Questão d442974a-3f
Prova:UEL 2018
Disciplina:Química
Assunto:Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Soluções e Substâncias Inorgânicas

A contaminação de ecossistemas em função do crescimento populacional e da industrialização tem sido cada vez maior ao longo dos anos, mesmo com o advento de tecnologias voltadas à descontaminação ambiental. Um dos efeitos deletérios ao ambiente é a elevada acidez da chuva e de solos. A figura a seguir mostra o efeito que a acidez do solo causa na velocidade de lixiviação de íons Cd2+.



Dados: Kps para Cd(OH)2(s) = 2,5 x 10−14

Quanto maior a velocidade de lixiviação, maior o transporte de Cd2+ para os lagos por meio da corrente superficial ou subsuperficial, transferido para os aquíferos ou absorvido pela vegetação, com efeitos tóxicos.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre solubilidade de metais e equilíbrio químico, é correto afirmar que a lixiviação de cádmio

A
em solos agrícolas é menor porque a concentração de íons H+ na água do solo é maior se comparada à àgua do solo urbano.
B
em solos urbanos é maior porque o solo retém mais cádmio na forma de Cd2+ e porque a concentração de H+ na água do solo é baixa se comparada ao solo agrícola.
C
em solos urbanos é maior porque a concentração de cádmio na forma Cd(OH)2(s) é elevada se comparada ao solo agrícola.
D
em solos agrícolas é menor porque usualmente esses solos são tratados com ureia (fertilizante com caráter básico), o que pode reduzir o pH da água do solo e, por consequência, tornar os íons Cd2+ mais móveis na água do solo.
E
em solos agrícolas é menor porque usualmente esses solos são tratados com CaCO3, o que pode elevar o pH da água do solo e, por consequência, precipitar os íons Cd2+ na forma de Cd(OH)2(s), tornando-os menos móveis.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo