidatos concorrentes.
C
A utilização da internet como plataforma de divulgação de ideias no formato mais inovador de mídias, sendo que as redes sociais tiveram importante e decisivo destaque na exposição de ideias e defesas contra as chamadas fake news
D
As associações entre os grandes partidos de esquerda e os grandes partidos de direita, que formaram blocos políticos nunca antes vistos e que dividiram o Brasil entre as ideias que se posicionaram antagonicamente.
E
A interferência de grandes grupos econômicos internacionais que, com a polarização política, encontraram ambiente favorável à disseminação de ideias e conceitos de governança já testados em países em desenvolvimento, como Índia e África do Sul.
79c1ae9d-07
SÃO CAMILO 2018 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade, Atualidades do ano de 2018

O Brasil e um número crescente de países voltaram a protestar hoje (07.03.2018) na ________ e a pedir para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconsiderar a medida unilateral contra importações de aço e alumínio. Alguns países mencionaram o impacto de uma guerra comercial. No entanto, mais uma vez nenhum país ameaçou claramente com retaliação ou denúncia porque continuam aguardando a medida formal a ser tomada por Trump.

(www.valor.com.br. Adaptado.)

O nome da organização supranacional que preenche a lacuna do texto é

A
FMI.
B
OCDE.
C
OMC.
D
OTAN.
E
ALCA.
b360b581-06
SÃO CAMILO 2019 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2019, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

No início de 2019 ocorreu o protesto de milhares de pessoas nas ruas de Madri, na Espanha.



(www.agenciabrasil.ebc.com.br)

Esse protesto teve como uma de suas principais motivações a defesa

A
de ações contrárias ao aumento dos preços dos combustíveis, analisando as reformas fiscais neoliberais do governo como elitistas e ampliadoras do desemprego.
B
da retirada do país do Acordo de Paris, considerando que as restrições de emissão de gases estufa aprovadas causariam a retirada de investimentos do território espanhol.
C
da incorporação do território do País Basco, entendendo que a decisão de união aprovada pelos habitantes da região em referendo é soberana, ainda que questionada no âmbito da ONU.
D
de regras mais restritivas para a entrada de imigrantes, avaliando que as medidas recentes propostas pela Espanha na União Europeia facilitariam a entrada de estrangeiros no país.
E
da manutenção da unidade territorial da Espanha, criticando o governo por aceitar dialogar com representantes separatistas da Catalunha.
cc50d813-03
UEA 2018 - Atualidades - Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade, Atualidades do ano de 2018

A Polícia Federal projeta que o número de imigrantes do país vizinho aumentará – mais de 20 000 pedidos foram realizados nos quatro primeiros meses de 2018. “Tem havido vários picos e este é um deles”, disse Rosilene Santiago a jornalistas convidados pela Presidência para uma viagem ao estado de Roraima. “A tendência geral é de aumento do fluxo”.

(https://exame.abril.com.br, 04.05.2018. Adaptado.)

Dentre os movimentos migratórios mundiais, têm chamado atenção os deslocamentos com destino a Roraima, no Brasil. Esses fluxos migratórios têm como origem

A
o Haiti e são estimulados pela política de desvalorização cambial.
B
a Venezuela e são motivados pela recente crise político- -econômica.
C
a Bolívia e se devem à instalação de um regime ditatorial.
D
o Haiti e são provocados por elevados índices de desemprego.
E
a Venezuela e são explicados pelos recorrentes casos de desastres naturais.
a8d00a7b-02
UEG 2017 - Atualidades - Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade, Atualidades do ano de 2017

Os Estados Unidos são um dos países com maior contingente de imigrantes do mundo, e que atualmente apresentam um conjunto de leis restritivas à entrada e à permanência de estrangeiros clandestinos em seu território. A restrição à entrada e permanência de imigrantes tem como consequência

A
a crise econômica vivida pelo país nos últimos anos e o crescimento do sentimento de xenofobia.
B
o aumento do número de desempregados no país e da disputa por vagas menos qualificadas.
C
a deportação e a expulsão de migrantes ilegais, alguns inclusive vivendo há anos no país.
D
o medo de novos atentados terroristas como o ocorrido nas torres gêmeas em Nova York.
E
o sentimento nacionalista e o crescimento de grupos de extrema direita.
94090d2f-05
UFRGS 2016 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2015, Política Internacional

Considere as afirmações abaixo, sobre a atual crise social e econômica da Grécia.

I - A crise, que se estende desde 2009, causou o desemprego de, pelo menos, um quarto da população economicamente ativa do país.
II - A insatisfação da população grega com a elite política do país levou à eleição de um governo de esquerda em janeiro de 2015, liderado pelo partido Syriza.
III- O referendo, realizado em junho de 2015, aprovou o pacote de medidas imposto ao país, pela União Europeia e o FMI, o que levou a Grécia a sair da União Europeia.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
c674f241-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2020, Economia na Atualidade, Economia Nacional na Atualidade

No decorrer de 2020, diante do agravamento do quadro sanitário gerado pela pandemia de Covid-19 e de suas consequências econômicas, o governo brasileiro implantou políticas públicas para tentar diminuir os impactos das crises sanitária, econômica e social.

A esse respeito, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma dessas políticas.

A
O Banco Central, com o intuito de manter a liquidez no sistema financeiro nacional, disponibilizou um alto volume de recursos para os bancos, o que permitiu que eles atendessem às demandas do mercado.
B
As medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública visaram à garantia dos direitos dos trabalhadores, condicionando-as à implementação do teletrabalho e à antecipação das férias em acordos coletivos.
C
A instituição do auxílio emergencial, no valor de R$600,00 mensais per capita, a ser pago a todo trabalhador com renda mensal abaixo do salário mínimo, ampliou o espectro do atendimento social.
D
O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda permitiu ao empregado reduzir a jornada de trabalho, ao transferir, para o governo, a obrigação de manter o teto salarial e de complementar a renda dos trabalhadores.
c67dc597-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2020, América Latina na Atualidade



Em novembro de 2020, após as notícias da morte de Diego Maradona, muitos artistas registraram suas homenagens ao craque, como o street artist Harry Greb, que lhe dedicou um mural em Roma.

Nessa obra, a imagem do jogador é fundida à de Ernesto Che Guevara, conferindo a Maradona um aspecto de guerrilheiro e valorizando as muitas batalhas que sustentou ao longo de sua vida controversa.

Esta representação visual de Maradona enfatiza o seu

A
vínculo com o povo latino-americano e o apoio a governos de esquerda na América Latina.
B
sentimento religioso de amor à pátria, reforçado pela narrativa da vitória de 1986, pela mão de deus.
C
conformismo em relação à mercantilização do futebol e à profissionalização do esporte sob a liderança da FIFA.
D
apoio às medidas de integração econômica do Cone-Sul e aos projetos de soberania do continente latino-americano.
c6816a85-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2020, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Em novembro de 2020, uma metralhadora controlada por satélite foi usada para matar o físico nuclear iraniano Mohsen Fakhrizadeh, ex-oficial da Guarda Revolucionária e líder do projeto nuclear iraniano.


A charge mostra Israel e Arábia Saudita como os prováveis causadores desse atentado, em sintonia com as suspeitas declaradas pelas autoridades iranianas.
A respeito da situação geopolítica do Oriente Médio à qual a charge se refere, analise as afirmativas a seguir.

I. Israel e Arábia Saudita temem que o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, retome o acordo nuclear e abandone a política de pressão máxima de Donald Trump.
II. A tensão entre a Arábia Saudita e o Irã resulta da disputa pela liderança regional e por seguirem ramos distintos do Islã: o Irã, xiita; a Arábia Saudita, sunita.
III. Para os dirigentes de Israel, o Irã é um perigo à sua segurança, por manter vínculos com o grupo xiita Hezbollah, que ocupa regiões ao sul do Líbano e que não reconhece a existência de Israel.

Está correto o que se afirma em

A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I, II e III.
c670ab62-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2020, Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero



Em 2020, o Magazine Luiza anunciou a abertura de processo seletivo para um programa de trainee. O pré-requisito da exclusividade das vagas para candidatos negros gerou polêmica nas redes sociais: se de um lado a iniciativa foi considerada inclusiva, de outro foi reputada discriminatória. 
Assinale a afirmativa que conceitua corretamente a iniciativa do Magazine Luiza de contratar apenas funcionários negros como trainees, em 2021.

A
É um caso de racismo estrutural, pois avalia-se o desempenho dos candidatos com base em critérios meritocráticos.
B
É um caso de ação afirmativa, pois visa a combater os efeitos acumulados de discriminação ocorridas no passado.
C
É um caso de preconceito étnico, pois selecionam-se os candidatos em função de sua etnicidade.
D
É um caso de discriminação positiva, pois dá-se tratamento diferenciado a membros de grupos culturais diversos.
c665a8f2-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2020, Política Internacional



A respeito do sistema eleitoral norte-americano, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) quando a afirmativa for verdadeira e (F) quando for falsa.

( ) Os estados da Federação têm peso eleitoral distinto, já que a quantidade de representantes no Colégio Eleitoral é proporcional ao tamanho da população em cada estado.
( ) O presidente pode ser eleito mesmo sem conseguir a maioria dos voto dos eleitores, pois o que conta, para o resultado final, é obter a maioria dos votos no Colégio Eleitoral.
( ) O voto para o chefe do executivo é obrigatório, por isso o eleitor precisa comparecer às urnas, ou enviar o voto pelo correio, ou justificar sua ausência.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

A
V – V – F.
B
V – F – V.
C
F – V – V.
D
V – F – F.
c6610589-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2020, Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Em 1964, Norman Rockwell pintou o quadro “O problema com o qual todos vivemos”, no qual Ruby Bridges é escoltada para poder exercer o direito de frequentar a escola pública em New Orleans.


Em novembro de 2020, a ilustradora Bria Goell postou, no Instagram, a imagem da vice-presidente eleita Kamala Harris caminhando junto a uma parede sobre a qual é projetada a sombra de Ruby Bridges.


A respeito da ilustração de Bria Goeller, que viralizou nas redes sociais, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma homenagem à plataforma política democrata de Joe Biden e Kamala Harris contra as leis que permitem a segregação racial nas escolas americanas.
II. É uma referência ao apoio de Kamala Harris às lutas históricas por direitos civis, retomadas em 2020 pelo movimento Black Lives Matter.
III. É um tributo ao ativismo político exercido por mulheres afroamericanas nos Estados Unidos, no passado e no presente.

Está correto o que se afirma em

A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I, II e III.
c67996a8-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade, Atualidades do ano de 2020

Desde 2015, negociadores de países e governos do mundo se reúnem anualmente na Conferência do Clima para acordar medidas capazes de limitar as emissões de gases de efeito estufa e se aproximar das metas estabelecidas no Acordo de Paris que, previa-se, entraria em vigor em 2020. Por isso, a Conferência do Clima de 2019 (COP 25) gerou grande expectativa: os líderes dos países tinham em mãos uma grande oportunidade de resolver questões importantes do Acordo de Paris, como o Art. 6, sobre os mercados de carbono.

O tratado internacional conhecido como Acordo de Paris, debatido na COP 25 e do qual o Brasil é signatário, resultou

A
de uma visão malthusiana do desenvolvimento econômico.
B
da confiança nos mecanismos de autorregulação do mercado.
C
da progressiva afirmação do conceito de desenvolvimento sustentável.
D
dos compromissos entre países produtores e consumidores de petróleo.
c6856b6d-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2020, Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais, Questões Sociais

Manifestantes da ‘Maré Verde’, durante ato a favor da legalização do aborto (Buenos Aires, dezembro 2020).


O Senado da Argentina aprovou a legalização do aborto até a 14ª semana de gestação, uma decisão celebrada por milhares de ativistas feministas que aguardaram a votação durante mais de 12 horas em vigília nas proximidades do Congresso. A legalização do aborto, um projeto de campanha do presidente Alberto Fernández, já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados em 11 de dezembro e em 30 de dezembro obteve a maioria favorável no Senado.


Adaptado de Revista Veja, 20/12/2020


As afirmativas a seguir caracterizam corretamente a legislação sobre o aborto em alguns países da América Latina na atualidade, à exceção de uma. Assinale-a.

A
A Argentina, com a nova legislação, torna-se o primeiro grande país da América do Sul a legalizar o aborto, como já fizera o Uruguai, por exemplo.
B
No Brasil, o aborto é permitido apenas em dois casos: se houver risco de vida para a mulher e quando houver gravidez de feto anencefálico.
C
Na América Central, o aborto é legalizado em Cuba e em Porto Rico, que tem status de Estado Livre Associado aos Estados Unidos.
D
No México, a interrupção legal da gravidez é permitida apenas em algumas regiões, o que intensifica as campanhas feministas pela descriminalização do aborto em todo o país.
865e572f-04
ESPM 2019 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2019, Política Internacional

As eleições de Israel em setembro de 2019 revelaram:

A
Uma vitória tranquila para o Likud que conseguiu a maioria das cadeiras do parlamento israelense e mais uma vez reconduziu Benyamin Netanyahu ao cargo de Primeiro Ministro.
B
Um impasse, pois nenhuma coalizão conseguiu o número necessário para formar o governo, embora o partido Azul e Branco tenha feito o maior número de cadeiras.
C
Uma vitória folgada da frente de esquerda liderada pelo Partido Trabalhista que formou o governo tão logo se encerraram as eleições.
D
Um retorno aos tempos clássicos da Grande Israel com a vitória dos partidos ortodoxos.
E
A vitória dos partidos árabes pela primeira vez na história do país.
8661ae45-04
ESPM 2019 - Atualidades - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade, Atualidades do ano de 2020

A pressão começou na quinta-feira 22, quando o presidente Emmanuel Macron anunciou que levaria o tema à reunião do G-7.
A floresta em chamas roubou a cena durante a reunião do G-7 em Genebra.
Após a cúpula do G-7, o interesse pelo tema só cresceu. O Le Monde publicou em 28/8, uma foto das queimadas na Floresta Amazônica, captada por um satélite da NASA e com a inscrição ‘Os incêndios que assolam a floresta tropical na América do Sul são claramente visíveis do espaço’, observa o diário francês.
Fonte: Carta Capital, 4/9/2019.

Ao fazer uma convocação geral, em cadeia nacional, para combater o desmatamento, os incêndios e investir no reflorestamento, Macron comentou que “a Amazônia é nosso bem comum, porque nós somos amazonenses, a Guiana Francesa está na Amazônia.”

A Guiana Francesa:

A
é uma ex-colônia francesa e hoje é um país independente, um Estado soberano, Guyane;
B
é um departamento ultramarino e região da França, na costa do Atlântico, ao norte da América do Sul, sendo o principal território da União Europeia no continente;
C
é um território autônomo, com alguma autonomia política e moeda própria, porém subordinado a Paris em questões de política externa e defesa;
D
foi uma antiga colônia francesa, hoje independente e conhecida como República da Guiana, que preserva os laços culturais e afetivos com a França;
E
é um território e região administrativa, contando com um administrador-chefe indicado pela França.
864be850-04
ESPM 2019 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2019, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Os ataques de drones a duas das principais instalações petrolíferas da Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, acirraram a tensão na região do Oriente Médio. (...) Os rebeldes houthis reivindicaram a autoria do atentado, que seria uma resposta aos ataques da coalizão liderada pela Arábia Saudita contra eles.

Fonte: BBC Brasil, 16/09/2019. Disponível em: https:// www.bbc.com/portuguese/internacional-49713067. Acesso: 16/09/2019

A matéria aborda a conjuntura atual da geopolítica do Oriente Médio neste caso em que a Arábia Saudita está diretamente envolvida no conflito do (da):

A
Iraque.
B
Irã.
C
Síria.
D
Líbano.
E
Iêmen.